Trabalho, foco e dedicação é a receita que tem dado certo na construção de cursos online nos últimos anos. Essa combinação encerra a nossa jornada com a facilidade de disseminar conhecimento tanto para quem quer aprender uma nova competência ou habilidade quanto para quem quer ensinar, de onde quiser, tornando o ensino a distância vantajosa redução de gasto, principalmente com o deslocamento.
Além disso, com acesso em massa esse formato, se criou uma grande oportunidade para pessoas que desejam trabalhar em cada, abandonando o emprego tradicional por causa da alta taxa desemprego em nosso Brasil que está com 14,5% este ano, e caminhando na contramão da taxa média global, cuja estimativa é de recuo para 8,7% este ano, antes 9,3% no ano passado. Enfim, a crise do desemprego, não irá cessar em tão pouco tempo, e o trabalho em casa não pode ser mais ignorado, pois o empreendedorismo já fatura quase U$200 bilhões anuais.
Então, chega de enrolação, só vamos finalizar a jornada.
1. Escolha do que ensinar
O primeiro pontapé inicial é escolher o nicho do curso que guiará toda a estratégia de vendas. O nicho de mercado nada mais do que o segmento de mercado no qual você atuará. Mas esse passo só é válido se você atuar no segmento que tem, habilidade, talento e anos de estrada. Caso não misture os três conjuntos, o projeto já está condenado ao fracasso.
Sobrou dúvida? Leia o exemplo: se você já é formado em economia, e bom profissional e dar aulas presencialmente ou online para faculdade, é claro que opção é essa.
2. Avalie o mercado
Ao definir o nicho, a próxima etapa é conduzir uma pesquisa de mercado para ver se há demanda ou não. Há diversos assuntos, mas aqui separei três. Público, Empresas e Concorrência.
Veja os exemplos.
Público: pergunte às pessoas em sua área se elas já compraram um curso online nos últimos 12 meses, se for afirmativo, qual curso.
Empresas: nas empresas da sua cidade, pergunte quais cursos online estão comprando para os funcionários.
Concorrência: veja como está a concorrência do curso, e então analise se você consegue produzir algo semelhante ou superior ao que já existe.
3. Conheça bem quem você quer ensinar
Com sinal positivo, um dos importantes passos é conhecer seu público-alvo e depois a persona.
Público-alvo
É um grupo específico de consumidores com aspectos semelhantes e que estão mais dispostos a adquirir os produtos que quem vende oferece. Entre elas, idade, gênero ou patamar social.
As perguntas podem ficar assim:
Qual é a sua idade?
Qual é o sexo?
Você está em que patamar social
Qual é a sua escolaridade?
Tem alguma preferência?
Onde é sua localização?
Encerrando a pesquisa, colete todos os dados e analise as respostas mais comuns entre os entrevistados. Os dados mais comuns irão construir o perfil do público-alvo.
Persona
É um perfil de cliente ideal de quem oferece o produto, já tendo como base as informações de público-alvo e que não abrange somente aspectos como patamar social e idade. Mas também comportamentos, motivações, metas, desafios e sonhos.
São elas:
Qual é a sua idade?
Em que região é residente?
Como é o seu dia profissional?
Quais cursos online já comprou?
Tem alguma dificuldade no trabalho? Se for afirmativo, descreva.
O que valoriza no trabalho?
Quais metas profissionais pretende alcançar?
Defina o engajamento nas suas redes sociais?
Finalizando a pesquisa o leitor já terá mais chances de conquistar verdadeiramente o aluno.
No quarto passo, vamos começar a definir se seu curso será de nível introdutório, intermediário ou avançado. Uma vez entendido o novel você já espera de seu aluno possuir os requisitos necessários para acompanhar os conteúdos do curso.
Agora, vamos aos exemplos!
Introdutório
Entrega conteúdo em formato de explicações simples, amplas e leva o aluno direto ao tema do curso. Tem o custo barato para ser jogado no mercado, refletindo no valor de compra ao aluno. Geralmente o tempo da aula é entre 5 a 10 minutos. Tempo curto que dá ao aluno a chance em algum final de semana ou feriadão, maratona o conteúdo inteiro.
Intermediário
Já o intermediário, a execução exige entregar temas além do básico. O aluno é levado a ampliar e aprofundar os conhecimentos já adquiridos e manter seus conhecimentos atualizados. Portanto não vai ser barato se deseja lançar no mercado. E aí, sem dúvida, o valor é repassado ao aluno.
O tempo da aula fica entre 10 a 20 minutos.
Avançado
Visa compartilhar os conceitos mais fundo do tema, empregar as melhores tarefas para otimizar tempo e análise dos dados, preparando o aluno para se tornar verdadeiro especialista.
Duração: 20 a 30.
Por precisar cumprir as exigências do nível avançado, leva mais tempo a produção do projeto, e com já sabe que o preço acompanha as exigências.
Primeiramente, abra o Word ou Google Docs. Depois, escreva o conteúdo e salve em formato PDF, Epub, Kindle ou Kobo.
Vídeoaula
Hoje é o principal recurso utilizado na educação a distância. Por ter a praticidade, efetividade e baixo custo de realização. Antes de ir a luz, a câmera e a ação. Prepare o cenário, iluminação, chroma key, maquiagem, edição de vídeo e roteiro. Neste momento não irei entrar em detalhes (consulte os passos 6 e 7) sobre esses pontos.
5. Programação do curso
Seus alunos devem saber quando inicia e termina o curso online, horários, tempo das aulas e dias da semana, mas você provavelmente já sabia disso. A lição que pretendemos deixar aqui é planejar os gastos que você terá durante o projeto e assim evitar não ter surpresas.
Hoje em dia, ter bons equipamentos e gravar as aulas num cenário visualmente agradável facilita a compreensão dos alunos e gera mais resultados. Orça outra vez o lema de hollywood: luz, câmera e ação.
Câmera
Vale a pena pesquisar bem antes de investir dinheiro em câmera. Caso não possa gastar ou não queira. Aqui está nosso guia para as melhores câmeras abaixo de R$ 4.000, mas com crise em nosso Brasil, a diferença é exorbitante entre o real ao dólar e euro, ou seja, o barato já custa cara. Então seria covardia não oferecer as mesmas opções, em outros mercados.
Brasil
Canon PowerShot Elph 360: R$ 3.944.48
Canon EOS Rebel T100 18Mp: R$ 2.740,00
Nikon D3500 – 24.3MP. R$ 3.992,95
GoPro Hero 9 Black: R$ 3.000,00
Smartphone Xiaomi Redmi Note 9S: R$ 1.549,07
EUA
Canon PowerShot Elph 360: U$ 249.00
Canon EOS Rebel T100 18MP: U$ 479.90
Nikon D3500 – 24.3MP: U$ 639.90
Smartphone Xiaomi Redmi Note 9S: R$ 176.99
Canon PowerShot Elph 360 – Indisponível
Canon EOS Rebel T100 18MP – Indisponível
Nikon D3500 - 24.2MP: R$ 549,99 €
Smartphone Xiaomi Redmi Note 9S: R$ 265.00 €
Microfone
As vezes o som das câmeras não conduz com o nível do equipamento que uma forma para reduzir o preço de venda. Essa redução rebate nos atrasos do áudio, acompanhando na capturação de ruídos em ambiente. A coisa não estar bem? Por essa razão, não se esqueça de ter um microfone externo de qualidade que consiga retirar as falhas.
Aqui está minha lista.
Gamer Redragon Seyfert: R$ 192.00
Lapela Sony Ecm-cs3: R$ 145.00
Shotgun Rode VideoMicro: R$ 534.17
HyperX Solocast USB: R$ 479.00
Iluminação
Se não colocar a presença da iluminação no vídeo, a persona desistir do seu conteúdo e buscar outro, seja na figura num cenário extremamente escuro ou excesso de luz, incomoda a concentração. Além de facilitar a edição, ajuda a compreensão do conteúdo segundo a visão do espectador a quem ele é destinado.
Lista.
Led Profissional Ld-160: R$ 220.90
Kit Duplo T-Photo Softbox: R$ 479.00
Led Aputure Amaran Al-M9: R$ 549.00
Kit Softbox A Home Enterprise PK-SB03 1.414,00
Lição extra:
Use a luz natural, com céu limpo. O resultado no vídeo melhora muito, mesmo com equipamentos baratos.
Cortar, apagar, manter ou combinar várias partes do vídeo para que fique de forma agradável e assim obter nova interpretação do conteúdo, pelos olhos do expectador. Faz parte da missão. A gama de software é longa, mas aqui separei pequena lista com as 4 melhores:
Adobe Premiere Pro R$ 90.00 mensais
After Effects: R$ 90.00 mensais
Sony Vegas Pro 365: R$ 115.00 mensais
DaVinci Resolve: R$ 90.00 mensais
Há versões com os preços abaixo e gratuitos, só que as funcionalidades talvez não cubram a sua exigência.
Cenário
Pergunta difícil, porém com todos listado aqui nas mãos, eu tenho o caminho.
Primeiramente, encontre um ambiente na sua casa com boa iluminação natural e pouco ruído ou eco. Após terminar de arrumar a câmera no ponto que aproveite toda luz do local, organize os móveis que sejam relacionados ao tema do curso. Monte o fundo infinito atrás do assento. Coloque a iluminação ao redor da poltrona. Caso o microfone seja compatível na câmera, acople, mas caso tenha comprado lapela, ponha na camisa de forma que o fio não apareça no vídeo. Por fim, capriche no look, afinal o professor e a estrela, não o conteúdo que é só coadjuvante. Com o look se transmite uma estrada de sucesso, credibilidade e segurança.
Chega já falei o bastante.
7. Roteiro
Um bom roteiro num filme de cinema, impacta nas vendas de bilheterias. Num curso online, não é diferente, pois sem dúvida você já testemunhou empreendedores com ótimas ideias e equipamentos de gravação, mas falha em construir vídeos narrativos dinâmicos: começo, meio e fim. O bom roteiro impacta diretamente no resultado do vídeo que facilita a produção e deixa o conteúdo mais atrativo e efetivo.
Rabisque no papel esses exemplo de construção:
Antes de desenvolver o roteiro, pesquise o conteúdo para entender todos os elementos que estarão no vídeo.
Separe o conteúdo em módulos de acordo com nível de dificuldade do assunto módulo estarão nas videoaulas
Após desenvolver o roteiro, grave áudio para checar se não deixou nada passar.
8. Edite o conteúdo
O trabalho não termina após a gravação do conteúdo, na verdade começa na edição. É importante compreender que ainda o produto não está pronto, falta acabamento e arrumação. Pois muitas vezes está repleto de erros, tomadas refeitas, ruídos, problemas no som, problemas nas falas e imagens. Erros que, ao serem retirados, deixam a apresentação visual limpa, dinâmica, atraente e coerente, melhorando a interpretação da Persona que rebate nas vendas.
Se você percebeu nós estamos alternando entre o menor e maior em termo de dificuldade na criação dos passos. Agora, vem o maior.
Na capa, insira os elementos que estejam perfeitamente alinhados à marca, conteúdo e objetivo que se quer atingir. Desde as artes para campanhas de e-mail marketing, banner para página. Não falta elemento, mas se o design não for seu forte, invista ou entre no curso antes de ingressar nessa fase.
10. Defina o preço.
— Direto ao ponto!
Inicie descobrindo quanto custa produzir o produto e serviço. A seguir, identifique a faixa de preço, produtos similares, conveniência ou qualidade e faça a média do valor com esses elementos. Conclua abaixando o preço 5%, 10% ou 15%, se no mercado houver demanda. Isso significa que as pessoas vão comprar e não vão buscar um concorrente.
A aula não acabou. E logo vem atualização!!!
11. Escolha a plataforma de hospedagem
Bem, depois de longos dias à espera, chegou a hora!
Aqui onde a seta é mirada para o ensino de conteúdo exclusivamente na web, harmonizando a interação entre o público-alvo e professor. Mas pouca gente sabe, a muita mais para entender antes de você colocar o curso na internet. De modo resumido podemos dizer que os pilares para escolher a plataforma é comporto por; segurança, comunicação com alunos, teste gratuito, suporte ao cliente e prova social.
Segurança
Fundamental para todo e qualquer tipo de negócio que atue na internet que deseja ganhar credibilidade dos seus clientes com a plataforma e ter certificado de segurança apropriado para barrar ameaças cibernéticas. E hoje em dia não é tarefa simples com milhares de roubos de dados pessoas, nem os bancos digitais escapam. Portanto, nessa parte não precisa terminar amanhã, foque na longa varredura no mercado, antes de certeza do certificado consegue vencer essas invasões.
Comunicação com alunos
Ninguém espera bagunça na gestão de nenhum curso, pois é fundamental manter a harmonia com os alunos se o seu objetivo é terminar o curso com número considerado. A ferramenta normalmente é composta de alunos, de equipe e de finanças. Também há, a possibilidade em ter a manutenção dos seus conteúdos didáticos e análise estratégias dos hábitos dos alunos, dando a possibilidade ao ter os dados torna o próximo conteúdo um sucesso e otimizar o tempo ao fazer multitarefas, abrindo espaço em focar mais no conteúdo que deseja vender.
Teste gratuito
Verifique se na plataforma escolhida a possibilidade do usuário passar por período de teste gratuito, tendo o objetivo em analisar claramente se as funcionalidades atendem as suas necessidades, e assim possibilitar identificar obstáculos que você não havia pensado antes de colocar a ideia em ação.
Suporte ao cliente
Com suporte ao cliente há oportunidade do usuário se conectar com a plataforma e fazer reclamações ou sugestões de melhoria.
Entretanto, o ponto chave não é só a ferramenta que resolve problemas. Hoje, qualquer empresa tendo negócio online perceberam que o servidor não pode ficar fora do ar, pois o usuário espera resolver uma crise em questão de minutos e não ficar sentado no aguardo por horas intermináveis. O segundo motivo abaixa a chance de não ganhar novos alunos.
Prova social
Finalize a etapa buscando na plataforma uma espécie de evidência que mostra se as pessoas compraram e aprovaram o produto ou serviço. Há outras evidências como analisar as estratégias que estão dando certo contada por usuários.
12. Sessão de teste
Leitor, realmente tem certeza se o curso está OK? Sim ou Não, seja qual for resposta não deve confiar só no seu ponto de vista. Por isso, assim como em Hollywood, use a sessão teste que é uma das práticas mais comuns em grandes produções em uma plateia específica com intuito em ter a noção de como serão as reações. Lá vem objetivo, ao coletar os dados, analise as respostas, as mais comuns, faça as modificações no curso.
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