Há anos, os modelos de negócios de assinaturas mensais são um sucesso no mundo e cada dia conquista mais e mais clientes. O que muita gente não sabe é que todos esses processos fazem parte do conceito de recorrência, ou pagamento recorrente. Tratam-se de um conhecimento essencial para guiar a equipe de contabilidade em importantes tomadas de decisões a curto, médio e longo prazo.
Mas se você tem dúvidas sobre o tema. Calma, fizemos um conteúdo para entender, os modelos de cálculos MRR e também listamos as 5 melhores coisas para ajudar a começar obter mais receita no seu negócio.
O que é MRR?
Antes de começarmos, é necessário esclarecer o significado do termo. O MRR significa “receita recorrente mensal” referente a uma taxa normalizada e previsível mensalmente gerada por contas ativas em empresas desenvolvedoras de softwares ou que adotam modelos de assinaturas online.
Como calcular MRR?
O cálculo MRR funciona assim: Basta multiplicar o valor mensal recebido por um negócio pelo número total de clientes.
Fórmula MRR:
MRR = valor mensal × número de clientes
Portanto, 100 clientes pagando em média $25 por mês significariam um MRR de $3.000.
100 clientes X $25/mês = $3.000 MRR
Quais são os tipos de MRR?
Chegando a onde queríamos. O MRR pode ser dividido em cinco componentes, além do básico que já apresentamos. Conheça-os a seguir:
Novo MRR (NMRR) é exatamente o que parece. Adiciona receita mensal dos novos assinantes em comparação com mês anterior. Vai fazer a fórmula assim:
NMRR = número de novos assinantes × valor do plano
Expansão MRR (MRR)
É a receita mensal obtido de atualizações de clientes existentes quando eles atualizam seus planos para os mais caros. Para calcular:
Expansion MRR = n.º de clientes que fizeram upgrade × (valor plano 2 – valor plano 1)
Reativação MRR (MRR)
O cálculo entra em ação quando os clientes anteriores que havia desistido anteriormente volta como um cliente pagante.
Reactivation MRR = n.º de clientes que voltaram a assinar × valor do plano
MRR de contração (MRR)
Já o MRR de contração é a receita mensal reduzida de clientes que mudaram seu plano existente para outro que seja mais barato em um mês específico. Para calculá-lo, você deve efetuar a seguinte fórmula:
Contraction MRR = n.º de downgrades × (valor plano 1 – valor plano 2)
Churned MRR (MRR)
Mede o valor total de planos cancelados. A fórmula:
Churn MRR = n.º de assinaturas canceladas × valor do plano
Top 5 das melhores coisas para ajudar começar a obter mais receita no seu negócio
Embora melhorar seu MRR não é uma ciência exata, mas vale a coragem. Chega de enrolação, vamos ao final!
1. Cobrar mais pelo Serviço
Ninguém gosta de pagar mais pelo serviço, e ninguém gosta ficar no prejuízo ser seu produto está barato. Eu sei, eu sei, há medo de rejeição. Sendo assim, cobre muito pouco para reduzir a chance de alguém os rejeitar.
2. Assine e Economize
Promoções surgem a todo momento, de todas as espécies, em lojas e-commerces, restaurantes e sites de hospedagens. E se você não está aderindo essa grande atração de publicidade, está perdendo a chance em angariar mais clientes a utilizarem seus serviços.
3. Propaganda boca a boca
Caso autorizem, inclua depoimento de seus clientes encantados ou até surpresos com atendimento em sua página da web. Isso funciona como prova social. Ou seja, quem vê alguém real recomendando um produto ou serviço, chama atenção como viral, com potencial de se multiplicar o cálculo MRR com rapidez.
4. Continue aumentando sua Lista de E-mail Marketing
A risque na tentativa, recebendo e-mails em troca de materiais valiosos, como cupom de desconto, white papers ou e-books para iniciar o diálogo direto com os novos destinatários. Em seguida, use funil de e-mail automatizado adequado ao comportamento dos leads para que sejam convertidos em assinantes pagantes.
5. Disponibilize plano gratuito com Prazo
Hoje em dia os clientes não consomem um produto ou serviço antes de saber o suficiente sobre ele. Disponibilize plano gratuito com prazo, como de 7 dias ou 30 dias, como faz a Netflix — o que também pode aumentar assinantes pagantes nos meses seguintes.
Conclusão
O MRR tem pouco significado quando tomado sozinho. E ideal quando as informações valiosos sobre as vendas em fluxo de caixa esteja em constante compartilhamento na equipe de contabilidade para não ter nenhum erro no cálculo mensal.
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