Sempre o mercado de celulares foi bastante aquecido em todo o mundo, mas a crise covid-19 atingiu em cheio o setor que encerrou o ano passado como a pior queda registrada na categoria. Para entender a situação vou voltar um pouco no tempo.
Os celulares ficaram em média 15,1% mais caros no Brasil logo no começo da pandemia. Com isso, as vendas durante o 1ª trimestre caíram 22,4% em comparação ao mesmo período de 2019. Porém o faturamento do setor subiu 6%, impulsionado pelas vendas dos intermediários e top de linha. Já no 2ª trimestre a queda ultrapassou 30%, mas entre junho e setembro o mercado se recuperou com 13,4 milhões de smartphones vendidos, representando um crescimento de 14 por cento. Mesmo crescendo no último trimestre, não fechou a conta do ano, totalizando 200 milhões de celulares a menos, o que na soma chega a 12,5% em relação a 2019. E poderia ter sido pior se não fosse a liberação das parcelas do auxílio emergencial que ajudou o setor a manter a movimentação.
Trago aqui, os celulares mais vendidos nos últimos seis meses:
1. iPhone 11 (64 BD)
2. Samsung Galaxy M51
3. Samsung Galaxy A71
4. Xiaomi Poco X3 NFC
5. Moto G9 Play
6. Galaxy S20 Plus
7. Apple iPhone XR
8. Galaxy M21s
9. Xiaomi Redmi Note 8
10. Samsung S20 FE
Livros
Em 2020 o setor livreiro viveu de altas e baixas. Mesmo assim, foi um ano marcado pela forte transação online, o número ultrapassou 12 milhões. E tudo veio com o isolamento social, pois a população nem queriam nem vê o tempo passar. Esse efeito movimentou R$2,1 bilhões, uma leve alta de 4% em comparação a 2019. Porém o tíquete recuou 28%, de R$ 208,38 para R$147,23.
Agora, vamos aos livros mais vendidos de 2021 até último mês:
1. Mais esperto que o diabo
2. Do mil ao milhão
3. Pai rico, Pai pobre – edição de 20 anos
4. A garota do lago
5. Atitude positiva diária
6. Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
7. Torto arado
8. A revolução dos bichos
9. O homem mais rico da Babilônia
10. O milagre da manhã
11. A sutil arte do ligar o foda-se
12. O poder do hábito
13. Uma terra prometida
14. Corte de espinhos e Rosas
15. Box Harry Potter
16. Mindset
17. A coragem de ser imperfeito
18. Os segredos da mente milionária
Eletrodomésticos
Diferente das demais categorias e-commerce, o mercado eletrodoméstico digital vem em constante expansão e uma movimentação de usuários cada vez maior durante 2020. As vendas tiveram 3,4 milhões de pedidos online, o número representa a alta de 69,6% em todo período de 2019.
A oportunidade de crescer além do esperado mudou com a maioria dos serviços interrompidos. Isso bloqueou o destino natural desse dinheiro que é cinemas, restaurantes, academias e ingressos para shows musicais e competições esportivas. Os serviços paralisados persistem até hoje e o dinheiro extra cresceu, tomando outro caminho, mas para comprar geladeira nova ou máquina de lavar roupas.
Vamos aos eletrodomésticos mais vendidos em 2020:
1. Fogão
Quais são as marcas mais populares?
Esmaltec;
Brastemp;
Atlas;
Consul;
Electrolux.
2. Máquina de lavar roupas
Quais são as marcas mais populares?
Electrolux;
Brastemp;
Cônsul;
Samsung;
LG.
3. Micro-ondas
Quais são as marcas mais populares?
Electrolux;
Brastemp;
Philco;
LG;
Panasonic;
4. Geladeira / Refrigerador
Quais são as marcas mais populares?
Panasonic;
Cônsul;
Samsung;
Brastemp;
Electrolux.
5. Ferro de passar roupas
Quais são as marcas mais populares?
Electrolux;
Cadence;
Mondial;
Philco.
6. Liquidificador
Quais são as marcas mais populares?
Walita;
Oster;
Mondial;
Arno;
Philco.
7. Fritadeira sem óleo
Quais são as marcas mais populares?
Oster;
Multilaser;
Mondial;
Britânica.
Como se cria E-commerce?
O processo de construção deve ser feito da forma certa, sem pular degraus. Toda essa explicação curta lhe tenha deixado confuso e com aquela pergunta, pairando no ar: – Qual é a forma certa? Leia até o fim do post e descubra.
Escolha o produto
O primeiro passo do e-commerce pode ser feito por investigação de algumas coisas que você goste de fazer, mas que no final tem potencial para se tornar um negócio sustentável. Com isso se torna a estrutura básica para a criação da loja, o que exige um cuidadoso planejamento financeiro. Copiei a lista das categorias que listei no início, mas acrescento algumas com melhor faturamento.
1° – Eletrodomésticos
2° – Celulares / smartphones
3° – Informática
4° – Eletrônicos
5° – Casa e decoração
6° – Livros
7° – Esporte e lazer
8° – Câmeras fotográficas
Conheça o mercado
Depois de escolher seu produto é quase impossível não partir para conhecer o mercado para o qual você pretende vender. Para isso, busque entender as características dos consumidores para quais você tem interesse em adquirir seus produtos que é construído por uma série de pesquisas que envolvem muitos fatores comportamentais, mas que têm um mesmo perfil ou semelhante. Já pegue o papel, caneta azul e anote aí:
Idade;
Sexo;
Classe social;
Localização;
Interesses
Formação educacional;
Hábitos de consumos;
Renda.
Anotou? Com isso vai conseguir oferecer para as pessoas certas em adquirir seus produtos ou serviço e irá realizar campanhas mais eficazes no grupo que pretende atender.
Registre o domínio
Antes de criar o site, vai precisar de um nome bastante
atraente para o domínio. O domínio fica entre ‘’https’’,
a extensão (‘’.com”). Por fim, código do país a sigla de
duas letra ‘’br’’. É fundamental pensar num nome curto
semelhante com seu nicho de atuação, assim o público
não irá se esquecer facilmente.
Por exemplo:https://www.combategame.com.br
Escolhendo o servidor
Não há servidor ruim ou excelente, há aquele que entra em seu orçamento. O mercado oferece diversos serviços para hospedagem. Nesses serviços tem muitas opções de requisitos disponíveis. Por isso, fique atento a sua necessidade e se for iniciante priorize orçamento, mas também não seja pão duro, um servidor péssimo só gera resultados insatisfatórios. Separei alguns requisitos essenciais:
Suporte Técnico (canais de atendimento 24 horas, 7 dias por semana ou horários disponíveis na semana e idioma);
Tempo de disponibilidade (hospedagem instável, para não perder posicionamento no Google, quanto mais próximo de 100% melhor será a disponibilidade do servidor);
Amplitude de tráfego (visitantes únicos, visualização de páginas, duração da visita, origem das visitas e taxa de conversão);
Segurança dos dados (serviços backups, e-mail corporativo e protocolos de segurança IDS, HTTPS/2 ou IPS);
Recursos oferecidos (espaço em disco, bancos de dados, tráfego mensal e certificado SSL);
Formas de pagamentos eficientes
Bem, chegamos na criação da conta para receber os pagamentos online dos clientes. Inicie com os mais populares: boleto bancário, cartão de crédito e débito em conta.
Depois acrescente vários serviços de pagamentos para deixar seus clientes confortáveis. Temos esses exemplos.
PagSeguro;
Mercado Pago;
PayPal;
Cielo.
Logística das entregas
Se o produto chegar ao cliente defeituoso ou houver extravio de cargas, seu trabalho até agora não serviu para nada. Por isso, é importante ter uma entrega segura e veloz pode ser um excelente diferencial de vendas em um mercado altamente competitivo. O Correios é a primeira opção para fechar contrato, logo atrás vem a Total Express. Há também transportadoras para os pequenos e médios varejistas.
Veja a lista:
Diálogo Logísticas;
DHL Express;
FedEx;
Jadlog;
Jamerf;
Frente.
Otimização SEO
Uma vez que o site é lançado vem o desafio SEO. Para otimizar coloque alguns mecanismos de busca. Considere, por esses aqui:
Links internos: são páginas que apontam para outras páginas do seu próprio site, ou seja, do seu próprio domínio. Por exemplo, o cliente visualiza um produto e no final desta página a loja indica destaque da categoria.
Mobile first: hoje o possível cliente só esperar até 3 segundos para o site responder e se passar desse tempo já é considerado lento que faz o Google joga-lo para a quinta página. Ai que entra mobile first, um conceito aplicado em projetos na arquitetura e desenvolvimento website com intuito em ajudar a se adaptar aos dispositivos móveis como Tablets, Smartphones e Notebook.
Conteúdo em vídeo: seja durante os lançamentos dos principais produtos ou após algum tempo, faça a produção em vídeo. Hoje os clientes adoram esse tipo de conteúdo, tornando uma ótima forma de engajar o site e aumentar a taxa de permanência dos usuários, o que trará maior possibilidade de conversão em vendas. Mas quais produtos escolher? iPhone 11, iPhone 12, Nintendo Switch, Xbox Series X, Smart Tv LED 65, o fogão e a geladeira se destacando nas vendas.
Construa uma estratégia backlinks: monte parceria com outras lojas online, mas o poder de um backlink exige ser com site conhecido no setor escolhido. Afinal, com tantas lojas famosas, indicando seus produtos vai mostrar para o Google a confiança de seu site em comparação com muitos backlinks de um site desconhecido.
Marketing de Conteúdo
E agora?
Crie estratégia que engaje seu público-alvo no Instagram e Facebook oficial da loja. Isso serve para auxiliar o cliente em todo o processo de compra e atraí-lo até você de forma natural e espontânea. Desde a demonstração de produtos se destacando nas vendas semanalmente, ofertas especiais principalmente em datas anuais, dicas de peças para combinar a decoração da casa do cliente e informações sobre um produto.
Remarketing
Com tantos possíveis clientes visualizando sua loja, chegou a hora de gerar impacto mais de uma vez, sobre alguém que já demonstrou interesse no produto, por meio da ferramenta Google ads. O foco aqui é criar anúncios para quem acessou determinado produto e passar a oferecer produtos relacionados com a consulta. Portanto, não tente criar anúncios da camisa do Palmeiras para quem acessou a do Flamengo ou quem acessou Smart TV LED 50 e oferece fogão numa promoção imperdível. A marcação vai estar quando eles visitarem sites de display do Google. Por fim, escolha o tempo de duração, em média 14 dias.
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