A linguagem de programação é de fato a unidade fundamental do mundo atual da tecnologia. Quando usamos, podemos executar conjuntos de instruções por meio de um código na máquina, desenvolver websites, criar um jogo, programar softwares ou fazer uma série de dispositivos inteligentes. Mas fique sabendo que tudo começou nos primeiros anos da Era Vitoriana.
Mas antes da gente mergulhamos na história, confira:
Entendendo as gerações de linguagens de programação
Hoje existem 5 gerações de linguagens de programação, e algumas podem ser localizadas em mais de uma, de acordo com sua categoria.
• Primeira Geração — São linguagens de baixo nível, como linguagem de máquina. Uma coleção de dígitos binários ou bits que o computador lê e interpreta.
Exemplos:
Opcode — linguagem de máquina;
Assembly — linguagem de montagem.
• Segunda Geração — Compreende a se aproximar das linguagens humanas (linguagens de alto nível) e se afastar da escrita da máquina (baixo nível) utilizando-se de recursos de programação semiestruturadas.
Exemplos:
FORTRAN — linguagem de alto nível;
COBOL — linguagem orientada a objetos e modular;
BASIC — linguagem imperativa e alto nível.
• Terceira Geração — Essas linguagens foram projetadas para superar as limitações das gerações anteriores como a capacidade aprimorada de fornecer serviços de manutenção de registros e gerenciamento de dados.
Exemplos:
C — alto nível, modular e compilada;
C++ — linguagem de nível médio, compilada e orientada a objetos;
Visual Basic — orientada a objetos;
Java — orientada a objetos.
• Quarta Geração — As dessa geração são de alto nível. Os principais campos são gerenciamentos de banco de dados, geração de relatórios, otimização matemática, desenvolvimento de GUI ou desenvolvimento, web.
Exemplos:
SOL — linguagem declarativa;
Python — linguagem orientada a objetos, interpretada, multiplataforma e modular;
PHP — linguagem imperativa e modular.
• Quinta Geração — Voltadas às ferramentas visuais para desenvolver um programa em inteligência artificial e redes neurais artificiais.
Exemplos:
Mercury — linguagem de alto nível;
OPS5 — linguagem interpretada;
Prolog — linguagem declarativa e orientada a objetos.
Agora podemos mergulhar na história!
1843
Ada Lovelace, filha da matemática de Annabelle Byron e poeta lord Byron desde jovem encantado pelos avanços tecnológicos da (1°) revolução industrial (1760–1860) foi chamada por Charles Babbage, grande inventor da época a fazer o algoritmo de cálculo a prova de erros numa máquina (projeto) — talvez só não seja considerado o primeiro código da história, pois, a máquina nunca chegou a existir.
Mesmo assim o algoritmo de Ada introduziu as bases para todas as programações como:
Sub-rotina: sequência de instruções que pode ser usada várias vezes.
Loop: permite a repetição de uma sequência de cartões perfurados.
Salto condicional: permite saltar algum cartão caso uma condição seja satisfeita.
1945
Bem, quase um século depois, entre 1942 a 1946, Konrad Zuse escreveu a linguagem de programação 'real' chamada Plankalkül (Plan Calculus). A linguagem, Zeus (entre outras coisas) permitiu a criação de procedimentos, que armazenavam pedaços de código que podiam ser invocados repetidamente para realizar operações de rotina.
1949
Oficialmente a primeira linguagem de programação da história surgiu na época dos computadores elétricos. Os programadores utilizam a linguagem para as tarefas mais simples como acessar lembrete de códigos. Embora se destaca por realizar cálculos em sistemas atuais como simulador de navegação em voo, também se destaca no desenvolvimento de compiladores e drivers para dispositivos eletrônicos.
1952
Autocódigo não foi uma linguagem de programação, mas um termo geral usado para uma família de linguagem. Seu desenvolvedor Heinz Rutishauser que havia trabalhado com Konrad Zuse após a Segunda Guerra Mundial decidiu entrar em novo projeto. Os códigos de programação podiam ser traduzidos diretamente da máquina por meio de um programador chamado compilador.
1957
Ela é uma linguagem imperativa e de alto nível (a primeira) que foi rodada por compilador, IBM 704, um computador construído para cálculos matemáticos complexos, cujo objetivo a uso comercial como projetos de pontes e estruturas de aviões.
Mas não para por aí. Se formos detalhar mais, na hora de rodar o compilador tinha desempenho rápido consumia menos espaço de memória RAM, por isso fez tanto sucesso na comunidade científica nas duas décadas seguintes.
1958
Linguagem de alto nível que significa Algorithmic Language, foi projetada ao uso de cálculos científicos e serviu como gancho ao C, C++, Pascal e Java. A construção se iniciou em 1857, na europa, por um grupo internacional de cientistas de computação.
1959
Construída pelo IDM para lidar com grande quantidade de rendimentos como transações financeiras em cartões de crédito.
Pensa aqui com a gente: de que adianta fornecer transações financeiras, se não é compatível com todos os sistemas operacionais? Por fim a sintaxe facilitou os não programadores a entender a escrita já que era sempre preciso de mais códigos para chegar ao mesmo resultado, se for comparada com os códigos de FORTRAN, por exemplo.
Fique sabendo que o COBOL atualmente é usado por grandes bancos, seguradoras e organizações públicas para executar processos de negócios transacionais essenciais, como pagar seguro-desemprego ou dispersar dinheiro em um caixa eletrônico.
O LISP ou processador lista, foi criado por John McCarthy, matemático e pesquisador da área de ciências da computação para ajudar na pesquisa de listas de bancos de dados. Os dados adicionados permitiram números inteiros, palavras, booleanos e quantidades para funções e localizações.
1964
Nasceu na Universidade de Dartmouth, criada por Kemeryp e Thomas Kurt, é considerado um marco na evolução das linguagens de programação, isto é dado devido a tornando a menos profissional, e mais como ferramenta disponível a todos.
1970
Idealizada por Niklaus Wirth para ensinar a categoria estrutura aos seus alunos na Universidade Técnica de Zurique, na Suíça. Aqui estão algumas das maiores conquistas do PASCAL:
• Estruturas de dados — blocos básicos de programação como INT, FLOAT, TEXT e BOOLEAN.
• Alocação dinâmica de memória — permitiu reservar uma quantidade de espaço na memória durante a execução dinâmica de um programa.
• Procedimentos recursivos — processo de repetição de funções, toda repetição precisa de uma condição de parada se não gera um loop infinito. Isto é bem interessante do ponto de vista do programador, pois, permite ver com maior clareza o processo utilizado, desde que o problema ou os dados sejam naturalmente definidos através de
recorrência.
1972
Smalltalk, foi a pioneira na linguagem orientada a objetos. Trouxe também a compilação JIT (componente que melhora o tempo de execução dos aplicativos) e interações com os programadores através de janelas.
Já viu algum vídeo do Pong do Atar no YouTube? É um dos jogos da primeira geração de consoles que foi escrito em linguagem C.
Criada por Dennis Ritchie para o desenvolvimento do sistema operacional Unix no início, não ganhou a simpatia dos programadores, mas o jogo virou logo nos anos 80, a linguagem cresceu vertiginosamente e passou a substituir a linguagem BASIC que todo programador devia usar.
Structured Query Language ou simplesmente SQL, surgiu no IBM. A pesquisa liderada por Edgar Frank Codd queria desenvolver uma linguagem que adaptasse ao modelo relacional, um tipo de banco de dados que na época de lançamento se baseou no princípio de representar as informações em tabelas.
1973
Foi das primeiras a usar inteligência artificial. Extraído por Alain Colmerauer e membros de seu grupo entre os anos 72 – 73 em Marseille com escrita em lógica de propósito geral tem estrutura em outras áreas como banco de dados, análise de estruturas bioquímicas e computação linguística.
1978
Quando entrou em atividade não era linguagem de programação apenas calculadora matricial, mas logo de fato se transformou numa linguagem permitindo os engenheiros de software e cientistas expressarem por completo as operações matemáticas. Desde então vem se atualizando. Exemplos: análise de dados, desenvolver algoritmos, construir gráficos em até três dimensões e criar modelos de aplicativos.
1980
Ficou com medalha de prata no ranking popular das linguagens na década 80, pela familiaridade do nome já sabe por que se chama assim. Originalmente produzida por uma equipe liderada por Jean Ichbiah da CII Honeywell Bull, contratados pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) com o intuito de substituir as centenas de linguagens de programação usadas em todas as aplicações militares.
1983
Esforço do trabalho de Brad Cox e Tom Love que se tornou a principal linguagem utilizada para escrever software para MacOS e iOS veio com objetivo de adicionar o paradigma de orientação a objetos a linguagem C já que a escrita foi inspirada em seus padrões.
1985
Com dois ++ no final que significa incremento. Muitos não imaginam, mas a linguagem sucessora de C tem um importante papel na indústria dos games mercado financeiro, grandes aplicações e
navegadores, por envolver múltiplos recursos e funções.
Desenhada pensando na máxima eficiência e flexibilidade dos grandes softwares, a jornada de construção se inicia em 1979, quando Bjarne Stroustrup cientista da computação implementou uma versão melhorada dos padrões C no núcleo Unix chamada With Classes. Em 1983, foi renomeada C++ e também passou a exigir um compilador próprio, abandonando o pré-processador de que anteriormente necessitava.
1987
Desenvolvida por Larry Wall, um administrador de sistemas que trabalhava no laboratório da NASA. Escrita em padrões C com objetivo simples: encontrar grande quantidade de dados textuais e reproduzir relatórios.
1991
HTML, inaugurou novo tipo de linguagem, marcação de HiperTexto utilizada para estruturar um documento ou página para a web.
Não sei se objetivo inicial da linguagem era web ou documentos. O certo é o compartilhamento de documentos científicos entre os acadêmicos. Foi criado por Tim Berners-Lee, britânico que também criou a World-Wide-Web (www). Atualmente HTML está representada em centenas engenharias de software, como desenvolvimento de jogos, sites, sistemas e apps.
Foi projetada para os iniciantes aprenderem rápido em comparação às linguagens de alto nível, é utilizável para todos os tipos de complexidade. Regressando aos tempos atuais, diversas empresas usam na forma de inteligência artificial como Google e Netflix por ter poderosa biblioteca para criação de modelos e algoritmos machine e deep learning.
1995
Aqui vai uma curta história sobre a linguagem...
O bom trabalho de Yukihiro Matsumoto de reunir os melhores elementos das suas linguagens favoritas (Perl, Eiffel, Ada e Lisp) resultou numa nova linguagem que equilibra a programação funcional com a programação imperativa. Ele afirmou numa entrevista:
O Ruby é simples em aparência, mas muito complexo por dentro, assim como o corpo humano'.
Enfim...
Demorou 11 anos desde o lançamento para ter aceitação em massa entre os programadores, graças a implantação do framework Ruby on Rails em 2005, uma coleção de pacotes ou módulos que facilitou muito a escrita de aplicativos Webs. Atualmente a base de seus usuários compõem especialistas nos Gigantes Tecnológicos como:
• Back-end: Twitch
• Framework Ruby on Rails: Netflix
• RubyGems — Implantado em 2004 para ser biblioteca de código reutilizável. Gigante que utiliza: Google
O PHP (acrônimo recursivo de: PHP: Hypertext Preprocessor) foi chamado originalmente de PHP/FI. Bem, a jornada de criação começa em 1994 quando Rasmus Lerdorf, um consultor de empresas, querendo trabalhar decidiu escrever um script em Perl com objetivo em colher as informações sobre os visitantes. As empresas recebiam seu currículo por link. Desta ideia, incluiu a construção e manutenção de páginas web dinâmica.
Quatro anos antes do lançamento oficial do Java, os mentores Patrick Naughton, Mike Sheridan, e James Goslin trabalhadores da empresa fabricante de computadores chamada Sun Microsystems iniciaram um projeto para pequenos dispositivos eletrônicos inteligentes. O projeto no início não teve bons resultados, devido à lentidão do crescimento da área de dispositivos eletrônicos inteligentes, mas em 1994 com a ‘internet’ ficando popular o grupo ficou animado e então decidiu adaptar a linguagem a esse novo setor tão promissor.
As atualizações permitiram às empresas de Games, utilizarem seus recursos a concepção de diversos tipos de jogos 2D e 3D.
1996
Apesar do nome não é herdeiro da linguagem Java. Desenvolvido por Brendan Eich, da Netscape Communications, em apenas dez dias como uma linguagem de script para ser executada no navegador principal da empresa. Antes do nome que todos conhecemos, se chamava Mocha e depois LiveScript.
A linguagem derivou a sintaxe de Java, suas funções de primeira classe de Scheme e sua herança baseada em protótipo de Self Desde então, o JavaScript foi adotado por todos os principais navegadores gráficos da web como Google (Gmail) e Adobe Ing (Adobe).
2000
C Sharp ou C#, foi construída do zero pela Microsoft com base em C, juntamente com elementos do Java e Pascal. Sendo assim pode utilizá-la para suportar o desenvolvimento de aplicativos móveis, plataforma web e aplicações desktop.
Para contar a jornada da criação, voltando para os anos 90. A Apple estava em apuros financeiros. O Mac OS era uma bagunça, desenvolvedores e usuários estavam deixando a plataforma em massa e apenas os fiéis ficavam com os produtos. Foi quando a Apple começou a procurar um substituto moderno do sistema operacional para o Mac OS. Então comprou a NeXT e a NeXTSTEP para serem a base do seu novo projeto (Project Builder) que teve uma vida curta até ser ajustado e renomeado Xcode em 2003.
Chegou para ser amado e odiado pelos desenvolvedores de aplicativos para iPadOS, macOS, tvOS e watchOS. Entendemos isso com recursos que ele pode ajudá-lo a escrever um código mais limpo, o que pode tornar seu código mais legível e fácil de manter, mas também não tem nenhum suporte para ambientes de trabalho com guias dificultando o trabalho com várias janelas.
2004
Linguagem de alto nível. Foi criada pelo cientista da computação Martin Odersky como sendo a Scalable Language ou, simplesmente, Scala. Outros desenvolvedores liderados por Odersky na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Lausana, na Suíça, também contribuíram com o projeto.
Desde o lançamento, Scala se estabeleceu como um espaço para processar grandes volumes de dados, e hoje e usado em SoundCloud, plataforma distribuição de áudio e música. Também no Twitter e Asana (Software).
2008
Originalmente desenvolvido por Chris Oliver quando ele trabalhava para uma empresa de
Desenvolvimento de software chamado SeeBeyond. Se baseou em Java.
Anunciado pela primeira vez em 2007. Oferecia a estrutura sintaxe declarativa, digitação estática, inferência de tipo, vinculação de dados, animação e gráficos 2D.
2009
Em 2007, os três engenheiros de software da Google, Robert Griesemer, Rob Pike e Ken Thompson, o mesmo criador da linguagem C se cansaram da complexidade do C++ e da falta de uma linguagem simples, mas que fornecesse compilação e execução eficientes. Características encontradas em outras linguagens, como C++, Python e JavaScript. Demorou dois anos até que, em 2009, a linguagem de programação Go foi anunciada como um projeto público de código aberto.
Assim, ao longo dos anos, empresas além do Google como Uber, Dropbox, Netflix e SpaceX utilizam a Linguagem em suas estatapes.
2010
Linguagem de programação para o público de código aberto, orientada a objetos e imperativa. Surgiu de um projeto pessoal em 2006 por Graydon Hoare. Engenheiro canadense da Mozilla Research que usou C++ e C# como base. A Mozilla começou a experimentar o projeto em 2009 com a equipe de Hoare para substituir C e C++. Agora, vamos a lista de empresas globais que tem a ferramenta atualmente:
• Prime Video,
• Discord,
• Facebook,
• Microsoft Windows,
• Linux estão na lista.
0 Comentários
Se o conteúdo gerou valor para você compartilhe, comente ou se torne seguidor do Blog.