Cultura Data Driven: Motivos para adotá-la é como implementá-la em sua empresa - Gigante Do Marketing

Cultura Data Driven: Motivos para adotá-la é como implementá-la em sua empresa

No post anterior falamos de Big Data, que analisa e interpreta volumes absurdamente grandes de dados e torna as informações úteis.  Já em relação à Cultura Data Driven, usa os mesmo dados, porém busca fontes confiáveis ao invés de gerir decisões por achismos ou simples experiências, e sim em informações concretas. 

Nesse sentido, a Cultura Data Driven, oferece uma grande contribuição, uma vez que essa metodologia tem como foco a ciência de dados. Continue lendo para entender essa cultura e como implementá-la em sua empresa.

Cultura Data Driven

Principais tópicos da Cultura Data Driven

Como está cansado de saber, a coleta e análise de dados pode ser feita por meio da ferramenta de Big Data, mas também com inteligência Artificial e Machine Learning. 

Para alcançá-la, é necessário que sua empresa foque em quatro tópicos principais: pessoas, dados, tecnologia e autonomia.

Pessoas: a empresa irá precisar de  profissionais multidisciplinares, capacitados e engajados em coletar, analisar e interpretar dados. É necessário que a liderança, Chief Data Officer (CDO) para promover essa cultura, incentivando as mudanças que necessita com base nos números.

Dados: obviamente os próprios dados são peças-chaves de toda estrutura cultural orientada a dados. O que torna imprescindível rotinas de segurança e de higienização dos dados de modo que possam sempre oferecer as melhores condições de manuseio, análise e resultados.

Tecnologia: não é fácil fugir das tecnologias que potencializam a coleta, como RD Station Marketing, podem ajudar a identificar padrões e insights importantes. A tecnologia também ajuda na coleta, armazenamento e análise de dados de forma eficiente e segura.

Autonomia: os gestores tem liberdade para explorar os dados e tomar decisões ágeis e assertivas com base em dados, sem depender de achismos que possam impedir a velocidade com que o projeto seja entregue.

4 motivos para adotar Cultura Data Driven

Redução de custo 

Ao utilizar os dados sobre os processos em todas as áreas da empresa, você pode identificar áreas que precisam aumentar a eficiência, reduzir os custos. Com a análise completa, é possível identificar as preferências e necessidades dos consumidores por produtos e serviços. Isso evita estoques excessivos e reduz o desperdício.

Eleva a satisfação dos clientes 

Com a cultura Data Driven no DNA da empresa, o entendimento sobre as necessidades dos clientes é favorecido. Assim é possível personalizar a demanda e atendimento conforme as preferências.

Otimiza os seus processos

Também será possível através dessa metodologia otimizar os seus processos internos. Entre as principais consequências dessa possibilidade está em deixar de gastar tempo, esforço e dinheiro em ideias incertas e passa a atuar de forma estratégica que realmente podem ser bem-sucedidas.

Mensuração dos resultados

Em último, no dia a dia, a empresa precisa ter o costume de medir o desempenho de forma contínuo, e assim vai ter certeza se a metodologia está gerando bons resultados. Para isso, pode-se usar o Balanced Scorecard, calcular o Retorno Sobre Investimento (ROI) e o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), analisar as métricas do Google Analytics e das ferramentas de insights das redes sociais, entre outras ações.

Dicas para implementar a Cultura Data Driven em sua Empresa

Defina os objetivos 

Objetivos bem definidos são a base para qualquer estratégia. Não é diferente com a Cultura Data Driven! Você deve estabelecer metas a serem alcançadas e cujos resultados dependem desse tratamento de dados. 

Envolva todos os colaboradores

Ideias bem passadas a todo nível hierárquico, ajudam a democratizar as relações entre todos. Não só de quem está no topo da empresa. 

Equipe qualificada

Utilize o treinamento para também democratizar as informações entre a equipe. Dependendo do porte de sua empresa, você pode escolher manter uma equipe própria para isso ou terceirizar esse serviço.

Mapeie os dados da empresa

A equipe deve montar uma estratégia de coleta dos dados, mas como foi falado no tópico anterior é contínuo para ter certeza se a empresa está onde deseja chegar.

E, assim, encerramos o conteúdo de hoje.

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