Como qualquer novo negócio em território nacional, chama atenção da curta parte da população desonesta, o golpista. É aquele tipo de pessoa de má índole que se aproveitam tanto da desvantagem ou falha da plataforma digital ou a falta de informação de quem está começando no setor para ganhar dinheiro de forma suja, e assim praticar seus golpes em cima de quem produz de maneira honesta, excelente curso e produto de qualidade.
No artigo de hoje vamos falar sobre esse assunto tão importante, mas pouco falado na plataforma digital.
Veja mais:
4 Dicas Fundamentais para Realizar a Primeira venda
Afiliados no Marketing Digital
A Evolução do Marketing Digital
Marketing Digital: Como turbinar as vendas como afiliado no final do ano
Como aumentar seu alcance orgânico no Instagram
Boleto Bancário
Hoje em dia a sociedade moderna tem a disponibilidade de ter boletos bancários e cartão de crédito como uma das formas de pagamentos. Você faz o pagamento no cartão tanto na maneira presencial ou online, como e-mail. Com toda essa modernização, o golpista também acompanhou o avanço tecnológico e usa as ferramentas a seu favor.
Quem utiliza o blog como ferramenta de trabalho e escolhe o boleto como opção de renovação do pagamento do domínio, é aí que o golpista se aproveita para lhe dar o golpe. O golpe do boleto para dar certo, o golpista precisa de sua falta de interesse em não olhar os dados para não perceber que foram trocados pelos originais. As mudanças acontecem no número da agência e código do cedente. Fique atento a esses dados, fazendo comparação com o boleto antigo da empresa e caso esteja alterado, entre em contato com sua prestadora de serviços.
Exemplo da barra de dados apagado.
E-mail
No e-mail, ao clicar no link do endereço do site da plataforma digital do blog para fazer a renovação do pagamento do domínio no cartão de crédito ao invés de digitar o endereço no Google para fazer o processo. Por isso, o golpista se aproveita da sua falta de vontade de não checar esse pequeno detalhe e te envia o link com pequenas mudanças do endereço original que se assemelham ao legítimo da sua prestadora de serviços. Por exemplo, link verdadeiro:https://gigantedomarketing.blogspot.com/, link falso: https://gigantedomarketing.blogsportbm.com. Realmente são mudanças difíceis de reparar, afinal nos dias de hoje você está sempre navegando na internet e como a mente humana, não consegue lembrar de todos os links, o golpista se aproveita para usar a seu favor, então fique de olho.
Exemplo de link falso.
Falso Rico
Talvez esse seja o golpe mais fácil de você cair no mercado digital. Quem não deseja ganhar dinheiro do dia para noite: esqueça a fórmula mágica das propagandas. É verdade que esse novo setor pode ser mais acessível de alcançar grandes metas que o tradicional mercado presencial, mas como qualquer trabalho na vida terá um longo caminho de dificuldade para percorrer, até alcançar seus objetivos.
Por ter a imaginação fantasiosa que vai ficar rico do dia para noite, o golpista se aproveita para trair você e muitos profissionais, com anúncios de cursos que prometem sucesso no marketing digital em pouco tempo, com a tal fórmula mágica de obter sucesso, mas o que talvez você não saiba ou não queria saber, a fórmula mágica não existe, apenas o trabalho para dar resultado. Forte dica, comprar cursos ou vender produtos acreditando que se tornará rico desta maneira é um grande passo errado na carreira profissional.
Nessa situação, o cliente age de má fé, querendo se dar bem, efetuando a compra do curso na plataforma digital e disponibiliza o conteúdo para estudar, mas aproveita da sua vantagem de prazo para pedir o reembolso e alegar que não gostou do produto ou se arrependeu de fazer a compra.
Esse tipo de situação revoltante e muito raro de acontecer, mesmo assim deve ficar sempre preparado para esse momento, faça dessa maneira: nunca disponibiliza o produto todo de uma só vez, se o prazo é de 7 dias, libere um pouco a cada dia e então só faça a liberação completa do produto após o prazo. Assim o cliente espertinho não vai conseguir dar o golpe.
Nesse golpe o golpista usa o cartão de crédito, normalmente clonado para fazer a compra do curso ou do produto que ele mesmo disponibilizou para a venda, com objetivo de lavar o dinheiro com recebimento da comissão.
Como tem todos os dados necessários para a compra, o processo ocorre sem problema, e normalmente o valor do golpe é tão pequeno que o proprietário do cartão nem se dá conta. Comprar com valor baixo , faz parte da estratégia do golpista até chegar no limite para prestadora de serviço bloquear a compra e fazer a confirmação do pedido com o cliente.
A fraude faz o dinheiro retornar para o banco prestador do cliente, e você como produtor fica sem dinheiro e produto.
Como não vai conseguir recuperar o produto nem o dinheiro, deve assegurar sua imagem profissional para não ficar de picareta. Reafirmo para evitar a situação, esteja na plataforma confiável, esse ambiente digital te dará total confiança, cuidando do caso.
Nunca houve barreira para o golpista. O ideal para você é ficar sempre atualizado em esquemas de fraudes, afinal os esquemas estão sempre evoluindo o tempo todo, como acontece com a tecnologia. Espero que este post tenha lhe ajudado a não cair mais nesses golpes.
Forte abraço, até o próximo post.