Errado o leitor não estar por captar essa interpretação, pois não é único a se confundir. Continue acompanhando, vou separar as semelhanças entre os modelos de vendas após os tópicos: "Quais Transformações do Inside Sales na Empresa?" "O que é Telemarketing?".
Quais Transformações do Inside Sales na Empresa?
Muitas vezes quem deseja o modelo Inside Sales se concentra em três ações:
Diminuir custos;
Aumentar a produtividade maior do time de venda;
Mensuração;
Diminuir custos
Com os vendedores trabalhando internamente, elimina uma série de gastos operacionais. Imagina 3 pessoas indo para reunião com o cliente entre São Paulo á Curitiba. Os gastos básicos com
CAC (Custo de Aquisição de Clientes) são:
Transporte (combustível, pedágios e possível multa ou troca de pneu);
Alimentação;
Hospedagem;
Aluguel de transporte ou transporte por aplicativo.
Aumentar a produtividade maior no time de venda
Após a implementação da redução de custos, sobra mais tempo para os atendentes adotarem as tecnologias necessárias que permitam uma boa operação de telefonia, videoconferência e campanhas de marketing. Já que a margem de lucro é aumentada devido poucas vezes no mês tem gastos com aquisição com o cliente.
Mensuração
Por último, a empresa terá a possibilidade de medir todos os resultados dos vendedores, focar em etapas que realmente ajudam a alcançar o sucesso e o planejamento dos próximos passos para atrair o cliente.
O que é Telemarketing?
Surpresa para ninguém ou ao menos alguns é nada mais que uma fortuna de fazer marketing direto que uma empresa com intuito de vender produtos ou serviços. Seja no ativo ou receptivo.
Ativo: a central busca a ligação. Ou seja, o profissional toma a iniciativa no contato com leads e clientes. E se encaixa nas funções; cobrança, venda, suporte, atualização de banco de dados e pesquisa.
Receptivo: como o nome indica é o cliente que inicia o contato com a central. Normalmente para fazer reclamações, atendimento na venda ou pós-venda e suporte técnico.
Quais as diferenças entre Inside Sales e Telemarketing?
Antes de começarmos, vamos combinar ler com calma para compreender os principais pontos das diferenças.
Venda consultiva
No Inside Sales, o vendedor é treinado especificamente para entender as dores “abordar e oferecer uma solução que resolverá o problema do possível cliente, respondendo de imediato às expectativas dele” e entregar o melhor produto ou serviço. Já no telemarketing o vendedor cansa o possível cliente ao não entregar as expectativas esperadas para a solução do problema, e tampouco considera empurrar algo que não solicitou.
Anteriormente falamos sobre o profissional Inside Sales entender as dores do possível cliente, mas o modelo é muito mais amplo que esse. A construção do relacionamento com o cliente nos mostra o investimento constante em treinamentos físico, mental e periódicos. Diferente das empresas telemarketing tem a tradição em contratar atendente iniciante no mercado de trabalho para reduzir custos além do necessário, refletindo no despreparo da equipe. O despreparo leva o atendente a não suportar ofensas ou má vontade dos clientes em se conectar, ele tende a adicionar esse clima no física e mental, gerando uma reação em cascata; tensão, estresse e desmotivação.
Foco no cliente
De volta ao inside sales, o vendedor utiliza todas as técnicas conforme a necessidade do cliente mas de uma forma que surpreenda a sua expectativa. No Telemarketing, não funciona assim, o comprador não é surpreendido, por não ser o centro das atenções. O foco está no produto que torna a persuasão na jornada de compra chata que faz proporcionar uma experiência negativa, devido o cliente perceber que o atendente só deseja concretizar a venda.
Métricas de sucesso do cliente
O atendimento Inside Sales se torna o seu melhor amigo de infância, afinal o modelo tem o foco em dar a maior atenção possível ao cliente, para conseguir todas as informações de sua rotina (análise de dados), e com análise busca os resultados que ele almeja usando produto ou serviço da empresa. No telemarketing, o vendedor, muitas vezes vive em constante avaliação, o importante mesmo é diminuir o tempo da ligação para atingir uma “boa meta” na redução dos custos.
Breve História
Há pouco tempo atrás, o modelo hoje em ascensão no Brasil, surgiu no fim da década de 1980 ou início dos anos 90 como uma tentativa de recuperar a rejeição por parte dos consumidores das empresas business-to-business (B2B) e business-to-consumer (B2C). O modelo tradicional (telemarketing) instalado por empresas americanas desde os anos 50 e o mundo inteiro replicou, ao longo das décadas passou a ter péssima reputação com discurso de robô de voz chata, um script previamente roteirizado ligações em horários inconvenientes, atendimento acelerado e falta de personalização.
Ferramentas
Para aplicar o Inside Sales na empresa é importante já ter em mente as funções que a equipe lida diariamente. Veja, abaixo, as funções mais usadas:
Agilizar o envio dos e-mails, propostas e contratos dos clientes;
Compartilhamento de planilhas;
Cronograma de reuniões;
Atendimento automático;
Pedir os cliente e leads a estabelecer horários disponíveis;
Conversas via chat ou vídeo com as equipes e clientes;
Compartilhamento de arquivos e conteúdos entre a equipe.
Agora vem um resumo sobre ferramentas mais utilizadas por empresas com algumas dessas funções!
CRM
O que é o CRM?
CDM — a sigla vem do inglês "Customer Relationship Management". Em português pode ser traduzido como “Gestão do relacionamento com o cliente”. É um software focado em reunir todo o conhecimento coletivo sobre clientes, e assim fluir um relacionamento saudável entre a empresa e o cliente.
O que faz o CRM?
Com mais detalhes, a missão declarada é coletar dados — nome, endereço, número de telefone, etc —, e armazenar e gerenciar os dados sobre clientes e potenciais clientes. Os recursos do software se estendem a otimizar a rotina de trabalho dos atendentes e aumentar a produtividade, verificar o histórico de reuniões entre o cliente e a marca no funil de vendas e oferecer produtos que estejam no perfil do consumidor. Há também outros recursos importantes no sistema, a lista fica assim:
Rastreamento de e-mail e integração com Outlook e Gmail;
Fornece relatórios completos sobre a previsão das vendas;
Compartilhamento de arquivos e conteúdos;
Mensagens instantâneas entre os atendentes;
Potencializa a competição no mercado em todos os portes;
Grava as chamadas.
VolP
VoIP (Voice Over Internet Protocol) em português significa “Voz analógica” e funciona como chamada tradicional telefônica, mas a diferença e em trafegar via internet em tempo real em pacotes de dados individuais no formato digital — está presente em Skype, Facebook Messenger, Viber e WhatsApp.
O que faz o VoIP?
Um bom VoIP possui as funcionalidades para dar mais flexibilidade e mobilidade ao trabalho da equipe com os clientes, ao possibilitar fazer ligações de qualquer lugar a qualquer hora. Também a equipe tem que economizar tempo nas tarefas que os que usam tem integração com uma série de outros programas ou aplicativos para trazer ainda mais comodidades àqueles que o usam. Por fim, os funcionários se conectam com ligações para computadores smartphones, tablets e outros dispositivos que não tem como única finalidade a comunicação por voz. A lista estendida dos recursos:
Atendimento automático;
Mensagens instantâneas entre os atendentes;
Videoconferências;
Permite verificar o correio de voz pela web ou enviar mensagens a um e-mail;
Teleconferência;
Gravar as chamadas;
Compartilha a tela.
Google Workspace
Antigo G Suite é um pacote de ferramentas do Google — Gmail, Chat, Drive, Documentos, Apresentações, e Planilhas — em que objetivo é solucionar problemas de produtividade no dia a dia da empresa. A ferramenta pode ser contratada por meio de uma ferramenta mensal.
O que faz o Google Workspace?
Recursos já familiarizados por muitos dos nossos leitores, não tem a necessidade de explorar na prática. Mas não posso me esquecer em relatar as mais importantes:
Mensagens instantâneas entre os atendentes;
Videoconferências;
Armazenamento na nuvem ilimitado;
Ferramenta de pesquisa;
Compartilhamento de arquivos e conteúdos entre a equipe;
Atendimento automático;
Configuração do calendário em receber de alertas aos membros da equipe do próximo compromisso.
Reev
O Reev é uma ferramenta pensada para auxiliar a gestão comercial na organização e qualificação dos leads, referente ao Outbound e Sales Engagement. Em outras palavras, as empresas têm a vantagem de tornar os vendedores e gestores mais produtivos, sempre de acordo com o fluxo de cadência do funil, organizando o processo de engajamento dos leads. Você consegue também a otimização da sua agenda, permitindo acompanhar todas as interações como e-mail, ligação ou até mesmo redes sociais.
O que faz o Reev?
Entre os benefícios compartilhados até agora, finalizo com os:
Atendimento automático;
Envio de e-mails personalizados;
Templates;
Motivos de perda.
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