O que é Social Selling: Benefícios e Dicas - Gigante Do Marketing

O que é Social Selling: Benefícios e Dicas

Usar as redes sociais para erigir relacionamentos com clientes atuais e clientes potenciais já não é mais o mesmo a tempo. É uma questão de estar no lugar certo e na hora certa. Nesse conteúdo, detalhamos todos os tópicos relacionados a este tema. 

O que é Social Selling? 

O que é Social Selling?

Social Selling, ou a venda social é uma abordagem de vendas B2B na qual os vendedores utilizam as redes sociais para se conectar com prospects em negociação e fechamento de negócios de maneira mais humana e natural. Ou seja, compreender as suas dores é necessário durante todo o processo de compra sem ser invasivo – desde a conscientização até a consideração ao final, fornecer uma solução em forma de produto/serviço. 

Quais os benefícios do Social Selling?

Antes de implementar uma estratégia de Social Selling, é importante enfatizar que qualquer abordagem com o consumidor, não é um processo que acontece da noite para o dia. É preciso muito trabalho, esforço e dedicação. Agora conheça, a seguir, os benefícios!

1. Encurta o ciclo de vendas

Quando a equipe de vendas usar as ferramentas disponíveis online, todo o processo de monitorizar e conhecer as preferências, dúvidas, interesses e opiniões das pessoas em relação a um produto ou serviço da empresa é mais curto. Diante disso, é primordial que você conte com uma equipe com agilidade no tempo de resposta para aumentar as chances de conversão. 

2. Reduz o custo de aquisição de clientes

Com o encurto do ciclo de vendas, a empresa não precisa investir em muitas abordagens, como criação de conteúdo e mensagens diretas para criar relacionamentos com consumidores em potencial. Consequentemente, a métrica de custo de aquisição de clientes (CAC) vai reduzir o gasto. 

3. Credibilidade da marca 

Pense na empresa com uma forte relação de confiança com os consumidores. Esse sentimento é um dos pilares de relacionamentos que duram muito tempo é a confiança, como forte amizade ou casamento. Para isso, o que você deve fazer é a verificação de opiniões e comentários sobre o produto e otimização dos perfis sociais da equipa, da empresa e dos seus vendedores.

4. Otimizar as vendas online

Por fim, o que você deve fazer é preparar uma estratégia efetiva de vendas em todos os níveis com postagens e ações patrocinadas que despertem o interesse pelo seu produto. 

Dicas de Social Selling para Redes Sociais

Antes de começarmos é bom lembrar, cada rede social tem suas próprias características, não só em recursos, mas também em relação ao público que a consome.

Facebook

Lançada em 2004 é atualmente a maior rede virtual com 2,9 milhões de usuários ativos – sendo 109 milhões brasileiros. É excelente para quem tem o público B2C como em lojas de móveis, roupas, sapatos, supermercados, agências de viagem e salões de beleza. Portanto, o Social Selling Facebook é destinado para consumidor final.

Ou seja, as vendas são de pessoas físicas que vão consumir o produto ou serviço. Então ter uma página nesse ambiente digital pode aumentar e melhorar a presença de sua marca e funcionar como um canal para se comunicar com grandes grupos de pessoas. 

Instagram

Trabalhar com Instagram, assim como Facebook, também impacta grandes grupos de pessoas já que ambos os mercados são o mesmo, mas é muito mais visual. Seu forte está em imagens, vídeos e stories, não em textos longos e conteúdos complexos.

LinkedIn 

Canal que serve o mercado (B2C). Seu ponto fonte é fazer com que a marca pareça acessível para que os consumidores iniciem conversas. Se a massa estiver discutindo entre na conversa, compartilhando um webcast ou um vídeo de demonstração do produto/serviço. 

Twitter

Apesar de ser a rede social de celebridades, políticos e influenciadores, o Twitter é um ótimo lugar para quem vende produtos ou serviços (B2B). Use a rede para receber e acompanhar feedbacks, monitorar o sentimento dos clientes com a sua marca, gerar engajamento, entrar na conversa das pessoas de forma mais rápida, entre outras coisas.

WhatsApp 

Quando lançou lá em 2009 virou febre nos Estados Unidos. A plataforma tem uma característica de não ser invasiva com o consumidor. Então nada de encher de mensagem para vender é o cliente que inicia a conversa.

O mercado é (B2C). 





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