A mais de cem anos com desenvolvimento de veículos a sociedade deslocou-se com mais conforto e rapidez, ajudando a criar um processo de vendas. As pessoas procuravam as concessionárias já que não havia preocupação em conversar por horas com vendedores persuasivos, assinar toda aquela papelada, para só depois ter o tão sonhado veículo. Hoje em dia, o comportamento dos consumidores mudou, pois é difícil não imaginar o processo iniciar na internet. Basta olhar ao redor para perceber que a pesquisa é feita com cuidado, muitas vezes analisando preços, design dos modelos, tecnologias de segurança e informações das concessionárias na região, antes de fazer um teste drive sobre o que deseja comprar que resultou na velha rotina de negociação perder todo o sentido.
Entenda o que é marketing automotivo
O marketing automotivo é simplesmente conectar sua loja de veículos ou oficinas a potenciais compradores antes de adicioná-lo na jornada do cliente. Por isso, as ações publicitárias visam ter uma forte presença online.
Por que o marketing automotivo online é importante?
Com as estratégias de automotivo é possível ter geração de leads nas campanhas de tráfego pago e de publicidade online em sua concessionária. O lead nesses ambientes traz mais lucro do que os canais de comercialização tradicionais, já que os canais como Google Ads, YouTube é Instagram têm menores custos.
Sem mais delongas, vamos à lista que você entrou aqui para ler:
Vídeos marketing
Quantos vídeos você assiste antes de comprar aquele celular na internet? Provavelmente não iria querer adquiri-lo sem ter buscado as informações certas. No marketing automotivo é a mesma coisa nos estágios iniciais do processo de compra de veículos.
Existem diversas formas de usar vídeos como ferramentas de marketing, por exemplo:
Teasers — Às vezes já sabemos tudo sobre o próximo lançamento, mas mesmo assim, vídeos curtos provocam, atiçando nossa curiosidade em conferir as especificações do veículo assim que for, lançado.
Lançamentos — Deve ser mais explicativo e completo. É o momento de utilizar boas imagens e informações que o convençam a converter em futuras vendas.
Promoções — Fortaleça a imagem do modelo e conquiste mais vendas ao longo prazo.
Descontos — Invista também na ação em conquistar resultados imediatos, como fechar uma venda.
Pós-vendas — Continue a relação com os clientes entregando informações ao fechar negócio; isso e ideal em acessórios, reposição de peças, revisões programadas, manutenção preventiva e higienização para seu modelo. A sua concessionária conseguirá demonstrar um atendimento diferencial.
Google Ads
Campanhas de links patrocinados vão ajudar seu cliente em potencial a achar você no momento em que precisar daquele produto ou serviço, e assim clicar no campo de anúncio.
Google Aid não é uma terra sem lei. Se você ficar quebrando as regras, os anúncios da sua conta vinculados à ferramenta não serão mais exibidos. Ainda, é perfeitamente possível que seus anúncios e novas contas não sejam mais aceitos. E sem a presença online não fideliza e atrair cada vez mais clientes.
Redes sociais
São um canal de comunicação direto para o seu público. Ter um planejamento claro de como se comunicar, o que postar e quando postar é imprescindível. Responder dúvidas e incentivar a comunicação é outro ponto importante.
Lista!
Mesmo perdendo usuários em 2022, a veterana em atividade continua sendo a maior para seu negócio explorar seu conteúdo já que a plataforma trabalha com imagens, textos, vídeos e GIFs. Isso permite a criação de conteúdos dinâmicos que podem aumentar o engajamento e a taxa de conversão.
YouTube
Exclusiva a vídeos tem o potencial de engajar milhões de usuários em um curto espaço de tempo quando um conteúdo é bem adequado no assunto. Já no automotivo e dicas de manutenção, teste autonomia para rodar na estrada ou cidade e cobertura de lançamento.
O Instagram é uma rede social com foco em conteúdos visuais como imagens. Ela também disponibiliza vídeos curtos em que você consegue adicionar música ou áudios retirados de outro clipezinho na divulgação de um carro. Entre outros como stories, afinal afastar o profissionalismo e demonstrar o dia a dia da empresa ou seja os bastidores pode alimentar seus consumidores com conteúdos.
Focada justamente em distribuição de informações rápidas com compartilhamento de vídeos, textos e links, a rede consegue atrair seguidores e aumentar o engajamento na rede social.
TikTok
Sensação na pandemia com vídeos curtos de dancinhas e memes. Engana-se quem pensa que isso não pode ser positivo para os negócios, explore as propagandas dos carros num estilo divertido. Não se esqueça de criar quadro com depoimentos dos clientes e se for feito por anônimos melhor ainda.
A rede com sinal verde é a principal com mensagens instantâneas no Brasil. Sua concessionária ao usar versão business consegue entregar informações importantes como endereço, outros contatos e site aos clientes.
E-mail marketing
Muita gente chegou a dizer nos últimos anos que o e-mail marketing estava próximo do fim com o crescimento das mídias sociais, mas para nossa sorte não foi isso que aconteceu, pois demonstrou ser essencial em construir e desenvolver uma audiência engajada com seus negócios ao compartilhar novos produtos, vendas e atualizações com clientes em sua lista de contatos.
Mas bem antes do crescimento das mídias sociais, a ferramenta afastou o envio de conteúdo em massa e se concentrou no consentimento, segmentação e personalização com seus leads e clientes em qualquer fase do funil de vendas. Porém, isso será a médio/ longo prazo com alto custo.
Inbound marketing
Já que encerramos falando de alto custo no último parágrafo, para quem não sabe, o inbound marketing vai em um caminho. Há também uma diferença fundamental na metodologia no âmbito empresarial que é um conjunto de estratégias para atração, conversão e fidelização de clientes pelo seu produto que se baseia no relacionamento saudável e confiável por seu conteúdo valioso. Ela visa, desse modo, se alinhar às necessidades de seus consumidores, inspirando relacionamentos em diferentes estágios da jornada de compra durante a navegação por canais.
Lista!
• Redes sociais
• Blog
• E-book e white papers
• Infográficos
• Sites
CRM automotivo
Uma concessionária não apenas vende veículos. Sei que é clichê dizer isso, mas é 100%, verdade, antes tem um processo de reunir os contatos dos clientes até a venda. Mas e agora? O que fazer com os contatos dos clientes? Chegou o momento de utilizar o CRM.
O software CRM engloba em único ambiente, todas ações associadas à relação cliente-empresa: contato, e-mail, ligações e histórico. Essa característica, de pôr si só, já é um bom motivo para usar a ferramenta. A centralização dos dados otimiza a rotina diária do departamento comercial na sua empresa, que inclui gestão de pessoas, estoque, vendas, pós-vendas, marketing, legislação e contabilidade.
Classificados online
Já vimos alguns da lista que você entrou aqui para ler, mas há algo que ainda precisa ser destacado: classificados online.
Antigamente precisávamos pagar textos para os clientes encontrar anúncios de divulgação em jornais e revistas, mas este comentarista que vos fala sabe que desde 2012, temos a facilidade de achar uma ampla gama de produtos comercializados em diferentes categorias no modelo de vendas marketplace (tipo de shopping online). É considerado vantajoso para a concessionária, visto que ao ser conduzido de maneira adequada gerará maior visibilidade, na mesma proporção as vendas, SEO e experiência dos compradores e potenciais compradores.
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