Quer estejamos no cinema ou em casa, podemos vivenciar narrativas envolventes, repletas de mistérios intrigantes e reviravoltas surpreendentes que nos cativam do princípio ao fim. Além de oferecer entretenimento, os filmes constituem uma rica fonte de lições sobre a vida, que nos ajuda a refletir sobre nossas próprias experiências e conecta-se, ao mesmo tempo, a uma das mais poderosas ferramentas de marketing da atualidade.
Vamos lá?
Confira os melhores filmes sobre marketing
12 Homens e uma Sentença
Conta a história de julgamento de um jovem porto-riquenho em Nova York acusado de matar o pai a facadas. A decisão deve ser unânime para a condenação ou absolvição. No entanto, 11 dos 12 jurados são rápidos em votar que ele é culpado em um caso aparentemente simples. Jurado #8 parece cético sobre as evidências em mãos e exige deliberação completa dos fatos de cada jurado antes de sentenciar o garoto à morte. E é esse caminho que passa a ser explorado.
O filme revela o poder da influência de grupo, estimulando as pessoas a seguirem a maioria. Isso também ocorre no marketing, onde a influência social e a dinâmica de grupo influenciam a maneira como os consumidores avaliam produtos. No entanto, ao participarem de análises críticas e cooperativas em grupo, os indivíduos são desafiados a pensar de forma diferente e têm a oportunidade valiosa de descobrir novas perspectivas sobre o valor de produtos ou serviços que, de outra forma, poderiam passar despercebidas se considerados isoladamente.
Joy: o nome do sucesso
Joy é mãe divorciada de dois filhos, que mora na casa com a mãe, a avó e o ex-marido. Sua vida muda após ela inventar um esfregão de limpeza milagroso que se transforma em um fenômeno de vendas e faz dela uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.
No âmbito do marketing, Jocy cometeu vários erros ao tentar apresentar seu produto a alguns investidores. Infelizmente, ela não se preparou de forma adequada para essa apresentação crucial. Também não tinha dados concretos para apoiar suas ideias e não possuía um protótipo do produto, confiando apenas em uma ideia inicial que precisava ser concretizada, comprometendo a confiança dos investidores no potencial do produto. Mesmo diante dessas falhas, Jocy encarou a situação como uma oportunidade de aprendizado; transformou os erros em lições valiosas. Dedicou-se a compreender as lacunas da sua apresentação e aplicou novas táticas e abordagens para estruturar seu plano de ação. Com isso, ela visou ganhar a confiança de novos investidores e garantir um espaço seguro para seu produto no mercado.
Jurassic Park: O Mundo dos Dinossauros
Localizado na ilha Nublar. Atração de luxo “Jurassic Park” totalmente operacional onde dezenas de milhares de visitantes exploram as mais incríveis e magníficas maravilhas da Terra pré-histórica e interagem com elas todos os dias. Entretanto, o sucesso e a inovação deste parque não param por aí, a equipe chefiada pela doutora Claire Dearing passa a fazer experiências genéticas com estes seres, para criar novas espécies. Uma delas logo adquire inteligência bem mais alta e escapa, fazendo com os visitantes tenham que lutar para sobreviver.
Para o marketing, a estratégia de explorar a curiosidade do público em relação ao desconhecido é poderosa. Lançar campanhas que despertem interesse em novos produtos, usando anúncios criativos e teasers misteriosos, é essencial. As redes sociais são importantes para espalhar rumores e especulações, gerando expectativa e posicionando a marca como inovadora. Isso estimula o público a buscar novidades surpreendentes na marca.
Fome de Poder
Quando Ray Kroc, comerciante de máquina de milkshake, ao descobrir o sistema inovador de preparo de refeições desenvolvido pelos irmãos McDonald vê enorme potencial para expandir o conceito. Á medida que a narrativa avança, Ray se torna cada vez mais obcecado com o controle da empresa e, eventualmente, manobra para comprar os direitos dos irmãos McDonald, transformando-se no "fundador" de fato do McDonald's Corporation.
Diferente das lições aprendidas da Joy com os erros, ele se utilizou estratégia de marketing focada em eficiência e na criação de uma marca forte, capaz de estabelecer-se firmemente no mercado ao se diferenciar significativamente da concorrência. Levanta também questões éticas sobre empreendedorismo, devido às decisões controversas de Kroc para garantir o domínio da marca.
Jerry Maguire: : A Grande Virada
Na trama, o jovem agente esportivo arrogante disposto a fazer qualquer coisa para conseguir os maiores contratos para seus clientes. Mas um dia consciência pesa em sua forma de viver, pois o tratamento da agência aos clientes dão nem sempre é humano. Quando é demitido por expressá-la manifesto idealista, o único atleta que aceita ser assessorado é Rod em péssima fase na carreira.
Focar no cliente e não no produto é a lição central de marketing aqui. Este princípio significa colocar as necessidades, desejos e expectativas do cliente em primeiro lugar, em vez de apenas promover o produto. Quando as empresas adotam uma abordagem centrada no cliente, concentram-se na criação de experiências valiosas, o que se traduz numa maior fidelidade e satisfação do cliente. Ou seja tenha abordagem de longo prazo para construir relacionamentos autênticos e verdadeiramente focados no bem-estar do cliente pode se tornar uma estratégia de longo prazo e extremamente gratificante. Isso inclui um compromisso contínuo de compreender e atender às necessidades dos clientes em todas as fases de seu relacionamento com a empresa. Compromisso genuíno não só cria fidelidade à marca, mas também incentiva o boca-a-boca positivo e o crescimento a longo prazo, garantindo que o negócio permaneça relevante e competitivo num mercado em constante mudança. Dessa forma, as empresas podem construir uma base de clientes fiéis que impulsione o sucesso sustentável.
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