WhatsApp Business: o que é, como usar e como incluir essa ferramenta na sua estratégia de marketing - Gigante Do Marketing

WhatsApp Business: o que é, como usar e como incluir essa ferramenta na sua estratégia de marketing

WhatsApp Business: o que é, como usar e como incluir essa ferramenta na sua estratégia de marketing

A utilização do WhatsApp como ferramenta de marketing vem gradualmente. Inicialmente a ferramenta era usada pelas pessoas para se comunicarem com seus familiares e amigos. Mas o jogo virou após a entrada do marketing, se transformou em ambiente ideal para pequenas ou médias empresas atingirem sua audiência. Neste artigo, você vai ver: 

O que é WhatsApp Marketing? 

Entenda o que é WhatsApp Business 

Principais estatísticas sobre WhatsApp Business

Provedores de WhatsApp Marketing para Empresas

Vantagens e Desvantagem em utilizar  WhatsApp Business

Erros comuns de WhatsApp Marketing 

Conclusão

Então vamos começar! 

O que é WhatsApp Marketing?

O que é WhatsApp Marketing?

Na minha opinião, o WhatsApp Marketing é uma evolução que fortalece a abordagem, a venda e o relacionamento entre empresa e cliente. A mudança acontece em suas campanhas, pois se tornou possível identificar e entrar em contato diretamente com cliente ou possível cliente, através de conteúdos elaborados por imagens, vídeos e textos.

Entenda o que é WhatsApp Business


Em janeiro de 2018, o WhatsApp lançou o aplicativo comercial WhatsApp Business, voltado para pequenas empresas aprimorar a comunicação com os clientes, seja na versão iOS, Android e Web. No início, o aplicativo só permite duas coisas, a primeira é que usuários personalizassem seus perfis empresariais. Já a segunda, configura o horário comercial. Mas tarde acrescentou novas funções.

Entre as funções estão: 

Respostas rápidas; 

Mensagens de ausência;

Localização do seu negócio;

Catálogo de produtos; 

Etiquetas; 

Estatísticas;

Tipos de contas; 

Link Curto.

Principais estatísticas sobre WhatsApp Business 

Tem 5 milhões de empresas cadastradas em todo o mundo. 

É recomendado como um dos diversos canais de vendas da empresa. 

Mais de 175 milhões de mensagens para contas comerciais são enviadas diariamente. 

Já é utilizado por 80% dos empreendedores Brasileiros que possuem lojas e empresas de pequeno porte. 

Foi baixado 100 milhões de vezes por dispositivos móveis em 2020.

De acordo com o Facebook, 50 milhões de usuários visualizam um catálogo de negócios no WhatsApp Business todos os meses.

Tem maior participação em cinco mercados internacionais: EUA, Reino Unido, Indonésia, México e Itália.          

Provedores de WhatsApp Marketing para Empresas


Zenvia, Wati, Leadlovers, Take Blip, Octadesk

Contratar empresas terceirizadas que estão autorizadas pelo WhatsApp para ajudar os usuários do WhatsApp Business. Faz toda a diferença antes de investir em excesso no aplicativo de mensagens. Mas, com uma série de opções à sua escolha, selecionei 5.

Zenvia

Focado na missão de automatizar conversas no WhatsApp de forma simples, rápida e eficiente. Carrega também outras missões, gerência canais de atendimento e fornece a inteligência artificial (Chatbot) e tags personalizados. 

Wati

O Wati, sistema de atendimento para WhatsApp é possível receber todos os contatos de seus clientes em um só lugar, gerência painéis, modelos de entrada e saída. Além disso, traz a facilidade de você verificar as atividades que sua equipe realizou ou está realizando.       

Leadlovers

A integração com o WhatsApp e na captura, conversão de leads, segmentação de tags Lead Scoring. Também atende seus clientes com mensagens automáticas, através de uma sequência de funil E não posso me esquecer que você pode criar campanhas específicas para os seus clientes.

Take Blip

Com o serviço Take Blip, a empresa pode gerenciar a equipe e analisar os dados das conversas. E mais, consegue alcançar os principais canais digitais e assistência de voz. Além disso, os padrões de otimização conversas automáticas, resultam em ganho de tempo e economia de recursos gastos.

Octadesk

Ferramenta adequada para centralizar todos os pontos de contatos de negócio e automatizar os processos para ganhos de leads, fechar vendas e atender os clientes em escala, elevando a qualidade da interação da equipe com os clientes. 

Vantagens em utilizar o WhatsApp Business

Já sei que a maioria das pessoas amam a parte doce do negócio. Assim, veja a seguir as vantagens do WhatsApp Business na implementação da empresa. 

Baixo custo

Diferente do Facebook, Twitter e Instagram não é possível ter longo alcance. Sendo necessário pagar se deseja alcançar sua audiência ou aumentar a visibilidade das publicações. — Estendendo o assunto. Com baixo custo você pode divulgar o número no blog ou em demais mídias sociais, aproveitando o espaço para convidar as pessoas a se cadastrarem no WhatsApp Business.

Privacidade

Do mesmo jeito que você pode enviar mensagens para todos os membros do grupo de até 256, a opção para iniciar comunicação individual no conceito das estratégias de marketing moderno. 

Mensagens automáticas

Há sempre clientes que irão tentar entrar em contato fora do horário comercial, mas não quer dizer que você não possa ter vantagem. Para isso, configure mensagens automáticas. Desde a boas-vindas, ausência, resolução de problemas, entendo o problema, despedida e vendas. Essas mensagens ainda trazem vantagem na comunicação com clientes internacionais.

Feedback

Essas mensagens positivas e negativas de seus clientes em relação aos seus serviços ou produtos abre espaço para remontar ou avaliar estratégias de marketing. Dessa forma, além de conseguir fortalecer o relacionamento com os clientes. Bem, consegue promover melhor os produtos ou serviços e distribuir conteúdos segmentados.

Desvantagens em utilizar o WhatsApp Business

Mesmo com diversos benefícios, o WhatsApp apresenta algumas desvantagens que devem ser mencionadas. Descubra a seguir quais são elas. 

Grupo limitado

Como dissemos em Privacidade, o WhatsApp permite que você crie grupos de até 256 pessoas. É até ótimo para quem tem poucos clientes, mas com o crescimento do público, você e a equipe vão precisar cada vez mais abdicar do tempo e se interagir com os grupos para divulgar produtos e serviços.           

Problemas de estabilidade

WhatsApp Business não foi desenvolvido para colocar chamadas em espera para atender mais de um cliente por vez. Dessa forma, quanto maior o número de interações, mais problemas de estabilidade impedem de comandar contas com muitas mensagens. Isso não é bom para quem tem boa engajamento, comente se estou errado?  

Métricas

Precisamos ressaltar que com a ferramenta dar para contabilizar mensagens, as visualizações e contatos recebidos diariamente. Mas falha em não entregar a coleta de algumas métricas de atendimento. Por exemplo, índice de satisfação. 

Erros comuns de WhatsApp Marketing   


Antes de qualquer coisa, entenda que ao usar o WhatsApp Business para manter um relacionamento entre empresa e cliente, seja para vender ou mesmo criar ações que buscam o engajamento entre ambas partes. Saiba que administração de sua marca e a abordagem com seus clientes ou potenciais clientes não pode ser feita de qualquer maneira. Os erros mais comuns são esses:

Aparelho exclusivo 

Para você administrar bem os assuntos empresariais. Seja no atendimento a equipe ou clientes. É necessário não misturar a vida pessoal com a profissional. Com isso, sempre que aquele aparelho tocar você já sabe do que se trata.

Spam

Não use o tipo de estratégia. Assim como eu e você, ninguém gosta de receber mensagens não solicitadas, oferecendo produtos ou serviços. As chances de a pessoa marcar o seu conteúdo como spam são enormes. Vale lembrar que, se isso continuar em excesso, o WhatsApp vai bloquear o número.

Vídeos pesados

Os usuários detestam receber vídeos com mais de 40 MB. Isso faz seus aparelhos consumirem um enorme espaço em pouco tempo. Consequentemente seu público vai ficar com raiva e cortar qualquer tipo de relação com a empresa.

Conclusão

No artigo de hoje, podemos ver que mesmo o WhatsApp Business tendo 50 milhões que visualizam um catálogo de negócios todos os meses e sendo de baixo custo acessível para qualquer empreendedor digital aplicar no marketing tradicional. É fundamental ser aplicado de maneira certa e de acordo com a situação para proporcionar excelentes resultados para empresa, pois caso cometa erros ou entre de qualquer maneira o marketing afasta a audiência. 


                         

  



                          


                   


               








 



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