Se você tem algum interesse em viver de internet, com certeza já ouviu discussões quando o assunto é estratégias SEO. E para entender as técnicas de SEO é interessante conhecer sua história, que se entrelaça intimamente com a evolução com mecanismos de busca.
O INÍCIO DOS BUSCADORES E A CRIAÇÃO DO SEO
Hoje nós humanos do século 21 estamos acostumados a digitar no teclado virtual do nosso celular e ser direcionado aonde desejamos na internet como comprar, vender e assistir filmes. Mas se você acessou a web no início dos anos 90 vai se lembrar das únicas funcionalidades; trocar arquivos e enviar mensagens.
Para entender como chegamos a esse nível na internet e como impactou nas técnicas SEO, temos que voltar no tempo.
1990
Archie
Nossa jornada no tempo se inicia em setembro após a criação do pai dos buscadores por Alan Emtage, Bill Heelan e Peter Deustsh, estudantes de pós-graduação na Universidade McGill em Montreal, no Canadá. O nome que significa “arquivo em inglês sem letra V” tinha a função de indexar todas as listas de arquivos de servidores dos sites FTP (Protocolo de Transferência de arquivos) que iria corresponder com as consultas disponíveis.
1991
World Wide Web (Significa Rede Mundial de Computadores)
World Wide Web, também conhecido pelo termo em inglês (WWW) é um sistema de dados onde estão armazenadas as informações e páginas, tal como se fosse teia no formato de hipertexto. A ideia surgiu em 1980, na Suíça por Timothy John Berners-Lee e Roberto Cailliau da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear.
1992
Verônica
Com o boca a boca sobre a propagação do Archie que começou a tornar-se sinônimo de motor de busca entre os acadêmicos, a dupla Steven Foster e Fred Barrie na Universidade do Nevada decidiram porque não fazer um – apropriadamente intitulado, Verônica (sigla para Very Easy Rodent-Oriented Net-wide Index to Computerized Archives) por está ser uma das personagens principais da franquia Archie comics, assim como Archie. Foi feito para vasculhar por nome e títulos de arquivos em servidores Gopher, que faziam muito sucesso na internet antes da World Wide Web (WWW).
1993
Jughead
Outro fã de Archie Comics, Rhett Jones da Universidade Utah ou simplesmente The U. Desenvolveu buscador Jughead (Jonny 's Universal Gopher Hierarchy Excavation And Display) com as mesmas funções de procurar por nomes e títulos de arquivos no sistema Gopher, mas diferente por pesquisar um servidor por vez.
W3Catalog
Com o W3Catalog a novidade foi o mecanismo de replicar as páginas rapidamente e exibir nos resultados de busca.
A brilhante ideia foi concebida no outono europeu na cabeça de Oscar Nierstrasz, um universitário de Genebra, Suíça. O mecanismo usava um diretórios, um índice de localizar os recursos da Web, tendo precedido os motores de busca por palavras-chave.
Wandex
1993 a web também viu o primeiro motor de busca Wandex por Matthew Gray, baseado em linguagem Perl usado para coletar crescimento desenfreado de sites registrados. Só contava apenas servidores Web, mas depois também começou a capturar URLs.
JumpStation
Jonathon Fletcher, outro acadêmico inspirado no Archie, começou a trabalhar dentro do laboratório de computação na Universidade Stirling no seu mecanismo de busca. A ferramenta reuniu as três principais características: Robôs que vasculhavam a web por palavras-chaves, indexação e busca as mesmas tecnologias disponíveis hoje no Google. Infelizmente a falta de financiamento só fez durar um ano.
1994
Altavista
Dois cientistas da Digital Equipment Corporation, na Califórnia, criaram um projeto para armazenar todas as páginas da internet num supercomputador. Assim surgiu o primeiro mecanismo a cair no gosto do público que trouxe a linguagem natural e capacidade de pesquisa multilíngues. No auge, competiu com Yahoo!, Lycos e Cadê.
Yahoo!
Enquanto o Altavista nasceu como projeto científico, o Yahoo! veio com uma brincadeira de dois amigos (Jerry Yang e David Filo, estudantes de Stanford) ao ficarem enviando seus links favoritos um para outro. A dificuldade na pesquisa fez a dupla perceber a oportunidade de criar algum mecanismo de busca, já que recentemente estavam fascinados com o novo servidor (WWW).
Conheça outras ferramentas:
My Yahoo! (1996);
Yahoo! Mail (1997);
Yahoo! Sports (1997);
Yahoo! Search (2009).
WebCrawler
Campeão dos Campeões em acessos diários na internet na segunda metade dos anos 90, era preciso ficar esperando até tarde ou madrugada para conseguir usar normalmente. Ficou marcado por introduzir o rastreio em páginas de textos inteiros.
1995
Lycos
Fruto da pesquisa Michael Loren Mauldin da Universidade Carnegie Mellon (CMU) foi escrito em linguagem C (segundo minha pesquisa). O padrão da página permitiu que o usuário ao digitar o termo desejado onde um programa interpreta o significado antes de trazer a resposta à consulta – linguagem natural, também utilizada no WebCrawler.
LookSmart
O casal Tracy Ellery e Evan Thornley na espera de atrair seus compatriotas australianos criaram um diretório de sites, chamado Homebase, antes do nome atual.
Cadê
Qual Brasileiro com acesso à internet na década 90 não usou o Cadê? Idealizado por Gustavo Viberti e Fabio Oliveira, dois paulistas obtiveram popularidade equivalente ao Google hoje no Brasil. Usou o Yahoo! como base para sua criação, o curioso é que o próprio acabou comprando anos mais tarde.
1996
HotBotName
Lançado pela já extinta online “HotWired”, o mecanismo de pesquisa HotBotName, durou 4 meses de pesquisa acadêmica na Universidade da Califórnia, em Berkeley, para ficar pronto.
Não posso afirmar se algum mecanismo o influenciou, mas o que posso confirmar ser o pioneiro no sistema de inclusão paga, embora esse não tenha sido tão eficiente quanto o Overture, que futuramente traria o recurso de pay-per-click (pague por clique).
Ask
Ask.Com, em português, significa perguntar. Já se chamou Ask Jeeves, criado por Garett Gruener e David Warther.
Veja só: Você mandava mensagem ao mordomo Jeeves (inspirado no mordomo ficcional de Bertie Wooster) que buscava respostas disponíveis no banco de dados.
BackRub
BackRub: o projeto precursor do na tradução literal significa “massagem nas costas”, saiu da intenção do Larry Page, com ajuda de Sergey de mostrar no doutorado as propriedades matemáticas da World Wide Web.
O site instalado em Stanford conseguia rastrear por completo a web com base em relevância feitas pelos usuários nas páginas.
1997
SEO
Há três versões sobre a origem do termo, vou ficar com a mais concreta, a de John Audette.
Origem
Utilizado pela primeira vez por John Audette, fundador da empresa online Multimedia Marketing Group (MMG), onde objetivo era que um website conseguisse se posicionar melhor do que os seus concorrentes.
Mas o que é SEO?
SEO é sigla em inglês para Search Engine Optimization, é o conjunto de estratégias voltada a melhorar os posicionamentos nos resultados orgânicos das páginas de sites e blogs nos motores de busca.
Atualizações
O Google implantou a tecnologia mas com atualizações.
Florida Update (2003): Varreu do mapa entre 50% a 98% dos sites americanos que faziam keywords stuffing — excesso das palavras-chave na mesma página do conteúdo, já que antes os proprietários dos sites conseguiam retornar às primeiras posições nos resultados.
Jagger Update (2005): Teve como propósito alterar o backlink de um site, como tamanho do conteúdo e taxa de atualização, lascando a vida de quem fazia conteúdo duplicado em vários domínios. Não posso me esquecer das práticas maldosas como link building e o enjoado spam.
Big Daddy Update (2005): O algoritmo focou na infraestrutura e aspectos técnicos, melhorando a qualidade dos resultados da pesquisa. Os sites afetados pela atualização foram com links de má qualidade (sem autoridade e baixa relevância no conteúdo).
Vince Update (2009): Seguiu o costume do Google em colocar no 1° nome do engenheiro que o desenvolveu. E mudou a forma de pensar dos profissionais do SEO porque focou na competitividade. Quem já tinha público entrou em vantagem ao ser localizado entre os primeiros nos termos da busca.
Caffeine Update (2009) Já nessa aqui reconstruiu por completo o sistema de indexação do Google que ficou quase 50% mais rápido o rastreio e coleta de dados. Com isso o visitante passou a encontrar links para conteúdo relevante muito mais cedo do que nunca após sua publicação, algo totalmente vantajoso aos sites ou blogs que logo eram atualizados.
Panda Update (2011): Combateu todas as páginas de baixa qualidade, cópias, erros gramaticais ou que abusavam dos anúncios.
Penguin Update (2012): Preocupado com a experiência do usuário nas páginas, penalizou sites que usam técnicas agressivas de SEO como conteúdos duplicado, keyword stuffing e links artificiais — onde os proprietários dos sites com baixa qualidades pagavam sites relevantes para sua página que indicam seus conteúdos já que vinha conseguindo manipular a influência nos resultados de busca.
Hummingbird (2013): Foi a reescrita do Google já que mudou o algoritmo por completo (a maior desde de 2001), o objetivo era entregar resultados mais rápidos por busca semântica — definição concisa se capaz de analisar e entender o significado por trás de uma frase e responder a perguntas muito específicas em seus trechos em destaque na pesquisa, não somente em palavras-chave.
HTTPs UPDATE (2013): Adotou o padrão HTTPs, um protocolo de transferência de hipertexto seguro. Os sites com certificação SSL ou TLS tem extensão segura do HTTP por meio de criptografia, responsável por fornecer confidencialidade e integridade nas informações que usuários compartilham com você, caso sejam interceptados. A segurança e tudo no ranqueamento dos sites.
Pigeon (2014): Mudou a forma orgânica como as empresas locais são classificadas. Privilegiou as empresas que forneceram informações referentes às pesquisas e boas recomendações feitas por usuários.
Mobile Friendly Update — Mobilegeddon (2015): Se adaptou ao novo uso dos usuários que é a utilização por dispositivos móveis. Os sites não compatíveis com dispositivos móveis passaram a ter grande chances de serem impactados negativamente na classificação
mobile.
Medic Update (2018): Impactou em cheio ranqueamento de páginas e sites relacionados a compras, transações financeiras, informações pessoais e saúde que não transmitem autoridade e confiabilidade (EAT).
E-A-T (2019): Seguindo na missão de melhorar a experiência do usuário, definiu três aspectos para ser ranqueado no Google. Eles são autoridade, expertise e credibilidade.
Yandex
Assim como a nação Brasileira está acostumada a usar o Google, os Russos com Yandex. Conheça a história sobre esse mecanismo tão popular por lá, quase como orgulho nacional.
Arkady Volozh e Ilya Segalovick, amigos desde a infância, o 1° especialista em linguística computacional da Academia de Ciências da URSS, já 2° geofísica no Instituto de Prospecção Geológica de Moscou, começaram a trabalhar em projetos de softwares em 1990 desde a recuperação de informação a busca na bíblia. Lá em 93 um desses projetos se chamou "Yandex", que tinha a função de indexar toda a web local .
Seu feito histórico, foi exibir anúncios correspondendo à solicitação do usuário antes do Google.
Confira a lista de outras ferramentas:
Yandex Maps (2004);
Yandex Video (2008);
Yandex Translation (2011);
Yandex Mail (2012);
Yandex Disk (2012 – serviço de armazenamento na nuvem);
Yandex Store (2013);
Yandex Transport (2015 – serviço onde mostra os horários de ônibus, bondes e trólebus).
SEO
Também implementado por Yandex começou em 2008. Vamos às atualizações!
Sem nome (2007): Não foi oficialmente a atualização inaugural, mesmo assim introduziu novas fórmulas de classificação e ponderações variáveis para consultas de uma ou várias palavras-chave.
8-SP1 (2008): Oficialmente atualização inaugural, tratou em determinar a credibilidade dos conteúdos não a idade do seu domínio como um fator de classificação.
Filtro AGS (2009): Ele abordou conteúdo duplicado e de baixa qualidade. Na versão Google e o Panda.
You Are Spammy (2011): Focou em Batalhar textos cheios de spam e com excesso de palavras-chave.
Reykjavik (2011): Concentrou na personalização de por preferências comportamentais como pesquisa multilíngues. O usuário passou a receber conteúdos no idioma escolhido.
Kaliningrado (2012): Expandiu a atualização de Reykjavik que é levar em consideração os interesses e preferências (histórico de pesquisa) dos usuários.
Vladivostok (2015): Penalizou sites que não entregavam a compatibilidade com dispositivos móveis nos resultados de pesquisa.
MAIS BUSCADORES, BOLHA DA INTERNET E A ENTRADA DE GIGANTES TECNOLÓGICOS
1998
Google
Doutorado de Stanford, trocou o nome para Google em 1997, uma singela brincadeira de representa o número 1 seguido pelo número 0 cem vezes. A brincadeira reflete a missão da empresa de organizar a vasta quantidade de informações disponíveis na web e no mundo.
Já instalado no novo ambiente, a garagem de uma amiga (Susan Wojcicki) de Larry Page e Sergey Brin, em Menlo Park, Califórnia. Decidiram ter mais páginas indexadas de seus concorrentes, fez isso com a estratégia simples de retirar todas as peças inútil do computador(como o botão de ligar e desligar), conseguindo montar mais servidores do que seus concorrentes dentro da empresa, totalizando 60 milhões de páginas indexadas e quase 300 mil visualizações por mês ainda em 1998 – o investimento inicial da dupla foi de R$ 100 mil, montante arrecadado com ajuda de amigos e parentes. O resto é só história com seus serviços como Blogger (1999), Google Maps (2005), YouTube (2005), Google Chrome (2006), Play Stone (2008) entre outros.
1999
Naver (em tradução "navegador")
Por ser voltado ao público Sul-Coreano tem grande força descomunal por lá, os números chegam a ultrapassar 1 bilhão de pesquisas por mês.
Criado a partir da união de um grupo, todos ex-funcionários Samsung, entregou aos navegantes resultados de pesquisa em uma única página, organizada por tipo:
Blogs,
Sites,
Comunidades,
Imagens.
O serviço de imagens foi implementado em 2000, um ano antes do Google lançar a ferramenta equivalente. Foi com 250 milhões de imagens.
Teoma (palavra de origem gaélica escocesa, significa "esperto")
Hoje já desativado, na época de lançamento tinha a ambição de destronar Google ou Yahoo!. Mesmo conseguindo indexar 200 milhões de páginas por dia, muito mais que Google, que alcançou só 150 milhões, pecou em não acompanhar as evoluções dos correntes. Foi criado por Apostolos Gerasoulis, professor em Ciências da Computação a mais de 40 anos na Universidade Rutgers, em Nova Jersey.
2000
Baidu
É de longe o maior buscador Chines com 200 milhões de usuário ativos. Robin Li, co-fundador anos antes construiu algoritmos para ranquear as páginas de sites nos mecanismos de buscas. Essa experiência o ajudou no Baidu.
Confira outros serviços oferecidos:
Baidu Tieba (2003 – plataforma de notícias com 1,5 bilhão de usuários cadastrados);
Baidu Maps (2005 –, usado com força só na China só porque seu concorrente Google Maps e bloqueado no território);
Baidu Baike (2006 – versão enciclopédia Chinesa);
Baidu Wangpan (2012 – serviço de armazenamento na nuvem).
Bolha da internet
O 10 de setembro entrou para a história da internet quando volume de ações das empresas de serviços online nos EUA, causada, entre outros fatores, pela corrupção corporativa, pelo sustento de movimento especulativo e taxa de juros exorbitante terem evaporado trilhões da moeda americana em questão de horas. Quer entender?
Voltamos no tempo outra vez.
Início
A bolha começou em 95 quando a internet deixou de ser usada em pesquisas em ambientes acadêmicos e se transformou num mercado online, incluindo e-commerce, mecanismos de busca, jogos, finança e comunicação. Movimentações, ocasionado pela uma demanda crescente por computadores que reduziu o preço desse produto, estimulando as pessoas a usar a internet, digamos mais rápido. Os investidores se animaram com o consumo dessa nova tecnologia em alta e começaram a injetar dinheiro em qualquer negócio online tendo perspectiva de lucros exorbitantes, e qualquer preço.
O Estouro
Com os anos se passado os investimentos se tornaram um ciclo vicioso, ou seja mais injeção de capital exorbitante, as vezes mascarando as dívidas como forma de atrair mais investimentos. Bem, uma hora, com as ações de Microsoft, Amazon, Yahoo, Pets.Com e também muitas outras pequenas empresas que você nunca ouviu falar valendo o impossível e com o aumento constante na taxa de juros pelo Federal Reserve entre 99 e o início de 2000, com seis elevações seguidas em meio às preocupações com a inflação nacional, resultando em uma desaceleração econômica.
Consequências
O prejuízo sofrido pelo mercado é estimado em mais de US$5 trilhões entre 2000 a 2002, já que 11 de setembro gerou pânico no mercado financeiro, afundando ainda mais as ações ao redor do mundo. A de São Paulo, Ibovespa fechou em - 9,96, CAC 40 de Paris 7,39, Londres 5,72% com Footsie-100, Dax em Frankfurt 7,16%, já na capital Japonesa a Nikkei 225 caiu 6,57% enquanto os S&P/ASX 200 da Austrália 4,35% e Nova York 14%.
Após o atentado as bolsas decidiram fechar as portas, a de Nova York 4 dias, gerando dias tenebrosos nas empresas tecnológicas. Quem encolheu em 2000 acabou por morrer no ano seguinte. Pessoas foram demitidas com salários atrasados e dívidas trabalhistas. Bem, a consequência foi que sem a concorrência, sobrou cada vez mais espaço para os poderosos, o que tinha a empresa estruturada.
2001
Cartoon — o nome me lembrou Cartoon Network, pelo fato da 1° palavra ser quase idêntica.
O mecanismo Francês, saiu em contramão do Google que focou em entregar o maior número de resultados possíveis nas pesquisas, já ele focou na estética dos resultados.
Quem desenvolveu?
Os primos Laurent Baleydier e Nicholas Baleydie.
2004
A9.com
A Amazon viu na crise dos últimos anos no setor da internet a oportunidade para investir no mercado dos buscadores. O portal A9.com foi lançado oficialmente em 14 de abril de 2004 por Udi Manber, israelense matemático (Technion - Instituto de Tecnologia em Israel) e cientista da computação (Universidade Washington), com experiência no Yahoo! e Altavista, antes de ingressar na Amazon em 2002. Ele desenvolveu não apenas um novo mecanismo, mas também ferramentas sofisticadas. Nascia, assim favoritos, calendário e mapeamento que capturava imagens de empresas nas maiores cidades dos Estados Unidos.
Moldem
Todos nós já passamos horas na internet usando smartphone, mas há 18 anos, mais ou menos, o smartphone era um sonho tecnológico aparentemente distante, possível apenas na ficção, e só restava usar o computador (o preço não vou nem falar). Mas diferente de mim e de você, Marc Smith fez algo útil com as horas de vida perdida, desenvolveu seu mecanismo de busca em linguagem de programação C.
Veja Também:
Em outubro lançou o projeto de dentro de casa, com a impressão digital do Google, mas como qualquer outro negócio no mercado tendo o desejo de se estabelecer inseriu a novidade política de privacidade já que Bing, Baidu junto com Yandex, indexa páginas da web em seus servidores manipulando os resultados de acordo com seu algoritmo. Até hoje conseguiu indexar 4 bilhões de páginas, atraindo visitantes no Reino Unido (já que é de lá), França, Canadá e Estados Unidos.
2008
Mudanças pouco significativas foram realizadas nos buscadores nos últimos 4 anos, apenas mais visível na parte de cima da tela como imagens, Notícias, Mais, Orkut e Gmail.
DuckDuckGo
Tudo que você escreve não te pertence mais, nas ideias são as mesmas coisas. Inspirado em fornecer privacidade nas buscas na web, por imagens e vídeos. O norte americano Gabriel Weinberg, bacharel em Física e Mestre de Tecnologia e Política pelo (MIT). Escreveu em três linguagens: Perl, JavaScript e Python.
2009
Bing
Medalha de Prata nos mecanismo de busca, com mais de 2% de todas as buscas da internet é voltado a exibir resultados da Microsoft por ser a tentadora do serviço incluindo Bing Maps (2005 – remanescente do MSN), Bing Notícias (2009) e Bing Vídeos (2009).
Lançado por Steven Ballmer com formação em matemática e economia na Universidade de Harvard para substituir o Live Search ( já se chamou também MSN) antes do nome atual, organiza as pesquisas por relevâncias e utiliza a conta da Microsoft do usuário para fazer a personalização dos resultados.
0 Comentários
Se o conteúdo gerou valor para você compartilhe, comente ou se torne seguidor do Blog.