Tendências do Marketing Digital em 2021: O ano da decolagem - Gigante Do Marketing

Tendências do Marketing Digital em 2021: O ano da decolagem


 

Enfim chegamos na virada do ano caótico de 2020, tanto em saúde física, psicológica e financeira. Nessa passagem de tempo a sociedade ficou mais digitalizada e por isso nos últimos meses os empreendedores de qualquer setor viram o marketing digital como o principal ambiente profissional para ganhar relacionamentos com novos clientes e manter os antigos da casa. Fizeram tudo isso buscando novas técnicas e eficazes de mercado. 

As novas técnicas atualizadas, mostraram também ser uma das melhores maneiras de sair ou permanecer á frente de seus competidores. Boa parte dos competidores estão cada vez mais engajados para tentar ficar no topo do seu negócio, e a outra parte tenta tomar a posição, por fim o grupo dos desligados, "como se fosse o motor do foguete em dificuldade para ligar, e assim poder iniciar a trajetória até o destino". Seja qual for o seu objetivo, não pode ficar de fora desta disputa.

Se interessou, né? Diga que sim. Se já disse? Confira as tendências que acreditamos estar decolando em 2021.



Reveja as antigas tendências:

Não Fique de Fora: Conheça as Tendências do Marketing Digital para 2020 

Transmissões ao Vivo


Entra ano, sai ano, a tecnologia de transmissões ao vivo em várias plataformas online vêm sendo consumida em grandes proporções na música, moda, games, treinamentos de cursos e até lançamentos de foguetes espaciais, permitindo que seu público se envolvesse e os vivenciasse remotamente.

Mas para esse ano, a pandemia ajudou, involuntariamente, os lançamentos de novos produtos a se tornarem virais. Mas todo lado bom tem seu ruim. Exemplo disso são o cansaço da fórmula, em outras palavras o fenômeno acabou virando fracasso. Por isso temos certeza que a diversificação de conteúdo será forte tendência em 2021. 

 Vídeos Curtos



Estreando nas tendências, os vídeos curtos de 15 a 60 segundos, oferecem amplos recursos para editá-los, e assim produzir conteúdo engraçados têm caído no gosto dos usuários. Antes o que começou na brincadeira para engajar o público adolescente, mas no final de março deste ano com propagação do covid-19, atirou a humanidade em longo isolamento social, consagrou o crescimento dos downloads para todas as idades e abriu portas para criadores de conteúdo, marcas e artistas que desejam cativar seu público, a tendência tem tudo para continuar em 2021. Antes de passar para a próxima aposta. Veja no exemplo abaixo:




Fonte: Zach King

Pesquisa por Voz


Novamente entre as tendências, a ferramenta de reconhecimento por voz e a nova onda do futuro. Na pesquisa do Google realizada em 2018, mostrou a estimativas de cerca de 5 a 10% dos usuários do seu buscador no brasil já utilizam pesquisa por voz para alcançar resultados mais rápidos e práticos. Desde então, funciona como forma de entrada de leads e venciam o potencial poder de dentro do funil de vendas.

Encerrando. De fato, é uma ótima ferramenta para fisgar esse tipo de usuário. Veja em outra pesquisa: no início do ano um estudo da ComScore previu que mais de 50% das buscas viriam todas as buscas sejam relacionadas a voz, transformando a cultura da comunicação. Portanto marque a terceira tendência na agenda.

Marketing de Influência


Não se trata de algo novo, mas com os nascimentos das redes sociais, adaptou marketing de influência às necessidades do mercado moderno, inaugurando a era do boca a boca digital. Mas antes de entender o futuro, primeiro temos que voltar ao passado do marketing de influência.

Tudo começou com os experimentos realizados em 1926 numa tríplice aliança entre Japão, Reino Unido e EUA até 1927, marcam o nascimento do mais novo membro da comunicação, mas em imagens e sons da velha televisão. Passando para os anos 50 a 60 com o avanço da resolução e áudio, empresas ou marcas começaram a colocar figuras públicas para estampar as embalagens de seus produtos. Esse modelo de influência imigrou para internet após a popularização do blog em meados de 2005, é repetiu a dose em 2008 nas redes sociais, e dois anos depois, sistemas de propaganda online mais elaborados foram introduzidos ao mercado, como mídia programática e o native advertising, permitindo uma relação direta entre as marcas e plataformas, como Instagram, Facebook, YouTube e Twitter. E no passado mais recente, as redes sociais passaram por ascensão, dobrando o número de usuários. Isso levou a diminuir o engajamento nos perfis que tem milhões de seguidores e as marcas perceberam que a oportunidade não está quem tem mais, mas quem tenha entre 1 mil a 50 mil seguidores.

Agora falando de 2021, preza pela experiência em transmitir suas emoções para seus seguidores. Onde um conteúdo bem produzido, pode ser uma oportunidade a mais de alcançar resultados favoráveis no empreendedorismo. Outro ponto considerável vem junto com a era do boca a boca digital, forçando os influenciadores a coletar informações sobre as mudanças constantes de consumo do seu público e aplicá-las em campanhas.     

Chatbots



Os recursos de suporte da ferramenta chatbots têm ganhado atualização no atendimento aos clientes, desde saudando com uma mensagem educada, guias de perguntas de autoajuda, vendas até reclamações.

Muitas marcas e empresas estão adotando a prática para sair na frente dos seus competidores. Esse efeito trouxe ao usuário a chance de ter as soluções rápidas ao perguntar para inteligência artificial e esperar a respostas para compras online, redes sociais, atendimentos ao banco e etc. Além disso, a plataforma adota a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), criada em 2018 e entrou em vigor em agosto de 2020. A intenção é estabelecer regras sobre a coleta e armazenamento de informações pessoais. Para quem ainda não entendeu, o seu negócio possui a obrigação de se preocupar e administrar melhor os dados que captam de seus clientes, dando mais combustível para quem deseja ser fiel à lei, sob a vantagem de não poder ser contratado. 

Marketing de Nostalgia


Você já deve ter notado ultimamente, grandes marcas ou empresas têm trazido de volta desenhos, filmes, peças de moda, referente aos anos 80 e 90. De fato, é a tendência perfeita para fisgar a atenção do seu público, afinal quem não adora relembrar os bons momentos de nossas vidas. 

Um bom exemplo de marketing nostalgia em ação foi o comercial da marca PepsiCo, lançado neste ano em diversos países. Esse feito abriu o baú de memórias com 40 modelos exclusivos dos  PAC MAN em tazos. Os tazos foram a febre entre as crianças dos anos 90 e 2000. Confira abaixo a versão brasileira.  






Fonte: Elma Chips

Se saciou de nostalgia? Não, calma temos outro bom exemplo da ação e vem da junção do desenho Caverna do Dragão, fenômeno da cultura pop com a montadora francesa Renault, ocupando a primeira posição nesse estilo de marketing. Só citei dois exemplos, a diversas possibilidades, portanto corra para estação espacial nostalgia e faça experimentos de seus produtos com algo marcante do passado.     

Podcasts


Algumas coisas não mudam. A fórmula de comunicação vem ajudando as empresas a crescerem na velocidade da decolagem no Brasil. Sob uma perspectiva maior, pode resultar em acréscimo dos ganhos para os criadores de conteúdo, além de anúncios, monetização através de sistemas de crowdfunding, temas de economia e vendas de produtos. Todavia, a maioria dos negócios falham na hora de selecionar o conteúdo da sua atividade profissional em ambiente digital, erro já clássico, mas em 2021 não pode acontecer, pois o ano promete alcançar mais ouvintes, e com isso carrega a exigência na dedicação e compromisso, fator importante para acertar em uma mais tendência.

Aplicativos de Mensagens Instantâneas



Essa tendência não poderia ficar de fora da lista: sabendo bem o crescimento do uso destes canais disparou logo no começo da pandemia, virando o centro das atenções dos usuários. E tudo isso foi ocasionado por seus recursos oferecidos pelas mensagens instantâneas que vão além de contatos profissionais para economizar tempo no andamento dos negócios em chat privado e seguro. Se destaca em atender mais clientes de uma só vez, e não pode se esquecer das vantagens de prosseguir com a conversas de onde parou no dia seguinte, pagar conta de banco digital, diferente das plataformas YouTube, Facebook e Twitter.

Agora com a cabeça em 2021, a necessidade desses canais tem tudo para continuar no mesmo ritmo, apesar da provável retomada da vida social com a saída da vacina entre os primeiros meses do ano, digo isso por sinceridade à volta cotidiana será gradual, demorando alguns meses para tudo voltar ao normal.   

Post curto, não é? Mas antes de encerrar podemos trazer mais apostas para começar a planejar o próximo ano, só basta deixar seu comentário. Ah, quase me esqueci de te dar um recado, na Paz do Senhor e feliz ano novo a todos!!!        

Postar um comentário

0 Comentários