Em pleno ano de 2022, difícil é encontrar alguém que não use nenhuma rede social. Essas poucas pessoas seguem resultados de estudos que dizem que o uso dessas ferramentas causa três danos: dependência, falta de privacidade e saúde mental. Mesmo com os malefícios, não adianta negar: as redes sociais fazem parte das nossas vidas, nos conectando como novo emprego, canais de comunicação, de mídia, de marketing e relacionamento. O conteúdo de hoje, convida vocês a entender o universo das redes sociais e sua influência entre empresa e cliente. Boa leitura.
O que são as Redes Sociais?
Redes sociais, são uma estrutura formada por sites e aplicativos que operam em diversos campos — como relacionamento, entretenimento, dentre outros — mas sempre permitindo que as pessoas com interesses em comum se reúnam e compartilhem informações, fotos e vídeos entre pessoas e/ou empresas.
Tipos de Redes Sociais
Talvez seja novidade para você, mas não existe apenas um tipo de rede social, mas 4.
Relacionamento
O objetivo principal das redes de relacionamento é criar a conexão de pessoas por chats, fotos e vídeos, por que não encontrar um novo amor? Além disso, também é característico das redes de relacionamento a produção e o compartilhamento de conteúdo. Facebook é o exemplo mais representativo dessa categoria. Mas também se encaixam o LinkedIn, TikTok, Orkut, Twitter e Google+.
Entretenimento
Nesse tipo de rede social o objetivo principal é fazer o usuário passar mais tempo consumindo o conteúdo. Não há dúvidas de que o YouTube é o principal player da categoria, mas se analisamos bem o Instagram que é uma rede criativa e interativa que compartilha imagens e vídeos curtos, efetua muito a mescla de relacionamento quanto de entretenimento.
Profissionais
Tem o propósito final de aumentar seu networking, divulgar suas conquistas profissionais e expor seu currículo. O Linkedin é um exemplo icônico de rede social profissional, sendo possível que os seus usuários visualizem vagas em aberto, participem de grupos de discussão profissional, conheça e contate empresas.
Nicho
Esse tipo de rede é o ambiente ideal para um público muito segmentado, unindo pessoas com interesses em comum. É o caso do Skoob, dedicado aos leitores; organizar leituras, definir metas e interagir com leitores e autores. Agora, senta que lá vem a história!
História das Redes Sociais
Em meados de 1995, no início da guerra dos navegadores, Randy Conrads lança Classmates, com objetivo simples: conectar amigos que estudaram juntos, seja no colégio ou na faculdade. Logo depois o site se popularizou nos Estados Unidos e no Canadá. A partir de então outras redes sociais também foram criadas, estabelecendo o conceito o que e rede social é hoje: adicionar amigos, criar perfis e grupos.
Com o conceito estabelecido, outra geração de rede social apostou na abordagem profissional. O Skype de 2003 que na sua versão original permitia chamada de voz de PC para PC, totalmente útil para fazer webconferências, seja com filiais ou com o cliente. Ainda em 2003, o LinkedIn, serviu para que empresários e funcionários possam se conectar com outros profissionais no mundo inteiro — Os funcionários podem criar seus currículos e buscar empregos — Já os empresários conseguem buscar candidatos ideais para suas vagas e perfis de clientes em potencial.
No ano seguinte, com a ida ao ar do Facebook o público mais jovens conheceu o que seria um dos maiores conglomerados de mídia e comunicação de todos os tempos. Também não podemos nos esquecer do Orkut que trouxe algo inédito: perfil personalizado como orientação sexual, músicas e filmes preferidos. Em 2005 foi a vez da indústria visual sofrer uma reviravolta com o surgimento do YouTube, a maior plataforma de vídeos já existente.
A partir da metade dos anos 2000, acontece a revolução dos smartphones e computadores. O microblog Twitter com apenas 140 caracteres para passar uma simples mensagem, o Instagram, com foco de tirar fotos belas e postar no perfil, surgiram e cresceram. Já no fim da revolução, nasce o TikTok e se torna a primeira plataforma social chinesa a ter grande alcance no Ocidente e Telegram, aplicativo de troca de mensagens e comunicação, concorrente do WhatsApp.
8 vantagens da sua empresa usar as redes sociais
Como é notório, muitas empresas usam as redes sociais como uma ferramenta digital no ambiente corporativo. No entanto, não é detalhado quais vantagens você terá do uso das redes sociais em seus negócios no dia a dia. Abaixo, listamos em ordem de importância.
1. As redes permitem alcançar um grande público
No Brasil, em 2022 são 171,5 milhões de usuários ativos, 79,9% da população brasileira. É uma ótima oportunidade indispensável para sua empresa atingir um grande grupo de pessoas interessadas em seus produtos e serviços. Confira o top 10:
1. WhatsApp (165 milhões)
2. YouTube (138 milhões)
3. Instagram (122 milhões)
4. Facebook (116 milhões)
5. TikTok (73,5 milhões)
6. Facebook Messenger (65,5 milhões)
7. LinkedIn (56 milhões)
8. Pinterest (30 milhões)
9. Twitter (19 milhões)
10. Snapchat (7,6 milhões)
2. Aumentar a fidelidade do cliente com a marca
A fidelidade do cliente é uma característica indispensável quando se trata de negócios. Com clientes fiéis significa gastar menos porque é muito mais caro atrair e converter novos.
No entanto, esse tipo de finalidade não se conquista muito rapidamente, mas as redes sociais podem ajudar a chegar lá mais depressa. E ao chegar lá não basta se interagir com seu público-alvo e responder às perguntas em tempo real, mas falar a língua dos clientes, o que faz ter um contato diferente no atendimento dos demais concorrentes.
3. Humanize sua marca
Quando os consumidores entram em contato com sua marca, algo comum pode acontecer de não confiarem no que vende, nem mesmo efetuando um bom atendimento. Tudo devido de sermos seres sociais por natureza e nos sentimos desconfortáveis com empresas robóticas, caracterizadas pela burocracia e, de forma geral, oferecendo um serviço frio e impessoal. Esse combo de características não acaba criando conexão. As redes sociais estão aí, com objetivo de criar uma conexão com seus consumidores.
4. Gerenciamento de reputação
Sem reputação não a negócio, grave essa frase na sua memória… Isso é inegável, as pessoas falarão sobre sua marca nas redes sociais. Então aproveite o espaço e faça monitoramento para saber o que está sendo dito e logo conseguir responder rapidamente às questões ou reclamações de clientes. Use a ferramenta Mention ou Google Alert para monitorar as menções.
5. Evita a dor de não ser esquecido por seus clientes são
Isso só não acontece se você manter em constante comunicação com os consumidores. Caso você tenha passado longe da internet nos últimos anos, estamos em mundo multitarefa, em que somos assediados a realizar muitas coisas em simultâneo, como conteúdo em vídeos ou ler notícias internacionais e nacional, é muito fácil para a sua marca ser relegada ao segundo plano.
6. Gestão de crise
Pode demorar, mas a crise chega a qualquer segmento, seja devido a desastres naturais, acidentes de trabalho, boatos, reputação, econômica ou financeira. E para lidar com esses movimentos existe o gerenciamento de crise.
Enfim, os consumidores vão buscar suas redes sociais quando sua marca cometer erros grandes. — Esteja preparado.
7. Publicidade direcionada
Hoje em dia, Instagram e Facebook possuem um monte de informações sobre o público-alvo. Com a coleta, você poderá analisar e prever comportamento dos compradores, garantindo mais atração e vendas.
8. Redirecionamento
Todo segmento sofre com usuários em sua primeira visita no site ou plataforma de mídia social, já que a maioria sai e não volta. Então, é necessário direcionar anúncios para usuários que já se envolveram anteriormente e assim aumentar a chance de retorno.
Conclusão
Como você ver, o uso das redes sociais é fascinante mesmo com algumas desvantagens a mente humana. Mas com moderação, a quem tem o segmento ligado a elas justificam o tempo e dinheiro investido.
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