Consultoria de Marketing Digital: Vale a pena ou não Vale a pena Contratar o serviço? - Gigante Do Marketing

Consultoria de Marketing Digital: Vale a pena ou não Vale a pena Contratar o serviço?

Consultoria de Marketing Digital: Vale a pena ou não Vale a pena Contratar o serviço?

 

Só quem trabalha com marketing digital na empresa pode dizer que muitas vezes, para encontrar a chave do sucesso é fundamental escolher uma boa equipe para comandar o setor que tem fortes relações com o administrativo, financeiro, recurso humano e comercial. Outras vezes a relação não tem pilares estruturais para acompanhar o fluxo do dia a dia da empresa em uma uma realidade que a humanidade está conectada 24 horas, vem mudando o processo de consumo e o mercado vem se adaptando a essa nova realidade.

Essa adaptação abriu novos campos de atividades para atender as necessidades de diferentes tipos de negócios em marketing digital. Entre essas atividades, temos a consultoria marketing, um serviço solicitado por empresas de todos os tamanhos e setores. Mas você já ouviu falar em consultoria de marketing digital? Provavelmente não. E se ouviu falar, realmente vale a pena contratar este tipo de serviço? 

Pensando nisso, neste guia, tome a decisão baseado no perfil do seu negócio. 



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O Que é Consultoria de Marketing Digital




Podemos dizer de maneira curta que a consultoria de marketing digital é transferência de algum conhecimento que o cliente não domina ou não esteja disponível em tempo integral para executá-lo. Enfim, além de auxiliar com conselhos, apresentam análise, apontam falhas, utiliza as ferramentas, faz otimização dos processos e mapeamentos para ajudar o seu negócio a se adaptar à nova realidade de compra do consumidor.

Confira abaixo a lista dos principais pontos abordado em Consultoria de Marketing Digital 

Mapeamento do Público-Alvo;

Interpretação de Métricas e Indicadores de Desempenho;   

Estudo do Mercado;

SEO; 

Automação de Marketing;  

Gestão Financeira Digital;

Inbond Marketing; 

Estratégias de Redes Sociais;

Blog e Palavras-Chaves;

E-mail Marketing;

Estratégias Digitais para E-commerce;

O que faz o Consultor de Marketing de Digital



Agora vamos entender um pouco sobre seu funcionamento. E para o leitor entender, dividimos as principais funções de uma consultoria de marketing digital em 5 partes. 

Lá vamos nós: 

Diagnóstico

Tudo começa aqui, o diagnóstico tem papel de analisar os principais problemas do cenário atual da empresa ao fazer levantamento de dados, conhecer todo o processo de cada etapa de melhoria destinada ao público-alvo, além dos fornecedores e competidores ao entrevistar o gestor de tráfego e equipe de peso na área comercial de marketing. Podendo durar dias no ambiente da empresa ou horas.   

Projeto

O segundo passo da consultoria em marketing é fazer uma proposta do projeto após coletar dados das informações, normalmente será entregue para você um documento de dois ou três parágrafos no máximo, falando sobre os problemas e como encontrou a solução. Aqui tem a opção de escolher o tipo de serviço, podendo ser com equipe de demais contratantes ou funcionários da sua empresa. Caso seja com os funcionários irão passar por treinamento, adicionando outro custo.

Planejamento

Com o avanço do projeto, parte para compreender a necessidade do seu negócio, busca soluções e as estratégias que serão aplicadas, durante a execução.   

Execução

Feito o planejamento do projeto com o cliente, o consultor de marketing tem como função fazer a execução que pode ser feita por uma pessoa ou agência, tudo vai depender do seu orçamento.

Prosseguindo, o tempo da quarta etapa vai depender muito dos conhecimentos práticos, das habilidades multidisciplinares e da competência na liderança. Pois a função não participa da execução diretamente faz apenas acompanhamento das ações planejadas, analisa os resultados através das métricas e corrigir eventuais erros. Ou seja, não põe a mão na massa, só faz o papel da liderança.

Acompanhamento

A quinta etapa, parte para o acompanhamento da qualidade do projeto, desta forma revê todo período da execução, eliminando assim as experiências erradas e acrescenta o comprimento das metas. Por fim, verificação das mudanças e transformações no mercado do cliente. Podendo ser em única vez por mês ou três em três no período de um ano ou mais. No final do tempo programado, finaliza o projeto.  

Chegamos na parte mais importante do post, aqui começa o foco no debate atual do mercado para esse tipo de atividade, vamos falar um pouco sobre os motivos de escolher a contratação de consultor em marketing. 

Quase me esqueci não e só os motivos para contratar, vai conferir também 4 motivos pelos quais você não pode contratar.

Motivos para Contratar a Consultoria de Marketing 




1. Profissionalismo

Para começar. O marketing digital requer profissionalismo para quem trabalha no ramo possa sobreviver num mercado ainda engatinhando, mas já tão disputado, e a consultoria entra para o time. Afinal quem sobrevive normalmente tem uma boa reputação, e para chegar a função exige sempre ficar buscando novos conhecimentos para se manter atualizado, trabalhar melhor, solucionar problemas e para terminar, viver de resultados positivos para ficar sempre em destaque em relação aos rivais. 

2. Equipe Multidisciplinar a Disposição

O segundo item a favor da contratação é o conhecimento de diversos profissionais no ambiente da empresa. Com uma equipe, liderada pelo consultor trás para seu negócio conhecimento específico, como gestão de redes sociais e commerce. E isso faz com que fique mais preparado para o mercado com a união de especialista mesmo que seja por tempo determinado. 

3. Otimize Tempo

Para fechar, com o consultor liderando o marketing da empresa você consegue extrair os melhores rendimentos possível dos demais setores.   

Motivos para não Contratar a Consultoria de Marketing 





1. Custo Elevado

Caso deseje contratar alguma agência e não tenha caixa disponível o custo será elevado. Podendo prejudicar a saúde financeira da empresa, forçando a reduzir rentabilidade e sua capacidade de investimento para confrontar os competidores. Por isso é importante se auto avaliar para decidir se realmente é tão importante ultrapassar o orçamento.     

2. Perda da Liderança

Com a chegada do consultor na empresa para assumir a responsabilidade no marketing vem a perda do comando do próprio negócio, pois as estratégias e medidas tomadas por esse especialista, obriga você aceitar os conselhos, orientações de alguém de fora do dia a dia da sua empresa ou estabelecimento, formando um caminho extenso e até mesmo delicado, caso seja um líder mandão.

3. Ter Informações Internas Expostas

Quem trabalha com este tipo de atividade sempre irá dizer para você de seus valores éticos profissionais, e não precisa se preocupar com qualquer vazamento de dados aos demais contratantes. Em outras palavras, irão repassar aos rivais de mercado. Por causa disso, além de contratar alguém pelo conhecimento multidisciplinar não se pode esquecer do fator principal, a confiança.   

4. Não há Garantias de Bons Resultados

Para terminar, o processo de terceirização deve ser entendido como uma atividade sem garantias de bons resultados para seu negócio. Nesse item não jogue a responsabilidade para o consultor é preciso buscar os motivos para os resultados não terem alcançado as expectativas.   

Conclusão

Você acompanhou nesse post sobre essa prática que abre novas possibilidades de negócio para empresa, seja qual for o tamanho, já que possivelmente pode mudar o rumo da comercialização dos produtos ou serviços, além de ampliar a visão com as metas estabelecidas.

Mostramos também os pontos vantajosos e desvantajosos que a especialização carrega. Ah, imagino que esteja pensando “Ok, você me mostrou tudo isso, mas ainda não respondeu à pergunta do título deste post?” Eu sigo a linha de pensamento e respondo. Não posso responder à pergunta por você, afinal todo mundo pensa diferente. Então pergunto para o leitor, com o conteúdo trazido aqui vale a pena ou não vale a pena contratar o serviço baseado no perfil do seu negócio? 

Antes de encerrar mais um post. Você que é novo (a) aqui ative as notificações para ficar atento com tudo direto em seu E-mail. Forte abraço, Fui.            


 



     


    




 





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