Inbound Marketing: aplicando a metodologia na minha marca - Gigante Do Marketing

Inbound Marketing: aplicando a metodologia na minha marca

Inbound Marketing: aplicando a metodologia na minha marca

Historicamente, todos comerciantes buscam sempre a melhor estratégia para atrair o interesse das pessoas. E hoje para o mercado marketing isso não tem sido diferente, principalmente quando abordamos inbound marketing que se baseia no relacionamento saudável e confiável  com consumidor, em vez de usar propagandas invasivas que interrompem sucessivamente o conteúdo. 

O que é Inbound Marketing?


De forma curta: O que é Inbound Marketing?

É uma metodologia de marketing projetada no conceito de produção de conteúdo em formato; blog, e-book, white paper, vídeo, mídias sociais e entre outros. Para transformar o visitante em potencial cliente, ao invés de empurrar externamente uma marca, produto ou serviço para os clientes na esperança de gerar leads – nada mais são do que contatos de possíveis consumidores. 

Origem 

O termo saiu de três mentes brilhantes. O primeiro em 1999 das páginas “Marketing de permissão” de Seth Godin que é um renomado escritor, empresário, filósofo e notável cientista da  computação que introduziu os princípios utilizados no inbound Marketing; atração, converter, relacionar, vender e analisar. Já as outras duas mentes: Brian Halligan e Dharmesh Shahz, fundadores da HubSpot. Uma das principais empresas de marketing digital do mundo. Desenvolverem a estratégia, através de um software para gerenciamento de campanhas de Inbound Marketing. Porém, eles só conseguiram popularizar a prática em 2009, quando lançaram o livro “Inbound Marketing. Seja Encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs”.

Agora, falaremos sobre as etapas utilizadas para construir a estrutura que vai fazer o visitante a se transformar em potencial cliente com baixo custo.

Atração

Lembre-se quando se cria o conteúdo em canais digitais como site, blog ou mídias sociais, apresentando dicas e soluções que se alinham com interesse buscado naquela hora você gera autoridade sobre essa pessoa que efetuou a pesquisa. Para finalizar, jamais tente nessa etapa colocar no conteúdo com material de venda, pois vai certamente afastar potenciais clientes que ainda não estão preparados para a compra.

Converter 

Nesta segunda etapa após o visitante ler o conteúdo no formato disponível é importante continuar a interação. Forneça conteúdo exclusivo em troca de um ponto de contato (como e-mail, bots, chat ao vivo ou aplicativos de mensagens) e assim no futuro fluir relacionamento duradouro entre a marca e cliente. A partir desse contato você pode usar as ferramentas para a conversão – Call to Action (CTA), Landing Page, formulários e fluxos de leads – para capturar as informações dos clientes em potencial que visitam seu site.

Relacionar 

Já com o mapeamento dos leads, a marca conseguiu ganhar um desejo real de compra. Mesmo assim, ainda não é um momento para você anunciar o produto. Leu bem ainda não! Portanto vá com calma, aos poucos ganhe a confiança, atendendo a necessidade do visitante com envio de conteúdo focado em identificar as fases em que se encontram os leads. Use o e-mail ou newsletter para cumprir a missão. 

Vender

Com o encanto no ar, aguarde o possível cliente efetuar os comandos como acessar páginas de vendas no site, solicitar orçamento em mídias sociais ou converter em um material específico sobre o seu negócio para oferecer o produto ou serviço com qualidade.

Aqui, use ferramentas de gerenciamento de leads como Rd Station ou CRM para acompanhar as métricas enquanto continua enviando conteúdos relevantes até fechar negócio.

Analisar 

Não encerramos o processo inbound marketing após a venda. Se preocupe em manter o encantamento com cliente no formato de conteúdo que a trouxe  no início até esse ponto e analise as compras para sempre refazer as estratégias se for necessário. Busque entregar soluções para permanecer fiel cliente.                        
     
Conclusão 

O inbound marketing trará a sua marca, o poder de divulgar o produto, e alcançar o público certo, na hora certa que de fato se interessa pelos serviços ou produtos. E assim o leitor conseguirá competir igualmente num custo barato com quem ainda insiste em fazer investimentos com anúncios aleatórios. 

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo comente e compartilhe, e até breve.


        
     
     
   


   

            
        
        


   





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