Marketing Digital
O que é Marketing Digital (MKD)?
Marketing Digital e um conjunto de ferramentas que promove a divulgação de produtos digitais, serviços, marcas e atividades de uma empresa ou organização com ou sem fins lucrativos por meio da comunicação digital.Mas o Marketing Digital e muito mais que apenas isso, separe de 5 a 15 minutos para ler esse conteúdo. Fique por dentro do universo que é o Marketing Digital.
O que é "Marketing"?
Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para o seu cliente atendendo as necessidades do mercado. São usados produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores.O que é "Digital"?
Um sistema digital é um conjunto de dispositivos, processamento ou armazenamento de sinais digitais que usam valores discretos. Os sistemas não digitais (analógicos) usam um intervalo continuo de valores para representar as informações. Digital e tudo aquilo que hoje usamos através da internet.
A História e Evolução do Marketing Digital
O Marketing Digital começou a se crescer nos anos de 1940 até o ano de 1970 com a criação dos primeiros computadores.
Esses computadores tinham um sistema chamado Binário, o qual originou-se a partir da álgebra booliana criada por George Boole.
Com a popularização dos computadores nos anos 1980, o do Marketing Digital evoluiu para algo mais avançado, contudo, ainda primitivo.
Já nos anos 1990, com a liberação da internet para fins comerciais em grande parte do mundo, o Marketing Digital foi desenvolvido. Em resumo, além de poder ser realizado em meios físicos como os CDs, agora ele poderia ser feito também no meio online (pela internet).
Naquela época, os marqueteiros digitais passavam seu tempo criando blogs, sites corporativos e sites de e-commerce para clientes que estavam começando no quesito Transformação Digital.
Com estudiosos do ramo, tais como o professos Conrado Adolpho, enquanto o Marketing tradicional possui 4 P's, o Marketing Digital possui em sua estrutura 8 P's, são eles:
1 – Pesquisa: é a forma de conhecer o comportamento do consumidor;
Esses computadores tinham um sistema chamado Binário, o qual originou-se a partir da álgebra booliana criada por George Boole.
Com a popularização dos computadores nos anos 1980, o do Marketing Digital evoluiu para algo mais avançado, contudo, ainda primitivo.
Já nos anos 1990, com a liberação da internet para fins comerciais em grande parte do mundo, o Marketing Digital foi desenvolvido. Em resumo, além de poder ser realizado em meios físicos como os CDs, agora ele poderia ser feito também no meio online (pela internet).
Naquela época, os marqueteiros digitais passavam seu tempo criando blogs, sites corporativos e sites de e-commerce para clientes que estavam começando no quesito Transformação Digital.
8 P's Do Marketing Digital: A Forma De Trabalhar
Compreenda quais são os processos ou formas de trabalhar com esse tipo de Marketing.Com estudiosos do ramo, tais como o professos Conrado Adolpho, enquanto o Marketing tradicional possui 4 P's, o Marketing Digital possui em sua estrutura 8 P's, são eles:
1 – Pesquisa: é a forma de conhecer o comportamento do consumidor;
2 – Planejamento: plano em que se define como suprir os desejos do consumidor;
3 – Produção: criação das campanhas digitais esboçadas no plano;
4 – Publicação: oferece conteúdo persuasivo orgânico nos meios digitais;
5 – Promoção: foca em entregar conteúdo persuasivo patrocinado nos meios digitais;
6 – Propagação: uso das mídias sociais e outros meios para acumular capital social;
7 – Personalização: segmentar público para atender seus desejos específicos;
8 – Precisão: mensurar os resultados e otimizar os processos de trabalho.
Usar e trabalhar no dia a dia com os 8 P's do Marketing Digital é preciso contar com boas ferramentas, e irei falar sobre algumas a seguir.
Ferramentas do Marketing Digital
Marketing Digital é composto por softwares e também hardwares, quais podem ser utilizados tanto por você ou quanto pelo público-alvo de conteúdo publicitário em meios digitais.
Os hardwares eu posso dizer que são eles os computadores pessoais, notebooks, tablet, e os smartphones ou aparelhos digitais.
Já os softwares são os sistemas de criação e gestão de sites corporativos, lojas virtuais, marketplaces e etc. Os sistemas de Captação de dados de comportamento dos consumidores, os softwares de automação de Marketing e os aplicativos de mensuração de resultados.
Alguns dos principais softwares utilizados em Marketing Digital é o Google Analytics, SEMrush, as plataformas ADS, as plataformas de mídias sociais, os sistemas de chat automatizados, os plugins de SEO como o Yoast SEO, entre outros.
Estratégias de Marketing Digital
As principais estratégias de Marketing Digital da atualidade são essas:
- SEO
- Links Patrocinados
- E-mail Marketing
- Mídias Sociais (ADS)
- Vídeos
- Mini Sites
- Blog
- Funil de Vendas
- E-Books (Livro Digital)
- Influenciadores Digital
- Automação de Marketing
- ChatBots
Você pode usar apenas uma ou várias ao mesmo tempo.
Tudo vai depender do seu orçamento.
Como começar no Marketing Digital ?
1 - Faça você mesmo
Você irá realizar os treinamentos específicos nas estratégias que pretende usar. Dessa forma será possível criar as suas próprias campanhas. O ponto negativo é que treinamentos levam tempo e adaptação às ferramentas levam ainda muito mais tempo. O fator "multidisciplinaridade" fica mais difícil quando você está sozinho.
2 - Monte um Setor
Monte um setor de Marketing Digital em uma sala da sua casa ou empresa. Compre os equipamentos e os softwares necessários. Compre cursos que iram te ajudar a iniciar esse negócio de forma prática e rápida. Assim você terá controle total em todas as suas campanhas.
Plano de Marketing Digital
Plano de Marketing Digital é um documento na qual é possível planejar as suas ações de divulgação nos meios de comunicações digitais.
Um bom Plano de Marketing Digital deve ter:
Os objetivos da campanha:
- O público-alvo
- O conteúdo
- O desenvolvimento
- Os canais de veiculação da campanha
- As ferramentas
- As estratégias
- O orçamento
- O cronograma
- O monitoramento e otimização da campanha
Todos os 8P's do Marketing Digital devem ser envolvidos durante o planejamento e a execução de uma campanha de publicidade digital.
Vantagens Do Marketing Digital
Por que divulgar com MKD ?
Quais Vantagens ?
As principais Vantagens do Marketing Digital são elas:
- Custo menor que o Marketing tradicional
- Maior velocidade de elaboração e lançamento de campanhas
- Mais praticidade de atendimento e relacionamento com clientes
- Alta capacidade de viralização de conteúdos
- Ótimos recursos de mensuração
- Alcance nacional e também mundial