Transformações do 5G: E-commerce e Marketing Digital - Gigante Do Marketing

Transformações do 5G: E-commerce e Marketing Digital

Transformações do 5G ao E-commerce e Marketing Digital

 

Às vésperas do aguardado leilão de telecomunicações sem fio 5G, que acontece nesta quinta-feira (4), tem blocos nacionais e regionais com valores esperados de 50  bilhões de reais para as arrecadações. Com todos os olhares para esse evento, o blog Gigante do Marketing, decidiu informar o leitor, fazendo uma pequena varredura sobre o tema que promete trazer transformações ao mundo, conectando cidades. Transformações que vão criar oportunidades para as categorias do mercado online, o Marketing Digital e E-commerce se incluem nessas oportunidades.                                  

5G E-commerce

Antes de iniciar a pequena varredura, vale a pena começar pelas diferenças entre as gerações anteriores ao 5G.

 Gerações G

1G, 2G, 3G.4G, 5G


1G
              
Durante a guerra do Vietnã, os soldados usavam a tecnologia analógica que garantia a função mais básica possível; fornecer os serviços de voz entre os telefones, utilizando sinais de rádio para codificar o áudio, e a tecnologia era limitada a fornecer os serviços de voz entre aparelhos. Em 1983, os aparelhos eram utilizados comercialmente pela primeira vez nos Estados Unidos. Vários países adotaram ao longo da década, incluindo Reino Unido, México e Canadá.

2G

A segunda geração, chamada 2G chegou em 1990. Introduziu o sinal digital, possibilitando a troca de mensagens curtas que viriam a ser denominadas SMS; correio de voz, e-mail, tirar fotos e baixar imagens e sons. Mas, com certo limite devido às baixas transferências de dados. 

3G
 
Com 3G, já nos 2000. O uso do celular se popularizou após se transformar em mini-computador, com acesso a navegação pela internet móvel. O enfoque dos novos padrões e tecnologias foi o uso diário de serviços de internet, como a navegação em sites, redes sociais, acesso a e-mails e troca de mensagens ou videochamada. 

4G 

Última geração a chegar no Brasil, não tardou para as principais capitais estaduais adquirissem o sinal, que aconteceu em 2013, principalmente porque o país sediaria a copa do mundo no ano seguinte. O 4G entregou a navegação mais fluida e com velocidade 10 vezes a mais que o 3G, o que permitiu reproduzir vídeos em alta definição,  ferramentas para pedir comida, solicitar corrida, jogar online e assistir conteúdo no serviço streaming em dispositivos de redes móveis.

Finalmente, o 5G! 

O que é 5g?

O 5G faz parte da quinta geração de dados móveis. E se projeta para suportar mais dispositivos desfrutando a mesma rede, maior velocidade na atualização dos dados em tempo real, latência reduzida que o 4G, melhorando o download e upload, fluidez na visualização de vídeo em 4k no streaming e salvar jogos avançados na nuvem. 

Quais as vantagens do 5G?

O 5G tem o objetivo de entregar soluções inovadoras à sociedade; carro que dirige sozinho, sistemas de tráfego para evitar acidentes, instrumentos controlados por médicos a distância. Continuando, nas funções domésticas; geladeira que faz compra ou cafeteira, fazendo café via comando por voz. E não se encerra por aqui, terão máquinas fornecendo apoio na fabricação de peças, interface baseada em gestos e mais autonomia da bateria móvel.

Velocidade 

Segundo os desenvolvedores, a velocidade será 10 a 20 vezes mais rápida do que a atual geração. Em torno de 1 a 1Gb / s, eliminado minutos para concluir o download de filme; com 5G este tempo fica entre 4 a 40 segundos. 

Latência

Latência – tempo que leva entre um comando ser executado por seu aparelho corresponder com outro em algum lugar do mundo. Em comparação a velha geração é de 40 milésimos de segundos, já na nova é reduzido para 1 milésimo de segundo. Ou seja, na teoria a comunicação é quase instantânea. 

Agora, vamos a varredura das transformações!

E-commerce

Começando pelo comércio-eletrônico, o 5G tem potencial para transformar a experiência dos consumidores, individualizando as ofertas dos varejistas e permitindo que os clientes visualizem os produtos em diferentes versões.

Realidade virtual 

A tecnologia de realidade virtual já dispensa apresentações, pois filmes como jogador número 1, Matriz e Tron: O legado já constroem a sua configuração. Porém, ainda estamos longe dessa realidade, e o que alcançamos é uma ferramenta que utiliza imagens tridimensionais ou em  360º, criando pequena aparência de um ambiente virtual. Ligando o assunto ao e-commerce há aplicativos, onde o cliente ande à vontade na cozinha, personalizando os itens do catálogo da loja como experimentar cores ao seu gosto, abrir as gavetas ou armários para ver o jogo inteiro e se desejar pode utilizar os itens como estivesse cozinhando.

Realidade aumentada

Confundida com realidade virtual, trata-se de conectar um ambiente virtual ao ambiente físico por meio de objetos virtuais, criado em 3D. Bom exemplo é Pokémon Go. Para o e-commerce, a ferramenta vai reduzir a troca e devolução no segmento moda e acessórios, pois os clientes poderão combinar os produtos colocando-os ao lado do look real. 

Logística

A logística também se transformará com a chegada do 5G. Graças a implantação de maior controle do armazém e estoque, monitoramento em tempo real dos veículos de entrega, a identificação das falhas mecânicas antes que os problemas ocorram, maior capacidade em reduzir a necessidade de conectar equipamentos com fios e cabos ou otimização da rota, o que vai diminuir o frete rodoviário. 

Assistente virtual
 
Como sabemos, a ferramenta IA – chatbot – assistência virtual tem a função de se comunicar e interagir com as pessoas através de mensagens de texto automatizadas. Mas em breve, novidades chegarão. Para os clientes, conexão e download dos dados chatbot na velocidade 10 Gbps. Já varejistas, envio aos consumidores notificações push com informações personalizadas em tempo real quando eles visitarem a loja virtual.
        
Marketing Digital 

Por fim, 5G ajudará o universo do marketing digital com novas experiências de alta qualidade, interativa e envolventes em uma variedade mais ampla de dispositivos conectados.

Carros autônomos

Hoje o principal meio de transporte particular é o carro. Com isso você pode ir a qualquer lugar público para fazer as filmagens do anúncio de seu curso. Mas para comandar a máquina é fundamental buscar por aulas para tirar a carteira. Mas no amanhã, deixará de ser necessário – o veículo vai se dirigir sozinho, usando um conjunto de sensores espalhados pela cidade para evitar colisões, se comunicando com os demais veículos em volta; semáforos e torres celulares.

Vídeo em alta definição
 
Já mergulhado no assunto, a nova geração dará aos criadores de conteúdos a capacidade de produzir vídeos em alta definição (HD) e praticamente sem buffer em uma série de novas plataformas, incluindo dispositivos VR e AR. Dessa forma, os criadores de conteúdo poderão ter vídeos com detalhes chamativos e inovadores, facilitando em entregar resultados mais nítidos.

Maior bateria móvel
 
Dar raiva carregar o celular todos os dias para quem usa à trabalho, mas de acordo com os desenvolvedores do 5G, prometem deixar o celular longe das tomadas por até 60 horas. Com isso você que utiliza para se conectar com seus alunos no marketing digital terá essa ajuda extra para suportar as atividades (Wi-fi, câmera, fones de ouvidos, Facebook, Telegram e Whatsapp) que consome borrada de energia por mais tempo. O efeito dessa transformação vai abaixar as chances de cortar laço profissional, pois em qualquer segmento, ninguém gosta de esperar horas por um segmento. E o aluno define com péssimo. Bom atendimento é o passo essencial para manter a qualidade e boa imagem de um negócio.

Nós esperamos que você tenha gostado desse conteúdo recomendado pelo seguidor e com apoio Loja No Lar, até a próxima!!!                       
      
              
            
      
              


               
        
     

 

        

  
              


                              
        



                                         
                            

                                  
                               

                                


                              
                     
                     
                 
                 
             
             

     


Postar um comentário

0 Comentários