Call To Action (CTA): Saiba Tudo - Gigante Do Marketing

Call To Action (CTA): Saiba Tudo

Call To Action (CTA): Saiba Tudo

Abrir a conta de banco sem agência física, ouvir música, assistir filme, série, documentário e contratar serviços, por meio de aplicativos móveis ou em sites se tornou acessível graças aos avanços nos últimos anos da tecnologia chamada internet. Com ela, você também pode criar campanhas marketing de qualquer mercado, mostrando aquilo que tem ao público na intenção de estimulá-los a fazer o que deseja. Um deles é call to action (CTA). Quer se aprofundar sobre esse tema?

Continue a leitura! 

O que é um Call To Action (CTA)


O que é um Call To Action (CTA)

Um call to action ou também CTA, traduzindo simplesmente: uma chamada para ação — visual ou textual  — usada para atrair o visitante ou leitor em realizar alguma ação que pode ser em página de baixar arquivo, página de venda, formulários ou compartilhamento de conteúdo nas redes sociais. Normalmente, essas ações são assim:

Download 
Teste Grátis
Enviar 
Se inscrever 
Adicionar ao Carrinho
Comprar agora
•       Compartilhe o vídeo em redes sociais

Os CTAs também podem ser assim: 

Salve
Curta
Experimente gratuitamente 
Trinta dias grátis
Saiba mais 
Ande e economize 
Junte-se a milhões de outros
Acesse 
Arraste 
Responda 
Comente   

Call To Action mais comuns dividos em categorias 

Embora você possa encontrar diversos CTAs por aí né? E notado que alguns estão trazendo a melhor experiência ao usuário do que outros, de acordo com seu setor. 

Exemplos: 

E-commerce – Enviar Consulta, + Adicionar a Sacola, Adicionar ao Carrinho, Conversar Agora, Iniciar Pedido, Comprar, Comprar Já, Comprar Agora, Observar Encomenda, Quero Avaliar, Reservar, Comentar

Veja Também:

Especial E-commerce: Introdução ao E-commerce

Redes Sociais – Curta, Retweets, Compartilhe, Comentário, Download, Não Gostei, Clique, Salvar 

Sem fins lucrativos – Quero Doar, Doe pelo [Título], Doe Agora, Seja um Voluntário, Apoie, Contribua com a [Título], Faça uma Doação, Junte-se à Luta, Participe 
 
Assinatura de E-mail ou Boletim Informativo –  Olá, Você está Inscrito, Inscreva-se, Bem-Vindo ao Boletim Informativo da [Título], Marcar uma Reunião, Participe, Experimente

Serviços Financeiros – Pagar Agora, Contratar Agora, Simule Agora, Solicitar o Meu, Simule Grátis, Consulte 
    
Geral – Conheça o Projeto, Comece, Agende uma Demonstração, Fale Conosco, Saiba Mais, Explore, Agende uma Visita, Experimente Gratuitamente, Inscreva-se Agora

Por que a CTA é tão importante? 

Como dito, o CTA tem o principal objetivo de envolver mais o visitante que está navegando na internet. Sem um CTA, sua marca deixa o usuário perdido na página após conhecer os produtos ou serviços oferecidos, e facilmente vai sair do site sem realizar alguma tarefa. E não é tudo, com um forte CTA a marca pode conseguir obter as informações de contato de alguém instantaneamente e adicioná-las ao seu funil de marketing imediatamente, gerando o aumento em taxas de resposta e as conversões.

Tipos de CTAs

Geralmente, CTAs em um site consiste em assumir várias formas de publicidade na internet.

Botões

Podem estar em qualquer lugar, cor ou forma desejada, mas que estejam em destaque. Normalmente em campanhas de e-mail, páginas de compra de e-commerce e formulários, entre outros. 

Trata-se em incentivar uma decisão de ação que já poderia ser tomada pelo visitante no instante em que é impactado pela chamada. 

Link de texto 

Texto âncora tem o papel em levar os visitantes a mais informações dentro de corpos de texto como nos posts de blog, páginas de produtos, e-mail, textos, e-books, página de contato e descrição de vídeos. Ele é inserido com a intenção do site poder bem o assunto que tem relação com a página para a qual está indicado.    

Banner 

É um CTA mais “rico” em questões de design digital, fornecendo-lhe uma animação ou padrão de Pop-Up em imagem retangular e é utilizado por artigos de blogs, E-mail marketing, sites e redes sociais. Esta é uma maneira ideal de promover mais contexto (produtos e eventos) do que apenas um botão e link, que depende de outros elementos da página para resultar na ação.

Enquete

Adicionando o formato, a marca consegue medir rapidamente a opinião pública sobre um determinado assunto, facilitando a identificação dos ajustes necessários do tipo de conteúdo e produtos que pode entregar. 

Onde aplicar?

Sites e redes sociais. 

Exemplos de Call to Action em marcas 

Sexta parte desse conteúdo, confira a lista de marcas, algumas leitor pode conhecer:

Nintendo

CTA: Baixar Versão Demo

Quem não tem receio de comprar algo e depois se arrepender. Mas seus problemas acabaram, a Nintendo tem ousadia em disponibilizar ao possível cliente a opção de realizar teste com a versão de demonstração. Além disso, basta observar no botão “Baixar Versão Demo ”e a cor vermelha do logotipo da empresa.

YouTube

O YouTube é uma plataforma social de vídeos em alta com muita ação. Por exemplo: curta, se inscreva, enquete, comente, não gostei e compartilhar. Esses CTAs servem para avaliar a qualidade dos seus conteúdos, interação do público e o desempenho do canal.

Leitura 

CTA: Adicionar ao Carrinho 

Como qualquer empresa de mercado e-commerce que hoje é campeão do seu campo de atuação, você notará na página de compra abaixo das informações sobre o produto o botão CTA “Adicionar ao Carrinho”  ao lado do botão "Comprar” ambos na cor azul. Dessa forma, o 1°  botão que nasceu na internet nos últimos anos fica na frente em destaque, ajudando os clientes a conferir a disponibilidade de produtos e serviços no catálogo.

Samsung 

CTA: Saiba Mais

Nada melhor como uma mensagem informativa no link para matar a curiosidade ou acabar com a dúvida sobre o produto de novos e velhos clientes na página para fortalecer as vendas. Exemplos desse CTA por outros sites de alguns ramos: 

• Veja todos os smartphones  – LG Brasil – Eletrônicos, Finanças e Segurança. 

• Leia Também – Motorsport Brasil – Automobilismo. 

• Saiba tudo sobre o filme – Cinema10 – Cinema. 

• Veja Também – Blog GiganteDoMarketing – Marketing Digital, Marketing, E-commerce e Internet. 

Facebook 

CTA: login

Mais uma vez o botão é utilizado, e não me espanto de você está pensando que o login não é uma ação. Ele suporta 2FA com mais de um método de autenticação e chama a atenção para o ponto de que, quando se trata de ações específicas, não se exige criatividade tanto assim no layout. Importante mesmo é a utilização, pois hoje o usuário está acostumado a ver a ação todos dias.

Royal Pets 

CTA: Casa limpa 

Bom, se você não gosta de reparar nos detalhes, saiba que Royal Pets faz um ótimo trabalho em deixar evidente na página inicial em banner que o principal objetivo deles é fisgar clientes que estejam dispostos a eliminar o xixi e amenizar o odor para quem tem o amigo peludo em casa ou apartamento.

Shoptime 

CTA: Estamos com saudades de você

O sentimento e um resultado como nosso corpo recebe experiências pessoais, e levando isso para aqueles Leads que tem ótimas experiências com a marca, mas já não interagem há muito tempo, que estão na base mas não compram. Incentivar esse público com uma desconto em link mas acompanhado com um apelo sentimental pode colocá-las no fluxo de vendas novamente.
 

   


Postar um comentário

0 Comentários