Antes, um comentário ao leitor: o Blog tem recebido visualização não só no Brasil, mas também nos EUA, França, Rússia e Alemanha — e como forma de agradecimento o artigo de hoje aborda mobile marketing no contexto desses países.
Entre as maiores nações conectadas com smartphones, Estados Unidos encerra o G3 com entre 270 a 290 milhões de aparelhos. Já em 5° lugar, temos o Brasil que ultrapassa 103 milhões. E serve de orgulho para o país não tanto industrializado, em seguida a Rússia com 99 milhões. Ao descer o ranking, a Alemanha estaciona na nona posição com seus 65 milhões. Por fim, a França em 12° lugar passa de 50 milhões. Essa força pode ser ótima oportunidade para as empresas se aproximarem do seu público e uma das estratégias para isso é o mobile marketing. Você deve estar se perguntando: ok, mas o que é mobile marketing? Calma continue lendo o post, vamos te explicar.
É um conjunto de estratégia voltada a adaptar seu site ou Blog enquanto os usuários estiverem navegando dispositivos móveis, ou seja, busca alcançar o público-alvo em seus smartphones tablets e notebooks, através de e-mails, mensagens SMS, redes sociais e aplicativos. Basicamente, a intenção é divulgar produtos, serviços, marcas e empresas, influenciando os usuários a se transformarem em consumidores digitais. Agora mudo o assunto para os exemplos das ações.
Exemplos das ações de Mobile Marketing
Já que conheceu o conceito do mobile marketing, fique sabendo que tem várias ações para seu pequeno negócio ou empresa buscar o aumento, a visibilidade na construção de sua estratégia em suas vendas e fortalece o relacionamento com clientes. Entenda da melhor forma possível a sua aplicação.
SMS
Nossa primeira ação de mobile marketing: SMS. Essa plataforma consiste em enviar mensagens de textos, captação e leads. Use essa aplicação com boas vindas para novos clientes, lembrete de aniversário ou cobrança, divulgação de promoções, enquetes e novidades. Lembre-se de enviar SMS somente aos clientes já cadastrados na sua lista de contatos. Assim vai evitar o rompimento no relacionamento com cliente que não autorizou o envio dessa mensagem.
Outra ferramenta tradicional assim como SMS consiste em fornecer captação, nutrição de leads, mas também é um ótimo ambiente de propaganda que ajuda a criar o vínculo entre o cliente e a marca. Com isso você tem espaço para criar diversos tipos de campanhas ao enviar textos, imagens e vídeos.
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QR Code
Ultimamente tem aparecido em propagandas no canto da tela da sua televisão o código de barras 2D que pode ser escaneado e interpretado pela maioria dos smartphones modernos equipados com câmeras, direcionando o consumidor para qualquer site em poucos segundos e de forma segura.
Veja exemplos:
Restaurantes, Pizzaria e Bares: Crie o cardápio QR Code e agilize o atendimento no seu estabelecimento, colocando em cada uma das mesas ou no balcão do bar. O recurso é perfeito para os clientes realizarem pedidos, solicitar o fechamento do pedido e deixar avaliação sobre a comida e serviço.
Hotéis, Pousadas e Hotéis Fazendas: Use o poder do QR Code para interagir com seus hóspedes, o mais indicado e fornecer promoções, pacotes durante a estadia dos seus hóspedes sobre a temporada e datas anuais especiais.
Livrarias: Peça elaboração de conteúdo exclusivo, relacionado com livro lançado. O ideal seria o lançamento de sagas mundialmente aclamadas ou autores consagrados do seu país.
Cinemas: Crie a opção de os clientes poderem pagar ingressos e petiscos por meio do QR Code. Assim vai agilizar a longa fila.
Blog: Muitos blogueiros colocam o código para disponibilizar um link rápido para a versão mobile do seu site. Por exemplo, nos vídeos do canal oficial do site na plataforma YouTube.
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Bluetooth Marketing
Vamos direto ao ponto — o bluetooth marketing é uma estratégia em compartilhar arquivos com outras pessoas sem fio sobre o pretexto em divulgar produtos e serviços. A ação abre o canal sem custo para os usuários receberem as promoções, cupons, aplicativos, imagens e vídeos. Foque em oferecer cupons de desconto para lojas, pizzaria e restaurantes ou promoções em shopping centers.
As únicas desvantagens e o alcance curto, pois só permite a distância entre 80 a 100 metros, podendo variar onde a antena esteja instalada. Depois vem a necessidade do usuário estar com bluetooth ligado no seu aparelho e autorize a conexão.
A sexta ação focada em trocar mensagens instantâneas, seja por áudios e vídeos, tem mais de 2 bilhões de usuários ativos. Entre os países abordados no post, o Brasil chega a 120 milhões, enquanto Alemanha alcança 51 milhões e a França ultrapassa 31 milhões. Outros exemplos, a ferramenta permite se relacionar com usuário em tempo real, porém a rede é considerada privada, portanto não pode ser feita sem autorização do cliente. Assim vai garantir que a mensagem seja aceita.
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WhatsApp Business: o que é, como usar, como incluir essa ferramenta na sua estratégia marketing
Telegram
Concorrentes do WhatsApp, o Telegram tem 500 milhões de usuários ativos e sai na frente por permitir aos usuários criarem grupos com até 200 mil participantes. Diferente do WhatsApp com no máximo 256 contas. Além disso, a ferramenta suporta o envio de arquivos de até 2 GB, o WhatsApp só permite até 100 MB.
Outro ponto positivo são as mensagens criptografadas. Recurso fundamental para quem deseja ter privacidade com o cliente, evitando que toda a conversa seja passada pelos servidores do Telegram. Encerrando, você tem a possibilidade de criar enquetes nas conversas.
Confira aqui:
Aplicativo
Hoje os usuários de aparelho celular têm no mínimo 20 aplicativos instalados. Ótimo número e ideal criar um ambiente próprio para sua marca se almeja obter vantagens do mobile marketing.
Duas delas, ao ter acessos aos dados do usuário, melhora sua posição no ranking do Google e aumenta a taxa de conversão. E caso não saiba o desenvolvimento do aplicativo não é barato, mas para valer a pena só crie aplicativo que agrega ao seu cliente. Em outras palavras, o seu aplicativo não pode ser só estampado de anúncios. Então coloque formas de reserva, recursos de pesquisa, informações gerais e preços.
Quer saber mais sobre aplicativo? Veja:
O estilo da principal rede social do mundo com 2,7 bilhões de usuários ativos e a configuração de interação entre usuários através de troca por mensagem instantânea, postagem e compartilhamento de conteúdo. Mas o aplicativo vai além dessa descrição, pois é possível direcionar anúncios, integração para ações personalizadas de marketing digital, comunicações orgânicas e métricas.
A rede social tem o foco em compartilhar belas fotos e vídeos, continua a ser voltado a dispositivos móveis. No ano passado alcançou 1,15 bilhão de usuários ativos, ou seja, quase 13% de uma população mundial de 7,874 bilhões. Desse montante, o Brasil carrega 99 milhões de pessoas que usam a rede social nos Estados Unidos. Em 5° lugar, temos a Rússia com 56 milhões, o dobro do povo alemão com 26 milhões e a diferença só aumenta com 23 milhões da França.
De resto, priorize o Instagram se o grupo dos clientes possui entre 18 a 24 anos e 25 a 34, pois ambos são os maiores grupos relevantes da rede. Mas também depende se o seu estilo de negócio está entre as categorias mais vendidas. Exemplos: esporte e lazer, produtos eletrônicos, eletrodomésticos, games e brinquedos, saúde, cosméticos e perfumaria, decoração de casas, livros, moda e acessórios, alimentos e bebidas, doces e salgados.
Mesmo perdendo e ganhando usuários mundialmente nos últimos anos, o Twitter oferece ser a fonte de informações dos assuntos mais falados do momento graças as hashtags. Além disso, você pode enviar e receber atualizações de outros contatos, marcas, artistas ou personalidades. Em relação ao número de usuários por países, no topo do ranking que conta com 20, temos os Estados Unidos liderando o pelotão com 69,3 milhões. O Brasil tem 16,2 milhões, mas perde em relação ao Japão (50 milhões), Índia (17,5 milhões) e Reino Unido (16,45). A França ocupa o 10° lugar com 8 milhões e quase no fim deste ranking Alemanha para em 15° lugar com 5 milhões.
O último ponto é a faixa etária de idade dos usuários. O Facebook tem entre 18 a 24 anos e 25 a 34 anos, em relação ao Twitter 25 a 34 anos e 35 a 49 anos.
VK
Acho que a rede social Rússia com mais de 400 milhões de usuários, não estaria incluído na minha lista, né? Eu também. O VK dispõe a inspiração do Facebook em cada elemento: postagens de textos, fotos, vídeos e painel de contatos, além de criar grupos e anúncios. Entre outras inspirações, caixa de mensagens e estrutura do arquivo de mensagens recebidas.
YouTube
Desde o lançamento a plataforma oferece aos usuários o espaço para postagem de vídeo, like, dislike e compartilhamento de conteúdo. E hoje não dá para ficar sem canal, ainda mais se seu negócio no marketing digital se beneficia na produção de cursos em vídeos, orientado a implementá-las na rotina de trabalho, produtos digitais falando sobre todo tipo de esporte ou quem sabe fazer lançamentos de veículos da sua loja de carro.
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