Telegram para Negócios
Nos últimos anos, testemunhamos os novos usuários do Telegram buscarem o serviço de mensagens como uma alternativa para o WhatsApp, devido a mudança política de privacidade que tem com o objetivo de melhorar suas experiências com anúncios e produtos. Em outras palavras, reforça o compartilhamento de dados pessoais dos seus usuários com o Facebook e assim fazer sugestões de novos amigos, grupos, conteúdos interessantes, ofertas e anúncios relevantes. Nessa fuga de usuários, o Telegram que já é palco de clientes que querem consumir conteúdo mais focado, além das empresas se sentirem confortáveis em atender o público-alvo, se torna num espaço ideal para qualquer empreendedor oferecer seus serviços. Portando o conteúdo hoje, discutiremos como você pode usar a poderosa ferramenta para os negócios.
Lançado a quase 8 anos, o Telegram é um aplicativo gratuito de mensagens instantâneas, fruto das mentes dos irmãos Russos Pavel Durov e Nikolai Durov. Os mesmos pais da rede social VK. O serviço está disponível para smartphones ou tablets (Android e iOS), computadores (Windows e Linux) e na versão Web, oferecendo aos usuários o compartilhamento de mensagens por texto, áudio, imagem e vídeo, além de arquivos em diversos formatos.
Principais estatísticas sobre o Telegram
• Ultrapassou 500 milhões de usuários cadastrados em janeiro de 2021.
• É recomendado com um dos diversos canais de vendas para a empresa.
• Mais de 15 milhões de mensagens são enviadas diariamente.
• Todos os dias, 1,5 milhão de novos usuários entram no aplicativo.
• Em média, são cerca de 150 mensagens enviadas diariamente por usuários.
• Já é utilizado por 45% dos brasileiros que possuem smartphones.
• O principal público está localizado na Rússia, Índia, Brasil, Malásia e Países Baixos.
Grupos
O Telegram carrega a vantagem em ter comunicação com 200.000 mil membros e com isso você pode capturar a sua audiência e simplesmente colocar em um único grupo. Também, configura na opção em controlar o que o usuário pode ou não realizar nele. Já a desvantagem, assim como o WhatsApp qualquer membro pode falar, deixando o grupo em total bagunça que faz com que os usuários saiam rapidamente do grupo. Mas essa bagunça não lhe impede de conseguir manter a comunicação um pouco mais organizada com o uso de enquetes e assim conhecer melhor o público, nomear administradores – de preferência, colabores da empresa – para moderar o grupo e manter tudo em ordem.
Canais
Comparado a lista de transmissão do WhatsApp em quase tudo. Os canais se separam na comparação ao eliminar aquela bagunça nos canais, pois apenas os administradores podem enviar mensagens ou responder, só restando aos clientes a possibilidade de compartilhar conteúdo. O que não é muito útil para quem deseja manter forte relacionamento com o público.
O Telegram oferece diversos recursos, o que facilita para o administrador entregar conteúdo de qualidade, melhorar a imagem da marca e ainda facilitar a vida dos seus clientes. Então agora, confira 8 recursos que não podem faltar na estrutura dos seus negócios.
Chat secreto
Como o título já revela, você tem a possibilidade de conversar no privado com alguém. E dentro dessa janela é possível habilitar a função de destruir mensagens de texto, fotos e áudios em determinado prazo, caso não deseje deixar nenhum histórico ou rastro. Além disso, a criptografia de ponta a ponta, ou seja, garante que as informações não sejam interceptadas pelo próprio aplicativo que só pode ser acessado pelos dois envolvidos na comunicação.
Enquetes
Quem já fez uma enquete na sua rede social para saber a opinião dos amigos e público? Então sabe que a ferramenta oferece a chance de se relacionar com audiência, entendendo os interesses, dúvidas e opiniões. Sabe também que com a coleta das informações você consegue entregar a melhor estratégia sobre produtos, serviços e projetos.
Bots
O Telegram conta com a inteligência artificial no atendimento ao usuário. Para isso, adicione as mensagens de boas-vindas, perguntas frequentes, solicitações dos clientes e rastreamento de encomendas. Tornando ideal para quem tem interesse em manter os clientes informados diariamente sobre as movimentações da empresa.
Hashtags
Desde agosto de 2007 no mundo das redes sociais. O poderoso sistema de organizar sobre o mesmo assunto na internet passou por evoluções que envolvem e foi apresentado a uma lista de conteúdo marcados com ela, aos Trending Topic, que são os assuntos mais comentados do momento e etc. Hoje o Telegram tem essa ferramenta a seis anos que pode ser usada nos grupos com a #perguntaaolider, no intuito de responder aos alunos e assim tirar dúvidas. Outro exemplo, com a #posvenda para oferecer suporte aos clientes com a ajuda dos administradores.
Editar mensagens
A opção em editar mensagens é útil em se comunicar com os clientes nos grupos em tempo real, de forma mais profissional sem ter a necessidade de acumular aquelas notificações de mensagens apagadas. Naturalmente, evita deixar uma má impressão para quem recebe o conteúdo ou recado. Por fim, o Telegram tem o sistema de perguntar ao usuário se realmente deseja enviar a mensagem.
Fixar regras
Há também espaço para fixar mensagens no topo dos grupos ou em canais. Recurso útil para manter textos importantes sempre visível ao público, como regras. Também pode servir como lembrete, outra vantagem em impedir um pouco da desorganização nos canais e grupos.
Áudios personalizados
Ferramenta ideal para quem tem dúvida se a mensagem ficou clara o suficiente antes de enviá-la a alguém. Além disso, fica disponível a capacidade de acelerar áudio em até duas vezes, que é um excelente recurso ao entregar podcast ou áudios grandes, evitando que o público ouça o conteúdo em pedaços.
Mensagens salvas
Instalado no Telegram em 2017 e desde então o usuário consegue destacar a mensagem de alguém que acha importante, mas não tem tempo para ler pode marcar o texto como favorito. Outro destaque é que você consegue digitar novas mensagens, enviar fotos e vídeos que ficam salvos na nuvem. Enfim, a função é ideal para fazer anotações rápidas de novos conteúdos.
Conclusão
É indiscutível não reconhecer que o Telegram é uma plataforma para construir ou fortalecer o relacionamento com o público-alvo, impulsionado por diversas ferramentas pioneiras dos aplicativos de mensagens instantâneas. Portanto é fundamental expandiu os assuntos dos seus negócios, antes dos grandes anunciantes como Coca-Cola, Honda, Adidas, Netflix, Domino's, American Express e Microsoft serem incluídos nos canais ou grupos do mensageiro, devido a necessidade da ferramenta ter centenas de milhões de dólares no caixa para continuar ativo com tanta gente utilizado ao mesmo tempo em todo o mundo. Enfim, vai copiar as mesmas mudanças políticas de privacidade do WhatsApp.
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