O e-mail marketing possui muitas formas e tamanho, mas tudo começou no ano de 1971 com a transferência de mensagens entre diferentes sistemas de computadores da ARPANET. Ainda na década (1978) se criou o e-mail e com os avanços da internet trouxe a capacidade de mandar longas mensagens segmentadas e personalizadas para se comunicar com o outro usuário tanto para uso acadêmico ou trabalho.
Caro leitor, este post foi feito para quem está começando no marketing digital e deseja obter informações para usar e-mail de forma profissional e assim te ajudar a encontrar sua estratégia de contato e divulgação, facilitando a entrada da sua marca no mercado digital.
Veja mais:
4 Dicas Fundamentais para Realizar a Primeira venda
Como aumentar seu alcance orgânico no Instagram
Não Fique de Fora: Conheça as Tendências do Marketing Digital para 2020
Como Não Cair No Golpe do Marketing Digital
O e-mail marketing é a utilização de e-mail em campanhas digitais. Com objetivo de criar e manter a comunicação entre a empresa e seus clientes, contribuindo para ter mais resultados de vendas.
Esse tipo de contato por disparo de e-mail é mais comum em promoções, confirmação de compra online ou cadastro em site e oferta de passagem aérea.
Na década passada as plataformas digitais foram ganhando cada vez mais espaço para área de trabalho e por isso parte da população brasileira argumenta que o uso do e-mail na atualidade ficou ultrapassado e as redes sociais desfrutam de tecnologia necessária para ser as ferramentas dominantes do setor de trabalho digital. Hoje você pode ter um excelente contato com o cliente usando e-mail.
No entanto, o e-mail marketing também pode ser uma ótima opção para coleta de informação de endereço, contato e divulgação, facilitando a relevância da sua marca no mercado. Veja alguns motivos para não abandonar o e-mail, fazendo uma ferramenta fundamental para engajar suas vendas.
Em 2019 o e-mail ultrapassou a marca de mais de 4 bilhões de usuários cadastrados. Esse número representa mais da metade da população mundial do tempo atual.
Por essa razão, seu alcance global concentra todos os nossos dados que fazemos em outros canais digitais. Hoje pra tudo, utilizamos o endereço e-mail tanto no ambiente de trabalho ou um login em qualquer site. E assim por ser a plataforma digital de alcance global se tornou a parte essencial das atividades de qualquer usuário na internet, conectando todos seus dados na internet.
Na atualidade as ofertas de vendas chegam também pelo e-mail, seja lojas de roupas digitais ou qualquer outro produto digital.
O mercado digital engajou seus produtos para estimular seus clientes a efetuar a compra com apenas um clique, direcionado para página da propaganda e com isso aumentar suas vendas.
Se relacione com os Clientes
Não basta efetuar uma venda e se esquecer do cliente. Depois da venda você deve ter um bom relacionamento entre vendedor e cliente, afinal compradores satisfeitos trazem resultados positivos para seu negócio, expandido no mercado com a recomendação de seus clientes para possíveis novos consumidores, resultando em mais vendas.
Por último, se deseja começar sua estratégia de e-mail marketing você precisa ter uma plataforma gratuita que realize disparo em massa de e-mail. Na internet há diversas ferramentas gratuitas, mas a equipe Gigante do Marketing escolheu três plataformas de destaque em requisitos de qualidades.
A ferramenta mais indicada para iniciante é o Mailchimp , pois é uma das mais utilizadas por empreendedores. Fundado em 2001, o software tem um plano gratuito de até 2001 mil contatos e disponibiliza 12 mil e-mails de disparo por mês, além da utilização ser fácil e intuitiva.
Além dessa, outra ferramenta chama-se, e-goi que dentro do plano gratuito, consegue disponibilizar até 5001 contatos e 15 mil disparos em um mês e ainda facilita o acesso, assim como Mailchimp.
Mailrelay é diferente das duas ferramentas de disparo de e-mail trazida para este guia, pois a recomendação do software e para o empreendedor que atingiu um número relevante de público. A Ferramenta consegue atingir a marca de 15 mil contatos e fazer 75 mil disparos todo mês, isso é ótimo, mas pelo outro lado exige que sua marca já seja conhecida no mercado digital, então caso não esteja nesse contexto, escolha uma das plataformas anteriores.
Estamos chegando, mas um fim de post, se gostou do conteúdo relatado aqui e deseja ficar sabendo da próxima postagem do blog, ative as notificações.