De acordo com dados do Statista, aproximadamente 319,6 bilhões de e-mails foram enviados todos os dias em 2021, o que equivale a mais de 3,5 milhões por segundos. Bom, isso é reflexo da internet ter se tornado cada vez mais acessível em nossos lares e os velhos e novos usuários acabam escolhendo o e-mail por ser fácil de usar, rápido, econômico, armazenador de informação, respostas automáticas entre outros detalhes. Ignorar a força dessa ferramenta é perder a chance de gerar resultados positivos nas vendas de sua empresa.
Estatísticas mundial de E-mail por dia por país!Estado Unidos 9,59 bilhõesAlemanha 8,97 bilhõesÁustria 8,74 bilhõesChina 8,7 bilhõesFrança 8,63 bilhõesReino Unido 8,6 bilhõesPolônia 8,45 bilhõesFederação Russa 8,37 bilhõesBrasil 8,32 bilhõesHolanda 8,29 bilhões
Aqui estão os 10 Tipos de E-mail Marketing Populares!
E-mail de Boas-Vindas
É sempre uma boa sensação ganhar novos clientes. Alguém por aí nesse mundão quer saber mais sobre seu produto/serviço se disponibilizando aceitar a receber suas campanhas demonstra que você está no caminho certo.
Boas-vindas, trata-se da oportunidade de iniciar o relacionamento com seu cliente com o pé direito porque não se limite à agradecimento pela realização do cadastro, abrir espaço também para despertar interesse como cupom de desconto, manuais, vídeos tutoriais, teste gratuitos de produtos e serviços que faz a pessoa se sentir imediatamente assistido pela sua marca. Esse bolo todo é igualmente vantajoso de usar recursos visuais, imagens, anexos e todo tipo de formatação de texto.
Exemplo!
Newsletter
De nada adianta ter a lista de e-mail cheia de contatos se as pessoas não receberem novidades de acordo com seu histórico de visualizações. Isso se trata Newsletter, também chamado de boletim informativo ou periódico, excelente canal de comunicação com os consumidores que deixa evidente o relacionamento com a marca e existe espaço para ser enviar diversos conteúdos, entre eles:
Novidades;
Notícias;
Atualizações;
Promoções;
Cases de sucesso;
Dicas;
Conteúdos mais acessados do blog.
Na hora de criar conteúdo, verifique se o assunto está aparecendo por completo, coloque textos curtos e com links no corpo do e-mail(facilitando a interação do cliente com sua marca).
Exemplo!
E-mail Sazonal
E-mail Sazonal é nada mais do que uma estratégia usada em datas especiais (Natal, Aniversário do Cliente, Black Friday etc.). Quando não se esquece do seu produto nessas datas, deixa a sensação que você se importa com eles, ajudando a fidelizar os clientes.
Nesse caso, dê preferência a textos curtos e artifícios visuais. Além disso, abuse da criatividade na sua elaboração da mensagem porque você precisa prender atenção do leitor e gerar impacto positivo.
Exemplo!
E-mail de Carrinho Abandonado
Como o próprio nome já diz, esse tipo de e-mail é enviado ao seu público ao sair do site sem realizar a compra de seus itens do carrinho. Em termos de aumentar conversões, insira layout suave, com botão que chama atenção e diversos elementos para deixar a mensagem suave. Abaixo separei algumas que considero as mais importantes:
Nome do cliente — Use o elemento de individualização da pessoa na sociedade pode ajudar a empresa a conseguir mais aberturas.
Tom amigável — Transmita mensagem pacífica e educada e ajuda a iniciar uma negociação entre a empresa e o futuro cliente.
Nome ou detalhes do produto — O que exatamente eles deixaram no carrinho? Lembre-os
Urgência — Se eles correm o risco de perder os itens no carrinho, informe-os.
Agradeça — Pela primeira ou mais uma vez pela compra.
Ofereça — Descontos para o produto na mensagem.
Exemplo!
E-mail Transacional
Este, com certeza não é o tipo mais popular de comunicação. É usado na intenção de passar confirmação ao cliente, tendo como base em suas ações no website. Geralmente é usado em:
Recebimento de pedidos;
Atualização de pedido;
Confirmação de cadastro, pagamento ou reserva;
Aprovação do cartão de crédito;
Recebimento de um conteúdo;
Troca de senha.
Exemplo!
E-Mail De Upsell
Upsell é programado para oferecer ao potencial cliente produtos, serviços ou itens específicos semelhantes, sempre que ele pretende comprar ou já comprou. Confira a lista de possíveis mensagens:
Também recomendamos…
Você também pode gostar desses...
Dê a si mesmo um presente…
Os clientes que compraram [item] também visualizaram…
Quem comprou esse [item], comprou também...
Frequentemente comprados juntos...
Aproveite e compre junto...
Tá todo mundo querendo...
Temos algo especial para você…
Exemplo!
E-mail de Promoções Temporária
Quem nunca recebeu uma avalanche de promoções na caixa de entrada do seu computador, celular, Android ou iPhone, depois de cadastrar em algum site e-commerce? Essa é uma das atividades mais comuns de qualquer pessoa hoje. A realidade é que esse e-mail é focado não só em atrair o cliente, mas também em explorar canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada.
Exemplo!
E-mail Repique
Até dez minutos atrás nem sabia como identificar esse tipo de e-mail mesmo já tendo recebido diversas vezes na caixa de mensagem. Ele funciona assim! Sabe aquele contato que não visualizou a mensagem ou não realizou ações, após 2 dias: reenvie o mesmo conteúdo.
Mas atenção, nem todas as mensagens devem ser aplicadas, abusar muito de assuntos que não foram solicitados será considerado SPAM que só trás péssima reputação. Só use esse tipo de e-mail onde achar que for realmente importante na comunicação e estratégias da sua empresa.
E-mail de Acompanhamento de Pós-Venda
A venda não termina quando o cliente fecha o negócio e o início de tudo porque sempre foi fundamental para o sucesso das empresas. Imagina o cliente comprar e você não aproveitar para mostrar o quanto sua empresa se preocupa com a satisfação dele mesmo após o pagamento. Quanto mais suas operações tem a chance de continuar relevante, de aumentar as avaliações positivas e gerar receita decorrente. Este tipo de e-mail pode incluir os seguintes elementos:
E-mail de agradecimento;
Notificações de entrega;
Informações úteis sobre o produto;
Pesquisa de satisfação;
Pesquisa de preferências.
Exemplo!
E-mail para Usuários Inativos
Fechando nossa lista de exemplos, temos e-mail para usuários inativos. Sempre tem clientes que não compram a meses na sua loja virtual. Mas não desista deles! Inicie o plano de ação para recuperar este tipo de cliente mapeando seu histórico de interações. A partir desse entendimento, que pode ser feita de despertar sua curiosidade e recuperar seu interesse a cada e-mail.
Conclusão
Ao utilizar e-mails marketing na sua estratégia de marketing você consegue fazer com que as pessoas forneçam seus dados por vontade própria, mostrando-ser a ótima opção de qualquer empresa de não só divulgar e vender produtos. Mas de estreitar o relacionamento, promover seus conteúdos, nutriz e educar seus leads.
0 Comentários
Se o conteúdo gerou valor para você compartilhe, comente ou se torne seguidor do Blog.