CTA no Marketing Digital - Gigante Do Marketing

CTA no Marketing Digital

CTA no Marketing Digital

Não há como negar que o CTA no Marketing Digital é repleto de técnicas que tem muito a oferecer para as marcas que estão presentes nos conteúdos ou produtos das estruturas na internet. No entanto, algumas dessas fantásticas técnicas são feitas aleatoriamente, tendo como consequência à pessoa não avançar ou ignorar uma ação estimulada para aquele momento. Se você faz parte dessa parcela, continue lendo para entendê-la e conquistar os melhores possíveis resultados na geração de leads.

Por que você deve usar CTA no Marketing Digital?

De acordo minhas pesquisas, o CTA ajuda os especialistas de marketing digital a criar conteúdo mais interativo ao visitante, contribuindo para utilização de diferentes CTAs em suas campanhas na internet. Isso pode ser feito em lançamentos, ofertas exclusivas ou engajamentos que servem para apresentar a marca com produto ao potencial cliente. Muitas vezes é conteúdo inbound marketing, vídeo marketing, marketing de conteúdo e marketing de relacionamento. 

Veja Também:

Call To Action (CTA): Saiba Tudo      

Onde posso usar Call To Action no Marketing Digital? 

Independente do canal escolhido, saiba que há muitas possibilidades em inserir um CTA. Abaixo listamos os principais canais: 

No Site 

Quando o visitante entra no seu site, é certo afirmar que deseja saber mais sobre os produtos ou conteúdos marketing digital que você oferece. Para garantir que o interesse dele seja mantido e influenciar a tomar alguma ação dentro do seu espaço, insira CTAs na página inicial e em algumas páginas específicas a fim de estimular o usuário a realizar tão aguardada ação. 

Exemplos:

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Blog

O blog hoje está atrás dos correntes YouTube em termos de interações com outras redes sociais, publicação de conteúdos visuais, que aumenta consideravelmente com o vídeo ou Instagram quando se trata de conteúdos visuais de rápido consumo. 

Complementando, o blog ainda é visto como grande ferramenta de comunicação entre milhares tipos de pessoas que não podem lhe faltar na lista de favoritos. Então, nada melhor aproveitar toda grandeza, inserido CTAs no topo e final de cada postagem para caso o leitor estiver interessado em ler mais assuntos familiares terá link disponível.

Ex.: “Acesse o site e saiba mais!”

Nas Redes Sociais

As redes sociais vem sendo força poderosa em ramificações do marketing digital. 

Dentro dessas redes como Instagram, YouTube, Twitter e TikTok, o leitor consegue estabelecer relação mais próxima com os usuários com Call To Action e aos poucos despertar o interesse do futuro comprador em conhecer mais sobre o assunto enquanto passar tempo no canal que está acessando. 

Instagram 

Com milhões de usuários, o Instagram é um aplicativo visual, criativo e interativo. Possibilita postar fotos, aplicar efeitos visuais e compartilhamentos de imagens e vídeos em curta duração. Toda multitarefa gera tráfego, de forma simples e rápida aos seus conteúdos! Estou falando de todo o alcance, visitas e visualizações que nosso seguidor recebe em suas páginas, sites, redes sociais, blog e outros. 

CTAs de tráfego

• Clique no link na nossa bio!

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• Acompanhe todas as novidades e detalhes do evento mais esperado deste ano pelo Link na bio 

• O link está na minha bio... Vai lá conferir depois me diz o que achou :) 

• Acesse o site clicando no link da bio

• Quer dar uma conferida? Vai lá no link do meu perfil 

• Então vai no link do meu perfil para falar com alguém do meu time 

• Clique no link na bio e confira

• Então vai no link do meu perfil conferir agora

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• E já compartilha esse post com amigo que também curte o [título]

• Se você já me segue, me indica para aquele teu amigo empreendedor urgentemente abaixar o [título]

• Curtiu o conteúdo? Então salve esse post para ler depois

• Salve esse post para rever mais tarde 

• Arraste para o lado e descubra 

• Arraste para cima e confira

• Arraste para cima e conheça

• Arraste 

• Deslize pro lado

• Arraste pro lado pra saber como você pode controlar seu próprio negócio de verdade

• Acesse o link e saiba mais

• Você concorda comigo? Comente aqui embaixo

• Comenta aqui embaixo

• Escreva nos comentários, tamo junto

• Agora comente aqui embaixo: qual o propósito da sua empresa

• Me conta aí nos COMENTÁRIOS o que você achou dessas dicas

YouTube 

Os vídeos são conteúdos engajadores pelo visual que possuem. Dá para incorporar no meio da conversa toda contextualização textual de CTA no marketing digital da empresa e direcionar o público ao lugar desejado. E por isso é indispensável não pensar em qual CTAs utilizar durante os vídeos. 

Lista de CTAs para os vídeos: 

• É só dar o play e conferir

• Quer saber mais? E sobre isso que eu falarei neste vídeo 

• Assista o vídeo completo para descobrir

• Assista agora

• Veja até o final e me conta o que achou

Twitter 

Twitter é o nome da plataforma social focada em comunicação curta de tempo real. Lá as pessoas postam textos com até 280 caracteres ou menos, fotos, vídeos e links sobre o que está fazendo e onde está.  Por fim, é possível verificar se sua opinião está alinhada com demais usuários.

CTAs de tráfego: 

• Vai perder essa?

• Bora lá?

• [Tudo Aqui]

• Te vejo lá

• Entenda mais 

• Veja mais em 

• Saiba Mais 

• Continue lendo 

•Acesse aqui 

• Link aqui

• Aqui 

• O link está logo aqui

TikTok 

Casula da nossa lista, tem a funcionalidade de gravar vídeos curtos e divertidos com até 3 minutos de duração. E devido a isso a plataforma vem ficando cada vez mais famosa, até porque as ferramentas de edição, como trilha sonoras, maquiagens e legendas deixam o conteúdo em outro patamar. CTAs para vídeos e tráfego: 

• Link na Bio

• Inscreva-se no meu link da Bio 

• Leia a legenda 

• Quer saber mais? 

• Quer entender leia esse livro 

• Assista no meu YouTube 

• Siga meu [Nome da rede social]

• Quer saber mais dicas me siga [Nome da rede social]

• Assista a aula gratuita no YouTube 

• Aulas ao vivo todas as [dia da semana]

• Comente 

• Compartilhar 

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• Curtiu? 

• Salvar 

E-mail Marketing

E-mail marketing é a potência de e-mail em campanhas de marketing digital com o intuito de proporcionar contato direto ao cliente em todas as etapas do funil de vendas. Cada etapa tem objetivo em encantar e despertar o desejo que seu o público já tem 一 até porque se a pessoa recebe as suas mensagens, interesse ela já tem 一 que pode ser em diversos formatos; Newsletter, E-mail Promocional, E-mail de Boas-Vindas ou E-mail Sazonal (Datas Especiais). Esses formatos são acompanhados por Call To Action colorido em link, botão e até às vezes Banner, como Ler Artigos e Download, posicionado em posição de destaque na página. 

Ex.: “Acesse o site, Assistir Agora, Teste agora, Eu Quero, Acessar Gratuitamente, Mais informações e Saiba mais!”
Anúncio

Há a mais antiga forma de linguagem publicitária na web em atividade, saiba que mesmo com anúncio visando a impulsionar o receptor a tomada de ação, se torna inútil se o texto for longo, compor palavras difíceis e incompreensíveis — por que hoje às pessoas não gostam muito de ler. Use palavras-chave para divulgar, como “ amostra grátis", “Clique e ouça ”, “Saiba mais”, “Cadastre-se”, ”Abrir” e assim por diante.

Materiais ricos

Apresenta o formato de conteúdo completo, educativo e dinâmico, agregando valor aos espectadores. Seus CTAs utilizados aqui (E-book, Templates e Infográficos) precisam servir como iscas para fisgar mais leads e consequentemente acompanhá-los, desde a geração de leads até a conversão de leads. 

Ex.:  “Baixar Ebook, Conheça agora!, Quer saber mais sobre esse tema? Acessar Material”! 

Como você deve usar as Técnicas de CTAs nas Ferramentas? 

Antes de tudo...

Entender o conceito AIDA é o primeiro passo antes de chegar nas técnicas. O modelo, que significa A, de atenção, I, de interesse, D, de desejo e A de ação carrega mais de 100 anos de história. Foi formulado ainda no século XIX (especificamente em 1898) pelo empresário americano E.St. Elmo Lewis, pioneiro da publicidade.  A ideia original era tentar guiar o consumidor da melhor maneira durante sua jornada de compra. Mais tarde, o conceito evoluiu até se tornar o que é hoje: um ciclo pelo qual o consumidor deve passar no processo de conversão.

A hierarquia do modelo AIDA

 O objetivo da fórmula de marketing AIDA é fazer o seguinte: 

Atenção: O primeiro passo na publicidade refere-se uma vez que o futuro cliente conhece os recursos que tem disponível na sua página. 

Interesse: Depois de chamar atenção, faça a Persona enxergar valor no seu produto.

Desejo: Aqui, o consumidor evolui do estágio do interesse por seu produto ou serviço para o estágio de desejo, simplesmente por sentir a necessidade em adquirir o que tem a oferecer.

Ação: Último estágio e quando já tem criado relação com o visitante, instigue-o a tomar decisão favorável para a empresa. 

Agora já esclarecido o modelo, aqui estão as 6 principais técnicas de CTAs no Marketing Digital: 

Considere o Estágio do Funil de Vendas 

A primeira técnica é o conceito de funil de vendas que é um modelo estratégico de todo o processo de fechamento de um negócio, desde a primeira captação dele com a empresa até a conversão final. Em outras palavras, o funil de vendas recolhe as informações da jornada de compra com objetivo em dar suporte na etapa em que o futuro comprador se encontra até o momento em que a venda é concretizada. Assim, seu negócio oferecerá produtos ou conteúdos qualificados para cada visitante.  

Etapas do Funil de Vendas

Embora cada negócio tenha sua própria maneira de gerenciar e nomear o processo de vendas e os pontos de contato com o cliente, geralmente a estrutura consiste em 3 etapas principais: 

Topo do Funil (Tofu): Etapa onde o cliente está descobrindo quais problemas precisam resolver. Me refiro aos posts em blogs e redes sociais. 

Meio do Funil (Mofu): Etapa onde o cliente passa a reconhecer as possíveis soluções dos problemas. Aqui, me refiro aos E-books ou Infográficos para capturar potencial cliente. 

Fundo do Funil (BoFu): Nessa etapa, o cliente já está decidido em comprar. Geralmente o contato acontece via E-mail marketing.

2. Saiba quem é o seu Público-Alvo a ser Impactado 

Por falar na Persona, é extremamente importante saber para quem está escrevendo seu conteúdo. Quando mais informações verdadeiras souber sobre a Persona como, idade, sexo, perfil de informação, onde trabalha, quais redes sociais utiliza, interesses necessidades ou problemas. Vai ajudar a entender o comportamento dessa pessoa, e consequentemente definir melhor CTA.

De acordo com as informações da Persona que acabamos de fazer, elaboramos 3 exemplos para o leitor entender como funciona na prática.

  1° Exemplo: 

– Mayara, estudante de economia quer aprender ser consultora independente economista

Mayara tem 24 anos e está no 7 período de economia da Universidade Federal de Minas Gerais — UFMG em Belo Horizonte. A estudante é solteira, não tem filhos e reside na república universitária com 10 colegas femininas. Ela tem uma renda de R$2.000, desses R$1.100 vem do salário de estagiária do Banco Santander, os R$900 restante o pai contribui. A jovem futuramente após concretizar os estudos deseja ser uma consultora independente em economia e irá usar o Instagram e TikTok para atrair seus clientes.

2° Exemplo: 

– Gustava, porteiro, ele já está pensando em aprender cozinhar para se tornar independente quando for morar sozinho

Gustavo tem 21 anos, é catarinense e trabalha na portaria na Indústria e Comércio de Papéis em Blumenau. De espírito caloroso e hospitaleiro, Gustavo deseja aprender diversas receitas para poder fazer sua própria comida da maneira que prefere, com o tempero de que mais gosta e na hora que quiser, mas precisa assistir aulas em vídeos no YouTube antes de colocar o pé na cozinha.

3° Exemplo:

– Ana Paula é jornalista de Futebol

Ana Paula, de 31 anos, tem um filho e está divorciada. Ama fazer ciclismo nos finais de semanas e está sempre conectada com mundo da bola, tem uma vida social ativa e trabalha muito, por isso sempre está correndo entre um compromisso e outro. Deseja aprender francês, pois pretende ser repórter da emissora de TV onde trabalha desde 2017 em Paris – França.

3. Escolha o Formato do Call To Action

Bom, agora que você já descobriu o tipo de Persona que deseja gerar impacto com os CTAs, já tem o que é necessário para escolher o formato ideal para gerar mais conversões. 

Por exemplo: 

Se sua Persona é atraída por links no topo do funil, inclua CTAs de links nos blog posts, por exemplo. Se for mais visual no meio do funil, coloque um banner para material rico no site ou Instagram, e assim por diante.

4. Escreva CTAs

Enfim chegou a hora de escrever CTAs a quem deseja gerar interesse e transformar em cliente. 

Antes novamente… 

O centro dos gatilhos mentais consiste na estratégia de estimular o cérebro dos leads a tomar decisões mais rápidas, quando causado por determinadas palavras ou situações. 

Continuando…

Tipos de Gatilhos Mentais

A seguir, você descobrirá 5 tipos de gatilhos mentais para utilizar em suas estratégias de CTAs no Marketing Digital. 

Escassez

É inegável: o ser humano tem o hábito comum em dar valor a algo que poucas pessoas tem. É aquele pensamento de que, “não posso perder o que está acabando ou não poder adquirir aquele produto futuramente”. Por isso, a escassez tem a influência na tomada de decisão muito mais rápida e imediata. 

Quais são as formas de Gatilhos Mentais da Escassez?

Existem 3.

VAGAS

“Corra! Só restam 3 Vagas para O Mestre da Economia”; e o tipo de frase mais comum, pois está relacionado ao número limitado de pessoas que podem comprar. Está muito presente no mercado e-commerce, por exemplo. Mas também pode ser encontrado, em pacote turístico de agência de viagens a plataforma de cursos. 

TEMPO

Veja se isto lhe soa familiar: Você está navegando na internet por está interessado em comprar ingresso para aquele show musical especial e se deparou com a frase: “ Ingressos só até meia-noite”. Diferente do antecessor, o poder dessa frase está relacionado ao pouco tempo restante. Não é semana que vem, é só até hoje! Isso faz o cliente agir, se programar, sair de casa ou entrar no site para comprar agora. Lembre-se, as opções para modalidade são as mesmas da primeira. 

BÔNUS

Aqui temos o exemplo em que seu negócio  apresenta ao seu cliente vantagem extra e inesperada. Pode ser em diversos formatos, através deste desconto num produto, envio de conteúdo exclusivo (e-book, livro e entrevista). Em plataforma de hospedagem, blog e grupos privados no WhatsApp ou Telegram. 

Esses benefícios acabam agregando valor ao produto principal.

Exemplo: 

“Somente os 10 primeiros clientes ganharão o bônus”. 

Urgência 

O segundo gatilho mental embora seja bem parecido com gatilho da escassez, porque despertar a sensação da urgência “agora ou nunca ou nao posso perder”, tem a diferença por está ligado ao fator tempo, ou seja o produto ou serviço tem um tempo e prazo limite para ser comprado, e não necessariamente à quantidade a ser vendida. O poder aqui é fazer com que cliente tome a decisão o mais rápido possível. 

Esse gatilho já se tornou tradicional em datas especiais como Black Friday, Natal e Ano Novo.

Exemplos: 

“1° lote acaba hoje“; me refiro a ingressos no banner no Instagram para se inscrever no evento”. 

“Sua última chance”. 

Reciprocidade
 
Uma das técnicas mais poderosas que existem no mundo  – também conhecida como dar é receber, cria conexão com público e mantém relacionamentos. Tais emoções podem ser boas ou ruins, como tristeza, alegria, nojo e satisfação.  

Usando as ferramentas certas na era digital é possível conceber benefícios a audiência que façam sentido para conquistá-los e bons exemplos, material gratuito, brindes e descontos.   

Material Rico 

Ter sempre em mãos o que entregar gratuitamente o que vende ao público é fundamental para estratégia de Marketing Digital de sucesso, afinal ninguém vai se encantar com o seu produto/ serviço se não conhecer e consumir aos poucos. O consumo vem no feed do instagram, blog e outros locais nos quais a sua audiência possa estar. 

Exemplo de CTA em livro físico: “Guia como dominar a arte culinária ”. 

Brindes 

Quem hoje em dia não gostaria de comprar um produto e receber outro de brinde? Pois é, essa estratégia é como instrumento de marketing promocional poderoso e eficaz e, ao mesmo tempo, pode tornar os clientes fiéis e, ao mesmo tempo, faz com que eles se tornem defensores e divulgadores da marca na sociedade. 

Exemplo: 

“Se você se inscrever hoje, enviarei um ebook grátis!”. 

Descontos 

Se você está buscando aprofundar as relações de consumo com as pessoas e aumentar as vendas, esta estratégia é para você. Então, crie onde disponibiliza benefícios e pode tratar-se em aumento do ticket médio — compras acima de determinado valor. Segmentação das promoções — promoções especiais para novos clientes. E marketing de relacionamento — ajuda as empresas a conquistar e fidelizar clientes. 

Exemplo: 

“Use o cupom {código} para ganhar {%_de_ desconto} na primeira compra de um dos nossos cursos!”.

Autoridade

Falando em autoridade, tem o seu significado de envolver respeito a pessoas em determinado assunto. Exemplos: piloto de avião, médico, capitão do navio de cruzeiro, policial, advogado, pastor, padre e consultor financeiro. Mas vamos falar a verdade, o simples fato da pessoa estar vestida com um acessório característico da área não significa que ele seja bom no que faz. Para inspirar confiança no seu público-alvo, apenas falar dos atributos e especificidades do produto não é suficiente. Desse modo, é necessário também utilizar planos estratégicos de marketing em redes sociais como Instagram, TikTok, ou canais no YouTube, site e blog para divulgar seu serviço.

No Marketing Digital, número de seguidores, compartilhamento de dados que comprovem resultados reais do seu produto/serviço, comentários de clientes, marketing boca a boca ajudam a transmitir autoridade da sua empresa no mercado. 

Prova Social

Bem, o conceito de prova social é evidenciar a dependência de outras pessoas do nosso círculo social, usando e gostando de produtos. Isso acaba nos influenciando para bem ou mal. É essa noção de que está todo mundo fazendo algo que desperta nossa curiosidade e direciona nosso olhar para aquele produto ou serviço. Use durante abordagem de negociações ou em estratégias de marketing para conseguir produzir de seus clientes:

Feedbacks em redes sociais; 

Comentários e avaliações na página do produto no site; 

Depoimentos em vídeos no blog;

Críticas e elogios em todas as plataformas. 

Ex: “Sempre comecei a iniciar as aulas de francês, e acabava abandonando, por nunca ver evolução, mas agora amei essa forma de aula, a instrutora fala muito bem o idioma, tem familiaridade com a cultura e poucas vezes demonstra o sotaque brasileiro fluminense. Com essas experiências consigo reconhecer as diferenças entre os tons dos verbos que facilita o meu aprendizado”.

5. Use uma cor marcante 

Contudo todo esse trabalho para seu negócio se torna inútil sem a Persona não se sentir convidado para conhecer o produto ou conteúdo. Para isso precisa evocar reações sentimentais vistas pelo olho humano e consequentemente chamar atenção com seu CTA, você pode simplesmente apostar em cores chamativas. Para isso, aconselhamos o uso de cores vivas, como vermelho, laranja, azul, amarelo, ou verde. Mas atenção, ao escolher, certifique-se se a cor tem  harmonia com o conteúdo.

6. Contextualização do texto

O final de cada postagem deve ter um texto contextualizado. Nada é mais confuso se não indicar claramente o que pretende que o visitante faça: “Curta”, ”Deixe o comentário”, "Clique no link na bio” ou “Marque 3 amigos” — a minha dica aqui, deixe os companheiros de trabalho olharem para o seu teste de CTAs e pergunte se eles entendem o que isso significa.




















 


   

 

  

 

                



       

      

   

     


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