Golpes na Internet em 2021 - Gigante Do Marketing

Golpes na Internet em 2021

 

Não é para se orgulhar, mas infelizmente, o Brasil está entre os 3 primeiros países que mais sofrem golpes virtuais no mundo. O país que lidera o ranking é a China, sendo seguido por EUA. Esse crime cibernético gerou prejuízos de R$80 bilhões ou US$16 bilhões nos últimos 12 meses em nossa nação que deixa a prova de ser um negócio bastante lucrativo para o mundo criminoso.

Sem se aprofundar nesse mundo criminoso, posso afirmar que aqui é a terra da criação de coisas novas, seja por originalidade ou versões adotadas para o nosso país. E você já deve saber, os criminosos estão sempre a um passo à nossa frente, diferente dos usuários que tem uma imaginação sempre acharem manterem seus dados pessoas online ou arquivos bem protegidos. Esse deslize acaba abrindo brechas para os golpistas se apossar de seus dados, por meio dos links, e-mails que oferecem ofertas de empregos, sorteios, promoções de compra até por amizade nova. 

Por mais a necessidade seja por causa da pandemia, um clique ou amizade nova pode fazer você perder quantidade absurda do dinheiro poupado, dinheiro que vai fazer falta em um ano que recebeu do seu antecessor a herança dos 14,3 milhões de desempregados, e cria a sensação de uma recuperação econômica, duvidosa para o ano.



Pensando nisso, o Gigante do Marketing, listou os golpes em alta no brasil, além das recomendações para evitar cair em armadilhas e o que fazer se tiver se tornando uma vítima.

Fotos Íntimas



Como os Criminosos Agem?

A primeira isca começa em convite de amizade por meio das redes sociais, geralmente por perfil com fotos de uma jovem bonita e atraente tem como objetivo de trocar mensagens com a vítima para fazer a extorsão. A confiança chega a envios de fotos em conotação intima e a partir daí outro golpista entra no jogo, dizendo ser o suposto pai ou padrasto da jovem e alegar que ela é menor de idade e a vítima estaria comendo pornografia infantil ou pedofilia na internet.

Com a vítima em pânico, o criminoso passa para outro comparsa que se identifica como advogado ou delegado e alega que as fotos fazem parte de investigação. Para dar credibilidade ao golpe envie a foto da carteira funcional do delegado ou advogado (foto pertencente ao perfil real profissional) e até o “prints”, provando ter realizado a ocorrência. A partir desse momento oferece opção em querer resolver amigavelmente por depósito bancário, e caso negue ameaça levar o caso para á policial ou tudo será compartilhado com a esposa, parentes e amigos.

Perfil das Vítimas

Entre os casos nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, as vítimas, em sua maioria, são homens casados e entre a faixa 30 a 60 anos de idade, por fim empresário. 

Fique esperto para não cair no Golpe

1. Evite iniciar conversas por meio de redes sociais com perfis desconhecidos;
2. Jamais troque imagens íntimas através dos aplicativos de mensagens instantâneas; 
3. Evite conversas por meio de aplicativos com prefixos telefônicos desconhecidos;
4. Não efetue o pagamento para a conta indicada, pois posso garantir que as ameaças não acabam tão rápido.

Se caiu no Golpe, o que fazer? 

1. Encerre e bloqueio o contato imediatamente;
2. Junte todos os registros das conversas e comprovantes de depósitos realizados, para fins de investigação e identificação do golpista;   
3. Procure a delegacia de Polícia Civil e registre a ocorrência.

Amor Estrangeiro

Amor Estrangeiro

Como os Criminosos Agem?

No mesmo método em solicitação de uma amizade, mas na versão de um homem atraente, bem-sucedido ou numa situação profissional que ponha em risco a sua vida. E na maioria das vezes, o papo chega a trazer os conflitos bélicos nos países Afeganistão, Iraque, Síria e Ucrânia.  
O tempo passa e a amizade passa para promessas, declarações amorosas até a ida ao altar. Logo depois chega às solicitações de dinheiro, relatadas por dramas familiares convincentes. Onde a vítima já tem forte relação amorosa com o sedutor.

 Perfil das Vítimas

Geralmente mulheres aparentemente sozinhas na internet, solteiras ou viúvas na faixa dos 45 a 55 anos e com a situação financeira confortável. 

 Fique esperto para não cair no Golpe

1. Desconfie de pretendentes que dizem ocupar posições profissionais de risco ou destaque e, também, que desejam iniciar um relacionamento amoroso muito forte com a promessa de mudanças em ambas vidas;
2. Não hesite em pedir o nome completo, trabalho, endereço ou onde estudou da pessoa com quem está relacionado. Assim vai facilitar suas pesquisas nas principais plataformas sociais como Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e caso as informações não batem você pode estar iniciando relacionamento amoroso com um perfil falso;
3. Faça também a pesquisa das fotos recebidas por algum aplicativo para buscar imagens, e provavelmente encontrar rastros dos golpes anteriores;
4. Caso ainda não tenha encontrado dados concretos, peça para que a conversa seja feita por vídeo. Caso negue a grande chance de ser algum golpista que esteja temendo ter a identidade revelada;
5. Não efetue o pagamento para a conta indicada, mesmo se a pessoa argumentar situações perigosas ou dramas familiares, caso pague joga a desculpa de bloqueio internacional e fará novamente o pedido, mas desta vez na proporção maior.

 Se caiu no Golpe, o que fazer?

1. Bloqueio seus cartão e contas, caso tenha passado;
2. Também encerre e bloqueie o contato imediatamente; 
3. Junte todos os registros das conversas e comprovantes de depósitos realizados, para fins de investigação e identificação do golpista;   
4. Por fim, procure a delegacia de Polícia Civil ou da mulher e registre a ocorrência

Phishing


O que é Phishing?

É a nova tecnologia, mecanizada por enviar mensagens eletrônicas fraudulentas, na qual um golpista instala em seu computador para obter dados pessoais como senhas das contas bancárias e cartões de créditos para causar feridas financeiras à vítima. 

Como os Criminosos Agem?

Montado o phishing, pode ser conduzido em sua maioria por e-mail. O golpista envia um texto direcionado, com o objetivo de convencer a vítima a clicar em um link, onde na página a pedido para fazer o login com nome de usuária e senha. A partir daí, imediatamente todos os arquivos são transferidos e vendidos para mercado ilegal, e abri a possiblidade de ter processos por informações vazadas, seja por clientes ou parceiros comerciais. 

 Perfil das Vítimas

Atualmente as empresas e usuários com uma situação financeira confortável se encaixa no perfil. Como não há possibilidade de saber quem é a vítima, o hack envia milhões de mensagens aos usuários e obtém seu lucro com maior número possível de vítimas que caíram no golpe e acrescento você pode ter tido as informações copiadas várias vezes, mas é ignorado por não ter entrada no perfil.

Fique esperto para não cair no Golpe

1. Confere o endereço do e-mail, passando o ponteiro do mouse sobre o nome do remetente da mensagem e faça a comparação. Caso não tenha certeza, não clique;
2. Desconfie ao receber mensagens de bancos ou promoções vantajosas;
3. Fique em alerta com mensagens que tenham erros de digitação.  

Se caiu no Golpe, o que fazer?

1. Solicite o bloqueio do cartão e da conta bancária imediatamente;
2. Procure a delegacia de Polícia Civil e registre a ocorrência.

Ransomware



O que é Ransomware?

É um software malicioso que o criminoso faz você instalar no seu computador um bloqueio criptografado em todo o sistema operacional sem seu consentimento e seus arquivos ficam reféns nas suas mãos para fazer a cobrança de uma taxa, prometendo trazer novamente a sua posse.

Como os Criminosos Agem?

Terminando a instalação no computador, passando para bloqueio dos arquivos, o próximo passo é colocar em papel de parede na tela inicial a mensagem assustadora para a vítima entender que precisa executar uma ação para fazer o desbloqueio, muitas vezes em Bitcoin, mas por tempo determinado. Por exemplo 72 duas horas. Se a vítima faz o primeiro pagamento pode fazer a devolução ou pedir a segunda, terceira e quantas vezes quiser.

Perfil das Vítimas

Não há um perfil definido, ou seja, pode ser qualquer um.

Fique esperto para não cair no Golpe

1. Adquira um antivírus de excelente reputação;
2. Faça backups regularmente;
3. Mantenha a atualização do sistema operacional;
4. Contrate um especialista em segurança da informação, mas só requisite a atividade se for empresário.    

Se cair no Golpe, o que fazer?

1. Não caiu na chantagem do golpista, a nenhuma garantia de você receber seus arquivos de volta;
2. Copie os arquivos e remova ransomware;
3. Adquira alguma ferramenta de recuperação deletada. Há diversos softwares capacitados na varredura profunda no HD. Recuva, Disk Drill e TestDisk estão entre os melhores;
4. Se as dicas 2 e 3 falharam, formate o PC e reinstale o sistema.

Anúncios Clonados



Como os Criminosos Agem?

De acordo com as denúncias em vários cantos do Brasil, o golpe é feito a partir de um esquema bastante utilizado, em que o golpista age como intermediário na compra e venda de um veículo. Desde o pontapé inicial, ao fazer contato com o vendedor, passando por convencer a vítima a repassar os dados confidenciais do veículo, e com isso fazer a clonagem da publicação, mas com o valor abaixo do mercado. Quando algum comprador, entra em contato, o golpista trata com ambas vítimas antes da visita para ver o veículo, jogando versões teatrais a cada um deles, desde a sócio, funcionário até cunhado ou primo.

Não deu para entender nada?, mas fica desta maneira. O golpista diz para o comprador se passar por seu primo, já para o vendedor alega ser seu funcionário que tem uma dívida comigo e com a comissão da venda deste veículo vai quitar certa parte. 

Por fim  convence ambos de não conversarem sobre valores. Quando chega a hora da transferência, o comprador passa o dinheiro para a conta de algum laranja do golpista. Após notarem o golpe, o vendedor barra a entrega, terminando na justiça e muitas vezes os prejuízos são repartidos.

Perfil das Vítimas

Há tantos motivos para se encaixar no perfil, desde a novatos nas plataformas online para vendas de veículos, ou com a intenção de se passar por esperto e na sorte conseguir comprar abaixo do mercado. Leigos em conhecimentos básicos em negociação presencial.

Dicas para o vendedor não cair no Golpe

1. Não forneça fotos do documento do seu veículo;
2. Muitas vezes o comprador solicita a gravar vídeo para ver o veículo. Portanto, não grave o vídeo sem citar nome do possível comprador. Fale de preferências repetidas, acrescente a cidade. Assim, com maior número de detalhes que puder botar, vai dificultar que possa postar esse vídeo para outras pessoas;
3. Durante a negociação presencial é fundamental não omitir nenhuma informação, exclusivamente preço;
4. Não faça a transferência do seu veículo ou entrega antes da confirmação cair na conta bancária.  

Dicas para o comprador não cair no Golpe

1. Desconfie de valor abaixo do mercado;
2. Sempre ao escolher o serviço intermediário, é importante solicitar a referência e autorização documentada; 
3. Peça para enviar fotos mais detalhadas que não esteja no anúncio. Um dos exemplos para carro: o motor, teto ou portas malas e para a moto o painel. Isso vai dificultar sua ação, caso não seja verdadeiro; 
4. Solicite para o vendedor algum vídeo citando informações a seu respeito. Por exemplo, o nome, a cidade e estado atual para reduzir a chance de receber o vídeo copiado;
5. Verifique se esse veículo tem outros anúncios. Caso encontre, foque no preço, data da postagem e nas informações do vendedor. Se ambos valores e as informações não coincidem, desconfie. 

Se caiu no Golpe, o que fazer?

1. Procure a delegacia de Polícia Civil e registre a ocorrência;
2. Junte todos os registros das conversas e comprovantes de depósitos realizados, para fins de investigação e identificação do golpista. 

Deepfake



O que é Deepfake?

Resumindo em poucas palavras é uma inteligência artificial que troca o rosto e a voz de outra pessoa em vídeo, áudio e imagem, com direito a aprender a sincronização das expressões faciais, sobrancelhas com propósito de chegar mais perto do original. 

Como os Criminosos Agem?

Há tantos esquemas para mostrar, mas esse texto já se prolongou. Portanto escolho a transferência imediata de dinheiro. Então vamos lá.

O criminoso entra em contato com a vítima por telefone, no papel CEO da empresa que o funcionário em cargo de chefe faz parte. Na conversa tem o pretexto em tom de urgência para finalizar um negócio, mandando fazer uma transferência imediata para uma conta. Quando a vítima faz a primeira transferência,  minutos depois, o golpista solicita novamente outro envio. Por fim, só horas ou dias depois do verdadeiro CEO exigir explicações da transferência, a vítima cai na real.

Perfil das Vítimas

O perfil base da vítima em sua maioria é mulher, desde atriz, cantora a desconhecida que geralmente parte por dois motivos: o interesse em despir celebridades e vingança, armada por alguém próximo. Quando a outra minoria, a vítima cai no mundo da desinformação, construída para manipular vídeos políticos e assim influenciar opiniões, podendo mudar o rumo de uma eleição. 

Fique esperto para não cair no Golpe

1. Repare em cada detalhe dos olhos, boca e bochechas, notando certo borrão ou desfocado são os primeiros sinais que pode ser imagem falsa; 
2. Observe a boca, se o áudio não estiver sincronizado corretamente com os lábios, isso é outro sinal de imagem falsa;
3. Cheque as fontes, se for pronunciamento de algum político procure em suas redes sociais ou alguma notícia relacionada a sua celebridade, entre nos principais portais de notícias;
4.     Se recebeu áudio profissional no privado e notou algumas distorções na voz, pode até ser chato, mas entre em contato diretamente com número pessoal do chefe ou colega de trabalho e confirme. 

Se caiu no Golpe, o que fazer?

1. Procure a delegacia de Polícia Civil e registre a ocorrência;
2. Colete todas as informações necessárias e procure um advogado ou defensor público assim que possível;
3. Solicite às organizações que informem o IP de onde partiu o conteúdo;
4. Como é quase impossível fazer o rastreio pelo Whatsapp, passe a perguntar de pessoa a pessoa para saber de onde recebeu o vídeo ou imagem, pode resultar em chegar no criador do conteúdo.  
 
Post longo? Mas esse aqui não deu para encurtar. Já vou encerrar, tchau e até a próxima!!!
 




       
           

  

  



       




  



    

 

    

     


   
    

   

  



          









Postar um comentário

0 Comentários